Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Luto

Autoridades destacam ligação de vereador com a cuiabania; enterro será às 14h

Foto: Lucas Bólico/ Olhar Direto

Autoridades destacam ligação de vereador com a cuiabania; enterro será às 14h
O vereador Clovito Hugueney (SD) será enterrado às 14h desta segunda-feira (25), no Cemitério de Piedade, no centro de Cuiabá. Ele faleceu neste domingo (24), no Hospital Jardim Cuiabá, de infecção generalizada e falência renal. Seu corpo foi velado no Palácio Paschoal Moreira Cabral, sede do Legislativo cuiabano, na noite de domingo, e depois levado para a Capela Jardins, onde permanecerá até a hora do cortejo. 


Leia mais:
Personalidade espontânea e grande coração de Clovito são destacados por vereadores em velório

No velório do vereador, diversos políticos prestam suas condolências à família do cuiabano. O vereador Oséas Machado (PSC) lembrou da paixão de Clovito pela cultura cuiabana, e de como ele se orgulhava de suas raízes. “Ele era um dos poucos que falava o ‘cuiabanês’ arrastado na tribuna. Falava com orgulho do ‘pêtxe com matxitxe’”, disse.

“Clovito andava mais do que notícia ruim. Ia em velório no Sucuri, no Pedra 90. Ele se fazia presente em toda a cidade”, disse o também vereador Adilson Levante (PSB), irmão de Oséas. Ambos se elegeram em 2012 e foram colegas de parlamento de Clovito nos últimos 2 anos.

O vice-prefeito de Várzea Grande, o médico Arilson Arruda (PRTB), lembrou da proximidade de Clovito com a cidade vizinha. “Clovito pertencia a famílias tradicionais da cuiabania, a família Malheiros e a família Hugueney. E pelo fato de ser da região do Porto, ele tinha uma ligação intensa com Várzea Grande. Sua família tem vários imóveis na cidade, e teve grande influência na política várzea-grandense. Nosso município tem, por exemplo, a rua Clóvis Hugueney, um residencial também”, disse. 

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista (PSB), lembrou que, quando foi secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, sempre sabia quando Clovito estava presente no prédio para cobrar alguma demanda "Ele chegava falando alto e cumprimentando a todos pelos corredores. Eu sempre sabia quando ele tinha ido lá falar comigo."

O ex-vereador Deucimar Silva (PP) lembrou que, na sua eleição como presidente da Mesa Diretora, em 2009, Clovito foi o voto decisivo para a vitória de sua chapa, e acabou se tornando 1º secretário da Câmara. 


Suplência 

Com o falecimento do vereador Clovito Hugueney (SD), o primeiro suplente, Néviton Fagundes (PTB), se tornará titular de uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá. Nas eleições de 2012, os dois pertenciam ao mesmo partido. Porém, Clovito mudou de sigla quando foi fundado o Solidariedade (SD), em 2013.

“Gostaria muito de assumir essa vaga, mas não dessa maneira. Infelizmente, foi assim que aconteceu. Desejo paz para a família nesse momento tão difícil. Clovito foi um excelente parlamentar, muito verdadeiro. Ele era muito experiente e muito competente também. Cuiabá perde muito com a partida desse homem, que exerceu sua função com maestria”, disse Néviton ao Olhar Direto.

O suplente não sabe ainda quando deve assumir a cadeira, pois precisa ser convocado pela Mesa Diretora. Ele disse que pretende retomar os projetos deixados em aberto na última vez que ocupou a vaga, em 2014, justamente em função de uma licença de Clovito. A Câmara decretou luto oficial por três dias, de modo que a sessão ordinária de terça-feira (26) não será realizada. Somente na quinta-feira (28) serão retomadas as atividades em plenário. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet