Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Esquema nebuloso

Investigação Federal aponta que Julier estaria usando decisões judiciais para favorecer empresas que lavam dinheiro

Foto: Reprodução

Investigação Federal aponta que Julier estaria usando decisões judiciais para favorecer empresas que lavam dinheiro
A investigação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região aponta que o juiz titular da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, está sendo investigado por suposto favorecimento em decisões judiciais a determinado grupo de empresários. A informação é do site Mato Grosso Notícias.


Conforme a reportagem apurou, o declínio de competência sobre o caso foi feito pelo juiz federal da 5ª Vara de MT, José Pires da Cunha, em março de 2012. Nesta segunda-feira (25), a Polícia Federal informou que foram apreendidos aproximadamente R$ 230 mil em espécie, diversos documentos, comprovantes de depósito, celulares e mídias, em cumprimento a mandados de busca e apreensão em um desdobramento da Operação Ararath.

Leia mais
PF apreende R$ 230 mil em dinheiro e prende um investigado por porte ilegal de munição
Julier diz que desconhece motivo pelo qual virou alvo de busca e apreensão em operação da PF

As investigações iniciaram nas empresas Globo Fomento Mercantil Ltda. e Comercial Amazônia Petróleo. Segundo a investigação, as empresas estariam realizando atividades privadas de instituição financeira sem autorização do Banco Central do Brasil.

Elas também estariam atuando com lavagem de dinheiro oriundo do crime organizad e dissimulando a natureza de recurso provenientes de atividades ilícitas.

Diante dos indícios foi deferida a interceptação telefônica de pessoas envolvidas no suposto esquema.

Advogado

O advogado Tiago Dorileo Vieira, neto do já falecido desembargador Ernani Vieira, também seria um dos investigados. As interceptações telefônicas mostram que Dorileo grande influência entre pessoas públicas e exerceria a função de lobista no suposto esquema.

Tiago Dorilêo foi um dos denunciados na Operação Asafe, que investigou os esquemas de vendas de sentenças no Poder Judiciário de Mato Grosso. O neto do desembargador Ernani Vieira, era chamado de "Malandrinho" em um dos diálogos gravados pela Polícia Federal, na Operação Asafe.

O advogado aparece na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) como um intermediador de vendas de sentenças. Na denúncia, a Procuradoria da República vê a presença de graves indícios de autoria e materialidade do delito de exploração prestígio por parte de Tiago Dorilêo.

A reportagem revela que as interceptações telefônicas mostram intensa ligação entre Julier, Tiago, advogados e empresários ligados a Encomind Engenharia Com. e Indústria Ltda.

Na ocasião, a empresa tinha dívidas tributárias e buscava de várias formar solucionar os problemas. Tinham ainda ações que tramitavam na Vara em que Julier atuava.

A Polícia Federal pediu desmembramento das investigações em dois inquéritos, o primeiro relacionado às empresas Amazônia Petróleo e Globo Fomento e o segundo ao grupo de empresas Encomind.

Outro lado

O juiz federal Julier Sebastião, emitiu nota em que afirmou não ter qualquer ligação com atos tidos por irregulares na referida apuração e disse desconhecer os reais fatos que estão sendo investigados.

“Considerando notícias acerca da eventual presença do nome deste magistrado em episódios sujeitos à jurisdição do TRF/1ª Região, venho esclarecer que não mantenho qualquer ligação com atos tidos por irregulares na referida apuração. Até o momento, não tenho conhecimento sobre quais os fatos estão realmente sendo investigados naquela Corte. Sabe-se apenas da existência de diálogos de terceiros, os quais, por certo, não trazem qualquer participação deste em suposta infração”, afirmou em nota o magistrado.

Julier encerra o texto dizendo que reafirma a confiança nas instituições envolvidas e a surpresa e indignação dele em face das notícias em questão. “Sempre pautei minha conduta pessoal e profissional com a mais absoluta ética e seriedade, como é do conhecimento de toda a sociedade mato-grossense”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet