Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

IBGE diz que 3,6 milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil

Dos nove aos onze anos, o garoto trabalhou como mecânico em uma oficina, sem receber um tostão. “Prejudicou a minha saúde, eu sinto dores de coluna até hoje pelo esforço que eu fazia, pegar peso, se abaixar”.

O trabalho só é permitido a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz e num horário que não prejudique os estudos. A partir dos 16 anos o trabalho é liberado, mas a atividade não pode ser considerada degradante, perigosa, insalubre ou noturna.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho infantil no Brasil está erradicado nas empresas e fábricas, mas há atividades que persistem e são muito difíceis de combater porque ainda são vistas como aceitáveis por muita gente. É comum encontrar crianças trabalhando em casas, como empregadas domésticas. Em um ambiente familiar, onde a fiscalização não entra, só por meio de denúncias é possível descobrir se há uma criança ou adolescente sendo explorado.

A região nordeste concentra o maior número de casos de trabalho infantil. Mais de um milhão de crianças e adolescentes trabalham de forma ilegal.

Na Ceasa em Fortaleza, por exemplo, a equipe do Jornal Hoje acompanhou durante uma madrugada toda meninos ajudando na montagem dos pontos de venda. Eles estavam carregando frutas, caixas, empurrando carrinhos e até descarregando caminhões. Um serviço pesado, em horário noturno e informal.

Thailane passou por isso. Aos 13 anos, ficava sete horas por dia empacotando mercadorias em uma mercearia. Aos 15, acordava de madrugada para trabalhar na central de abastecimento do Rio. “Poderia ter brincado muito mais, poderia ter amadurecido mais lentamente, assumido responsabilidades muito mais para frente”.

A mãe, doméstica desde os 12 anos, serviu como exemplo. Thailane, agora com 18 anos, está buscando um futuro diferente. “Eu quero ir para faculdade, eu quero tirar a minha habilitação, eu quero comprar meu carro e eu quero ser feliz”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet