Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ARARATH QUARTA ETAPA

Mandados de busca e apreensão da PF em MT atingem ‘factoring’, parentes de parlamentares e empresários

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Mandados de busca e apreensão da PF em MT atingem ‘factoring’, parentes de parlamentares e empresários
Pelo menos 60 equipamentos de informática – computadores, notebooks, tabletes, smartphones e outros – e cerca de 200 quilos de documentos e outros foram apreendido no cumprimento da maioria dos 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz federal Jeferson Schneider, da 2ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso, na quarta fase da ‘Operação Ararath’.


Eder confirma transação com empresário investigado pela PF
Cobertura de luxo alvo da PF é de empresário acusado de ser “bate-estaca” de cartel do combustível

O principais mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do ex-secretário Eder de Moraes Dias, de Fazenda e da Secopa; nos escritórios de Cuiabá e Brasília da Piran Fomento Mercantil, de Valdir Piran, e da Concremax, de Jorge Pires de Miranda; e do empresário Sérgio Campos Braga.

A reportagem do Olhar Direto apurou que Sérgio Braga é cunhado do senador Jayme Campos (DEM) e do deputado federal Júlio José de Campos (DEM). Jorge Pires também era cunhado dos irmãos Campos, mas se divorciou há alguns anos. Pires de Miranda esteve espontaneamente na sede do Departamento da Polícia Federal em Mato Grosso, para prestar esclarecimentos.

Eder de Moraes negou que seja alvo da investigação e acredita que foi incluído em decorrência de ter ocupado diversos cargos públicos no governo de Mato Grosso, nos últimos anos, entre os quais, a presidência da MT Fomento, a Secretaria de Estado de Fazenda e a Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal Fifa (Secopa). Ao Olhar Direto, Moraes também confirmou que vendeu um posto de combustível ao empresário Júnior Mendonça, também investigado pela PF na Ararath.

A ‘operação Ararath’ investiga lavagem de dinheiro, crime contra o sistema financeiro e comércio de sentença judicial. Além de Mato Grosso, a ação da Polícia Federal acontece em Goiás, São Paulo e Distrito Federal, envolvendo 24 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (19). Como das outras vezes, a PF apreendeu documentos, cheques e computadores nas residências dos envolvidos.

Operação Ararath

Os trabalhos da operação foram iniciados em 12 de novembro do ano passado, quando 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. O principal alvo à época era o empresário Júnior Mendonça. Embora o processo corra sob segredo de Justiça, a Polícia Federal afirmou que a investigação apura supostos crimes financeiros.

No final do mesmo mês, outros sete mandados foram cumpridos, entre eles contra o então presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), Gian Castrillon e o juiz federal Julier Sebastião da Silva.

Já em dezembro, na 3ª fase da operação, outros sete mandados foram cumpridos, em 3 municípios.

Lista

O site FOLHAMAX divulgou no final da manhã de hoje a lista com os alvos da busca e apreensão da quarta etapa da Ararath. Confira abaixo:

1)Sérgio Leonardo Braga

2)CEC Distribuidora de Combustíveis

3)Transportadora Braga

4)Fernando Mendonça França

5)Vale Formoso Distribuidora LTDA.

6)Confiança PArticipações

7)FL Participações Empresariais

8)Global Securitizadora

9)Global Participações Empresariais

10)Concremax Concreto e Indústria

11)Jorge Pires de Miranda

12)Construtora Todeschini

13)Construtora Coabita

14)Construtora Constil

15)Éder de Agostini

16)Real Administradora de Bens e Serviços

17)Usina Santa Helena-GO

18)Usinas Pantanal - Jaciara e Goiás

19)Destilaria Libra - São José do Rio Preto-SP

20)Piran Fomento Mercantil - Brasília

21)Piran Participações-Brasília

22)Valdir Agostini Piran

23)Brisa Consultoria

24)Éder Moraes Dias
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet