Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

manifestação

Sem negociação, estudantes da UFMT mantêm ocupação da reitoria

Foto: Priscilla Silva - Olhar Direto

Sem negociação, estudantes da UFMT mantêm ocupação da reitoria
A ocupação do prédio da reitoria pelos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) segue sem negociação. A tomada ocorreu depois dos universitários terem organizado uma manifestação para tentar impedir o fechamento de cerca de 50 vagas das Casas do Estudante Universitário (CEU). A reunião desta segunda-feira (11) era de conciliação, porém não houve acordo entre as partes. Com isso já são quatro dias que as portas da reitoria estão fechadas para o setor administrativo do campus.


Mais de 500 ocupam reitoria; UFMT garante que não chamou Rotam
Estudantes vão processar UFMT por agressão e prisão de universitários

A reunião contou a presença dos pró-reitores de Assistência Estudantil, Myrian Thereza de Moura Serra; de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), Fabrício Carvalho; de Pesquisa (Propeq), Joanis Tilemahos e comitê dos estudantes.
Durante a negociação, a pauta de reivindicação foi novamente lida pelos estudantes, que em contrapartida escutaram da pró-reitora, Myrian Thereza, o pedido de ‘desobstrução’ da porta de entrada da reitoria. A intenção é que os alunos permitam o livre acesso as dependências do prédio, uma vez que no local estão vários documentos e ferramentas para a continuidade dos serviços dentro do campus. “Nós não estamos pedindo que desocupem o prédio e sim a sua desobstrução da porta de entrada para continuidade dos serviços administrativos”, solicitou.

O pedido anunciado por Myrian foi considerado pelo comitê dos estudantes como “intransigente e autoritário” com o intuito de desarticular o movimento. Para eles a instituição não apresentou solução para as reivindicações. “É fácil falar que quero livre acesso ou abertura, mas a desocupação do prédio só será feita depois da apresentação de propostas que atendam a pauta dos estudantes”, afirmou o comitê dos estudantes.

De acordo com a pauta de reivindicação dos estudantes, além de uma solução para os alunos que poderão ficar sem moradia, está a construção de uma nova Casa com área de lazer e sala para estudo, a abertura da 3º ilha do Restaurante Universitário (RU), a inclusão de um cardápio vegetariano, o aumento da bolsa auxílios moradia e permanência. Tendo em vista que os benefícios como bolsas auxílio são destinados para alunos de baixa renda.

CEU

Segundo a pró-reitora, Myrian Thereza, a construção da nova Casa dos estudantes, que abrigará cerca de 70 alunos com o fechamento das casas mantidas por aluguel, foi iniciada a partir de uma ocupação da reitoria durante a gestão do então reitor Paulo Speller.

“Durante essa ocupação, os estudantes solicitaram a construção da casa dentro do campus para garantir a segurança dos estudantes e a planta do projeto foi construído coletivamente entre os estudantes, afirmou Myrian.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet