Olhar Direto

Domingo, 09 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Ordens

Eder Moraes é preso em nova fase da Ararath por usar 'laranjas' para ocultar patrimônio

01 Abr 2015 - 08:15

Da Redação - Patrícia Neves/Laíse Lucatelli

Foto: Laíse Lucatelli/Olhar Direto

Sem algemas, Eder Moraes é encaminhado à Superintendência da PF  em Cuiabá

Sem algemas, Eder Moraes é encaminhado à Superintendência da PF em Cuiabá

A Polícia Federal em Mato Grosso desencadeou na manhã de hoje, 1º de abril, a sétima fase da 'Operação Ararath'. Segundo a PF, um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão são cumpridos em Cuiabá. A ação de hoje é coordenada pela delegada Heloísa Alves de Albuquerque, do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal e resultou na prisão do ex-secretário de Estado, Eder Moraes.


Moraes  já havia sido preso na 5º fase da ação, em maio de 2014, e permaneceu por 82 dias encarcerado.  Ele é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como sendo o principal operador do esquema de lavagem de dinheiro que é o principal alvo da ação, que apura ainda crimes de corrupção, formação de quadrilha, entre outros. A primeira fase da Operação Aratah foi deflagrada em novembro de 2013.

Leia Mais:
Ex-mulher de delator da Ararath afirma que esquema continua apesar das investigações

A PF informou que recentemente foi descoberto que investigados realizaram operações imobiliárias fraudulentas, com valores inferiores aos praticados no mercado, e que foram adquiridos veículos de alto padrão, sempre em nome de terceiros (laranjas), com o notório intuito de ocultar a real propriedade e impedir o cumprimento de decisão judicial de sequestro/arresto de bens.

As medidas  de busca e de prisão foram determinadas pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso a partir de requerimento do Ministério Público Federal no curso da Ação Penal, sendo que a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar a ocultação e a lavagem de dinheiro. 

O advogado de Eder Moraes, Ronan Oliveira, encontra-se na Superintendência da Polícia Federal e declarou aos jornalistas que iria obter mais informações para posteriores comentários sobre o caso, mas garantiu que ainda hoje protocola pedido de liberdade para seu cliente. 


*Atualizada às 9h e 9h36
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet