Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

'FALTA DE RESPEITO'

Após fala de Jayme, Carvalho cobra apuração sobre favorecimento de grandes frigoríficos pelo Mapa

Foto: Pedro França/Agência Senado

Após fala de Jayme, Carvalho cobra apuração sobre favorecimento de grandes frigoríficos pelo Mapa
O senador Mauro Carvalho (União) endossou a crítica contra o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), por suposto favorecimento aos grandes frigoríficos no processo de habilitação de empresas para exportação de carne para a China. De acordo com o senador, o ministro estaria prejudicando empresários menores em detrimento dos grandes grupos frigoríficos. 


Leia também
Jayme questiona Mapa e aponta existência de cartel para exportação de carne: 'uma verdadeira quadrilha'


"Temos que levar isso muito a sério. É uma falta de respeito do ministro da Agricultura, tirando frigoríficos menores e prejudicando empresários brasileiros", manifestou o senador, ao cobrar apuração da denúncia levantada pelo senador Jayme Campos (União), durante reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado. 

De acordo com Jayme, ao produzir uma lista reduzida de frigoríficos habilitados à exportação de carne com a China, o Mapa incluiu um frigorífico do grupo JBS localizado em Diamantino (MT), que está fechado desde junho deste ano após ter sido atingido por um incêndio, o que evidenciaria o favorecimento aos grandes empresários.

O caso também foi denunciado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Coronel Alberto Fraga (PL), no início do mês. Na tribuna, Fraga acusou Carlos Fávaro de favorecer frigoríficos como JBS e Minerva e criar uma espécie de "cartel" no mercado de carne brasileiro, prejudicando frigoríficos de pequeno e médio porte. 

"É uma denúncia que tem que ser levada a sério. Foi incluída uma planta que pegou fogo. Acabou com a planta da JBS de Diamantino. Para voltar a operação, essa planta vai levar de um a dois anos. E aí a colocam na lista e tiram outros frigoríficos menores, prejudicando empresários brasileiros, logicamente os pequenos, porque os grandes, não. Esses estão sempre bem contemplados", criticou Mauro Carvalho. 

O senador ainda afirmou que o caso da lista de exportação de carne é apenas um dos embates do Ministério da Agricultura e Pecuária com os produtores rurais. Mauro Carvalho lembrou que, ao invés de somar esforços com os produtores, Carlos Fávaro tem entrado em embates. No final de agosto, o ministro chegou a afirmar que a Associação dos Produtores de Soja (Aprojosa) teria perdido a legitimidade para debater certos temas relacionados ao campo. 

"Tudo que está sendo feito no Ministério da Agricultura hoje é à revelia do agro. O agro não está sendo ouvido porque não existe ambiente e relacionamento entre o agro brasileiro e o Ministério da Agricultura. Justamente o Ministério que deveria unir, faz é desunir ao falar mal da Aprosoja e dos produtores rurais", finalizou Mauro Carvalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet