Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Notícias / Política MT

Temer tem reunião com ministros e pode evitar despejo em Suiá Missú

De Brasília - Vinícius Tavares

11 Dez 2012 - 19:34

Temer tem reunião com ministros e pode evitar despejo em Suiá Missú
O presidente interino da república Michel Temer (PMDB) recebeu com atenção os apelos da bancada matogrossense para que seja suspensa a desintrusão da gleba Suiá Missú, no Araguaia, onde centenas de famílias estão tentando resistir a ação da Força Nacional de Segurança para desocupar a área.

Cidinho faz apelo a Michel Temer para rever retirada da terra indígena Marãiwatsédé

De acordo com o senador Cidinho Santos (PR-MT), Temer demonstrou preocupação com o conflito envolvedo agricultores e policiais e firmou compromisso de discutir internamente a questão com ministros para evitar derramamento de sangue.

O senador informou que o presidente interino terá reunião nesta quarta-feira (12.12) com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o advogado Geral da União (AGU), Luiz Inácio Adams, para buscar mais informações sobre o caso.

Cidinho levou documentos que comprovam a posse da área que foi foi transformada em reserva Marawiatsede para abrigar índios Xavantes.

"Apresentei a ele o pedido para suspensão da desintrusão que já havia sido feito pelo governador Silval Barbosa. E acredito que ele possa fazer alguma coisa. Afinal é o presidente da república interino. Se ele quiser, ele pode suspender a desintrusão. Estou confiante de que ele (Temer) se sensibilizou com a situação das famílias", analisou o senador.

Também participaram a reunião os senadores Jaime Campos (DEM-MT), Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB-MT), Eliene Lima (PSD-MT), Nilson Leitão (PSDB-MT), Valtenir Pereira (PSB-MT) e o federal João Campos (PSDB-GO).

38 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • marcio
    12 Dez 2012 às 23:28

    vc que fazem comentarios vc nasceram no brasil tem filhos e conhecem as leis entao tomem cuidado primeiro vao ate a gleba visitem e depois comentem

  • marcelo
    12 Dez 2012 às 20:17

    Sou Professor, mais esse que professor ai pulou feio o Corguinho.

  • Hélio Silva
    12 Dez 2012 às 14:46

    Agente vê comentarios de lingua e não de raciocino. Colocam tantas asneiras sem fazer pelo menos um minuto de silêncio . Sem dúvida esse Michel Temer não estava preocupado até então com as familias que ali residem So veio a se preocupar depois que ficou sabendo que muitos politicos : Deputados , prefeitos , vereadores tem grandes propriedades particulares nessa area revendicada pelo governo Federal em favor dos Indios que tem direito legal sob essa terra, que aliás foi vendida de forma ilegal. A preocupação com certeza dos politicos não é com os moradores que ali residem, aqueles que trabalham na sua roça e se mantem com aquilo que produz A preocupação simplesmente são com os de sempre, os grandes latifundiarios que ali estão.

  • de barra do garçãs
    12 Dez 2012 às 13:30

    parabens dilma... em vez de mandar a força nacional para evitar morte, eles levaram foi 300 caixões, é isso que o povo que ti elegeu merecee... obrigado por sua delicadeza... sua sanguinaria....300 caixões...

  • Jamil
    12 Dez 2012 às 13:17

    Por isso que certos professores ganham pouco, e esse pouco é demais. Devolva o troco Artur. Tá recebendo muito.

  • botelho
    12 Dez 2012 às 12:48

    pelo amor de DEUS SR: MICHEL TEMER, SE EXISTE DIREITOS HUMANOS PARA BANDIDOS PORQUE NÃO PARA ESSES HOMENS TRABALHADORES.

  • Carlos Pedrosa Santos
    12 Dez 2012 às 11:28

    Esse PROFESSOR AUGUSTO dispensa comentários. Os leitores anteriores já fizeram as considerações devidas. Agora quanto ao comentário de que INDIO NÃO SERVE PRA NADA, EU DISCORDO VEEMENTEMENTE!!! ÍNDIO SERVE PARA VENDER MADEIRA, OURO E TUDO O QUE PUDER SER VENDIDO. ÍNDIO GOSTA DE CELULAR, ROUPA DE MARCA, TV VIA SATÉLITE E ANDAR DE "HILUX". ISSO, É DE "HILUX", NÃO É DE S10, FRONTIER, É "HILUX". HÁ TEMPOS ESSES ÍNDIOS ESTÃO INTEGRADOS À SOCIEDADE. A Constituição deve ser cumprida, e se está integrado à sociedade, deve ser tratado como homem "branco", e não mais como índio.

  • deolho
    12 Dez 2012 às 11:19

    To contigo professor Augusto,falou tudo!

  • mauro bezerra
    12 Dez 2012 às 11:12

    Sr. Jhoy.. PARABÉNS pelo seu comentário. Foi o texto mais sensato que já vi nesses comentário ultimamente.

  • joaoderondonopolis
    12 Dez 2012 às 10:39

    Os ministros do STF não devem atender pedido da politicagem. E como vai ficar o país se o STF toma uma determinação e os políticos revogam? Se o STF atender enterrou de vez o nosso JUDICIÁRIO.