Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

olhar histórico

Manifestantes picham vidros da Assembleia, ateiam fogo em container e gritam 'Manda conta pro Riva'; Fotos e vídeo

A concentração de cidadãos que se mobiliza para o segundo dia consecutivo de protestos em Cuiabá já é visivelmente superior ao número registrado durante a manifestação realizada nesta quarta-feira, quando aproximadamente 4,5 mil pessoas – de acordo com dados da Polícia Militar, levantaram suas bandeiras contra a corrupção e outros temas que permeiam os manifestos Brasil afora.

20 Jun 2013 - 17:16

Da Reportagem Local - Lucas Bólico - Max Aguiar - Priscilla Silva - Thalita Araújo - Laura Petraglia - Jardel P. Arruda / Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni - Katiana Pereira

Foto: Reprodução / Facebook

Concentração já supera número de manifestantes da última marcha

Concentração já supera número de manifestantes da última marcha

Acompanhe o protesto


Confira vídeo aqui


Pequeno grupo de manifestantes impede tráfego de veículos na Av. do CPA


Um pequeno grupo de manifestantes impede a passagem de veículos na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), na altura do supermercado Comper, sentido CPA - Centro. A demora não é longa é s manifestantes apenas retornam ao centro, local de origem do protesto.


Polícia prende homem que apedrejou vidraça da Assembleia 
Atualizada às 21h29

A polícia prendeu há pouco Valdiney Ramos, 25 anos, conduzido ao Cisc Planato, acusado de ter apedrejado a vidraça frontal da Assembleia Legislativa do Estado e pichado uma parede com os dizeres "#forariva". Valdiney também teria roubado a bandeira de Mato Grosso hasteada à frente da instituição. De acordo com informações da polícia, ele estava trajando camisa e bermuda pretas e teria ido à manifestação com uma bicicleta branca. Após os delitos, fugiu na mesma bicicleta e foi capturado por uma guarnição policial nas proximidades do Morro da Luz, na Prainha.


Manifestantes picham vidros da AL e colam cartazes com dizeres "Fora Riva" e "Manda Conta Pro Riva"; estimativa é de que marcha já reúne mais de 30 mil; container está em chamas
Atualizada às 19h50


A estimativa inicial de que 35 mil participariam do manifesto contra corrupção e gastos considerados excessivos na Coap do Mundo, a favor de transporte coletivo, educação e saúde de qualidade foi superada. O movimento já se desfaz aos poucos, mas ainda existem manifestantes na ordem de milhares. Um container com entulhos está em chamas. 
 

Ao chegar ao Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, bomba explode ao lado de manifestante e fere tímpanos de menina
Atualizada às 19h01

Alguns manifestantes mais alterados soltaram a pouco uma bomba caseira e feriram os tímpanos de uma manifestante. Parte da multidão chegou ao Palácio e está sentada nas vias que ficam no entorno da sede do governo estadual. Existem desavenças entre alguns manifestantes no que diz respeito ao que fazer. Grupos sentaram em frente a Assembleia, outros foram pra Av. do CPA pra fechar a via, mas desistiram. Poucos continuam no Palácio Paiaguás.

Manifestantes chegam à AL/MT com gritos de "Fora Riva" e trincam duas vidraças do prédio á pedradas; parcela dos cidadãos discorda de vandalismo
Atualizada às 18h44 

Os manifestantes já chegaram a Assembleia e quebraram duas vidraças do prédio. Parte discordou com vaias da agressão ao patrimônio público. A parcela dos manifestantes que já chegou à AL/MT se dirige neste momento ao Palácio Paiaguás com palavras de ordem contra o govewrnador Silval Barbosa. Outro parcela dos manifestantes se dirige à Assembleia. O trânsito na Av. do CPA continua impedido. Quem segue para Morada da Serra deve subir a Avenida Mato Grosso (desvio obrigatório).

'Ponta' do protesto já chega a Assembleia Legislativa e moradores de prédios laterais ao CPA os recebem com salva de fogos
Atualizada às 18h27

Os manifestantes acabaram de chegar na Assembleia Legislativa, e ao passar em frente ao prédio da Amaggi gritaram palavras de ordem contra o senador Blairo Maggi. Os moradores dos prédios que ficam em frente ao Cenarium Rural receberam os manifestantes com salva de fogos.

Moradores de prédios da Av. do CPA fazem 'chuva de papel' para manifestantes
Atualizada às 18h19


Em apoio aos manifestantes que seguem em direção à Assembleia Legislativa, moradores dos prédios da Av. do CPA realizaram uma 'chuva de papel'. Os manifestantes já chegaram perto do Shopping Pantanal. O protesto toma o Centro Político Administrativo (CPA). Segundo o sargento do PM Antônio Dias, nenhuma anomalia foi detectada. Protesto está pacífico na opinião da polía. Público estimado de 15 mil.

Alguns manifestantes reclamam da falta de unidade; maioria optou por seguir pela Av. do CPA
Atualizada às 18h03


A falta de comando e a descentralização de gestão dos manifestantes tem gerado certa confusão em alguns dos participantes que ficaram na Praça Alencastro. Muitos se dispersaram. Ocorre ainda a falta de sinal nos celulares. Já os que foram para a Assembleia pela Av. do CPA falam de uma comoção generalizada e apoio de todos, com moradores colocando bandieras do Brasil e toalhas brancas nas sacadas. A cada quarteirão o número de pessoas aumento.

"Fora Riva" é grito dominante entre os que participam de protesto; manifesto já chegou a Av. do CPA
Atualizada às 17h49

 
Os manifestantes que participam do protesto - que inicialmente chamava a atenção para a situação do transporte público e que agora se ampliou e abrange diferentes temas, já chegaram a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA. A palavra de ordem que domina a marcha é o "Fora Riva" que já se encontrava entre as hashtags mais populares das redes sociais. De acordo com dados iniciais, os manifestantes já somam mais de 12 mil. 

Manifestantes deixam Praça Alencastro em direção a Assembleia Legislativa
Atualizada às 17h36 

Os manifestantes acabaram de deixar a Praça Alencastro em direção à Asembleia Legislativa. Alguns mais exaltados soltaram 'bombinhas' em frente a Prefeitura Municipal, atitude que foi prontamente vaiada por outras pesoas. Um cidadãos levantou uma bandeira política e também foi vaiado. Manifestantes gritavam: "Sem partido, sem partido". As Avenidas Prainha e e Getúlio Vargas estão tomadas por manifestantes.  

A concentração de cidadãos que se mobiliza para o segundo dia consecutivo de protestos em Cuiabá já é visivelmente superior ao número registrado durante a manifestação realizada nesta quarta-feira, quando aproximadamente 4,5 mil pessoas – de acordo com dados da Polícia Militar, levantaram suas bandeiras contra a corrupção e outros temas que permeiam os manifestos Brasil afora.

Presidente da Assembleia afirma que manifestantes serão bem recebidos no Edifício Dante de Oliveira

Protesto contra a corrupção suspende expediente do Tribunal e Fórum de Cuiabá

Só do Ministério Público Estadual (MPE), conforme dados do próprio órgão, entre servidores e promotores são mais de 300. Todos estão devidamente uniformizados. O procurador-geral do Estado, Paulo Padro, falou à reportagem do Olhar Direto. “Este é momento histórico, em que a população desperta pros riscos de ser aprovada a PEC 37”.

Muitos cartazes contra corrupção e a PEC 37 se misturam a outros temas menos populares. O público, muito heterogêneo, mistura classes sociais as mais diversas e pessoas de idades diferentes.

Cidadãos entregando flores - como que se lembrassem a importância da paz -, a quem passa na rua até pessoas vestindo burca, em alusão a Marcha das Vadias, que pedia a liberdade das mulheres, se misturam ao volume de pessoas que só faz aumentar de volume.



Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet