Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Paralisação

Greve do Detran é retomada após suspensão e profissionais pedem contração ainda para este ano

Foto: Da Assessoria

Greve do Detran é retomada após suspensão e profissionais pedem contração ainda para este ano
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), recusaram as propostas do Governo e retomaram hoje, 23, a greve da categoria. A principal reivindicação dos profissionais é que até o final do ano sejam nomeados pelo menos 70% dos aprovados no último concurso público, e o restante seja chamado até julho de 2016. Em reunião com representantes do Estado no último dia 18, sete das oito reivindicações do movimento foram atendidas. Entretanto, foi garantida a nomeação de apenas 30 aprovados em 2015.


Leia mais:
Cuiabá fecha 1.579 postos de trabalho em outubro; cinco cidades tiveram saldo positivo
Servidores do Detran retomam greve e pedem nomeação de 70% dos aprovados em 2015

Em assembléia geral convocada pelos trabalhadores, que estão em greve desde o dia 26 de outubro, o número foi considerado insuficiente e por isso a paralisação, que havia sido suspensa por quatro dias, foi retomada. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran-MT),a categoria vai manter a interrupção em suas atividades  até que o governo apresente uma nova proposta.

“A categoria decidiu que não vai abrir mão de lutar pela pauta que mais do que melhorar as condições de trabalho dos servidores, beneficia a população. Com mais servidores o atendimento melhora e as filas diminuem. O Governo está tentando impor sua vontade sem se importar com o usuário que merece um atendimento de qualidade de uma autarquia que arrecada mais de R$ 1,5 milhão por dia, custeia outros órgãos e para o Detran mesmo, não retorna nenhum benefício para a população”, acusa Daiane Renner, presidente do Sindicato.

A gestão explica que as nomeações não podem ser realizadas por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal. Deste modo, para obedecer a LOA, o cronograma proposto estabelece a nomeação de 30 aprovados no concurso neste ano e, restabelecido o equilíbrio econômico, ocorrerá a nomeação de outros 100 aprovados até o dia 30 de setembro de 2016. Em 2017, seriam convocados mais 160 aprovados e, em 2018, os 199 restantes.

No dia 29 de outubro, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha concedeu liminar ao Governo do Estado considerando ilegal a greve deflagrada pelos servidores do Detran e determinando o retorno imediato às atividades funcionais. A pedido do Governo de Mato Grosso, a Justiça dobrou para R$ 200 mil por dia a multa imposta ao Sinetran por descumprimento da ordem de encerramento da greve. A decisão foi tomada no dia 9 de novembro. Do dia 12, os servidores suspenderam a paralisação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet