Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Badalada casa de jazz na comunidade Tavares Bastos, no Catete, The Maze pode ir abaixo

Um projeto construído ao longo dos últimos 34 anos que, agora, corre risco de ir ao chão. Um laudo da Secretaria municipal de Urbanismo (SMU) ordenou a demolição dos seis pavimentos do The Maze, mix de albergue e bar na comunidade Tavares Bastos, no Catete. A casa, criação do inglês Bob Nadkarni, ex-correspondente da BBC, ganhou fama por sua arquitetura, quase um labirinto no meio da favela, e pelas apresentações de jazz toda primeira sexta-feira de cada mês.


Segundo a prefeitura, há problemas estruturais e irregularidades na construção de oito andares. Bob nega, garante que são seis andares e que o imóvel não recebe acréscimos desde 2009.

Ele recorre à sua própria história para defender a permanência da casa na Tavares Bastos. No Brasil desde 1972, ele caiu de amores pela favela na primeira vez que subiu o morro para levar sua empregada em casa. Foi amor à primeira vista (e que vista do Pão de Açúcar!). A construção do que viria a ser o The Maze começou em 1981. Primeiro, como ateliê. Depois, um centro social que se tornaria o albergue, na Rua Tavares Bastos 414, casa 66.

Desde então, em seus deques e varandas, de formas sinuosas como as montanhas do Rio, estiveram astros como o rapper Snoop Dog e o ator Edward Norton. O Maze é citado na revista “Downbeat” como um dos 150 melhores casas de jazz do mundo.

— Não aparecemos aqui de um dia para o outro. Meu filho, hoje com 29 anos, não era nascido quando construímos o quarto andar — lembra Bob.

Os problemas com a prefeitura teriam começado por causa de uma rixa antiga dentro da favela, quando ainda existia o centro social. De acordo com Bob, ele passou três meses viajando e, ao voltar, o então presidente da associação de moradores tinha vendido o local. Bob conseguiu retomá-lo. Mas conta que o The Maze passou a ser alvo de recorrentes denúncias anônimas à polícia, à fiscalização sanitária, à Defesa Civil e até ao Conselho Tutelar. A mais séria chegou à prefeitura, em 2008, com a chancela da vereadora Leila do Flamengo, alegando que o local causava danos às casas de baixo.
MULTAS DESDE O ANO PASSADO

O inglês mostra um laudo, da época, de um engenheiro indicado pelo município, apontando o contrário. Mas a casa foi embargada, com pedido de regularização. Em 2009, Bob tentou atender à exigência, mas o pedido foi indeferido em dezembro do mesmo ano, porque o imóvel teria um total de pavimentos superior ao permitido pela legislação.

Desde o ano passado, Bob relata ter recebido uma série de multas, algumas sem sentido, de acordo com ele, como a aplicada por causa da instalação de um corrimão. Oficialmente, a SMU afirma que “em função da impossibilidade de legalização e de outros acréscimos irregulares posteriormente verificados, foi elaborado Laudo de Vistoria Administrativa visando a demolição das obras irregulares”.

O The Maze está no guia turístico da Riotur e aparece num dos filmes promocionais das comemorações dos 450 anos do Rio.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet