Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AÇÃO NO SUPREMO

Mauro nega constrangimento com Barbalho por disputa de terras na divisa com o Pará

16 Jun 2023 - 13:58

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro nega constrangimento com Barbalho por disputa de terras na divisa com o Pará
O governador Mauro Mendes (União) negou qualquer tipo de constrangimento com o colega Helder Barbalho (MDB), que comanda o Pará, por conta da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), em que Mato Grosso tenta reaver uma área de 2,4 milhões de hectares hoje pertencente ao estado do Norte.


Leia também
‘Se eu ver um cidadão agredindo uma mulher, empurro o braço nele’, dispara Jayme


Nesta sexta-feira (16), Mauro recepcionou Barbabalho no Palácio Paiaguás, para o encerramento do 25° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Na ocasião, os dois, em conjunto aos demais sete chefes de Estado, assinaram a Carta Cuiabá, em que defendem tratamento sustentável e estratégico da Amazônia.

“Uma coisa é uma coisa. Isso é igual à disputa de futebol, você entra em campo, disputa, termina e muitos são amigos, colegas, é fair play. Nós temos uma disputa que é antes de mim e que pode ser que ela vá depois de mim; antes de Hélder, depois de Hélder. É uma visão de interpretação de uma demarcação que aconteceu há muitos anos e isso está lá na mão do Supremo Tribunal Federal”, afirmou.

“Não é uma disputa do Mauro versus o Helder, não é uma disputa pessoal de ninguém contra ninguém. É uma interpretação e estamos buscando um entendimento, houve uma consolidação do Supremo e nós estamos buscando uma revisitação desse tema através de uma rescisória e vamos ver o que o Supremo vai decidir. Se decidir, terá que ser respeitado, por mim, por ele e por todos os mato-grossenses e paraenses”, completou.

A ação

A disputa judicial entre os estados pelo ponto conhecido como “Salto das Setes Quedas” dura mais de 20 anos. Em 2020, o ministro Marco Aurélio Mello negou a Mato Grosso a faixa de terra, por isso, em maio deste ano, o Paiaguás propôs a ação rescisória, pedindo que tal decisão seja suspensa e que o ministro Roberto Barroso determine a “suspensão da regularização sobre as terras controvertidas”.

Segundo o Governo de Mato Grosso, a medida é necessária para que a gestão possa continuar a prestar serviços públicos na região, “os quais vêm sendo prestados de longa data”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet