Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

alerta

Ferrugem pode ser ponto crítico da próxima safra de soja

20 Set 2012 - 18:04

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Planta com Ferrugem Asiática

Planta com Ferrugem Asiática

A Ferrugem Asiática pode ser um dos prontos críticos da próxima safra de soja em Mato Grosso. O alerta é da Aprosoja que, em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou um levantamento que apontou possíveis focos por todo o Estado.

O vazio sanitário, 90 dias de proibição do plantio de soja com objetivo de acabar com o fungo, terminou no último dia 15. No entanto, segundo mostra a pesquisa, muita soja guaxa foi encontrada em locais como beiras de rodovia, obras em estradas e perímetros urbanos.

Duzentas cidades e dezessete rodovias foram visitadas e em 92% desses pontos foi encontrada soja guaxa verde. Dessas plantas, 85% continham esporos da doença, revelou Wanderlei Dias Guerra, do Mapa.

Nery Ribas, Gerente Institucional da Aprosoja, alerta que o cuidado deverá ser redobrado na safra que se inicia. “O prejuízo que a ferrugem pode causar, ela já nos mostrou. Tem um efeito dominó, pode prejudicar muito toda a cadeia”, ressalta Ribas.

Ele explica que nos últimos dois anos o período de estiagem foi bastante prolongado, auxiliando no controle da doença.
Este ano o período de chuvas foi alongado, registrando, de maneira totalmente atípica, muitas chuvas até o mês de julho, beneficiando o fungo, que precisa da planta verde e de umidade para se proliferar.

Um dos municípios em destaque no levantamento é Primavera do Leste, onde uma quantidade muito grande de soja guaxa foi encontrada às margens das estradas e no perímetro urbano.

Ribas adianta que a região, acrescida dos municípios de Campo Verde, Dom Aquino e Rondonópolis, provavelmente terá focos da doença. Nessas cidades a chuva já começou a cair esta semana.

Ronaldo, Coordenador de Defesa Vegetal do Indea, afirma que este foi o pior ano encontrado pela fiscalização. Segundo ele, o numero de produtores autuados foi recorde. De aproximadamente 2.800 visitados, mais de 300 foram notificados e 41 autuados, contra 30 autuações no ano passado.

No entanto, Nery Ribas diz que o maior problema não tem sido nas propriedades, mas fora delas, em áreas sem dono onde nascem involuntariamente as plantas, provenientes de sementes que caem na beira das estradas durante o transporte, por exemplo.

O gerente da Aprosoja pede que o produtor fique atento ao problema. “A situação é muito crítica. Que o produtor faça as aplicações na quantidade certa, no tempo correto e abuse do monitoramento. A palavra da vez é monitoramento”, pede Nery.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet