Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Saiba mais sobre o câncer de rim

Uma massa renal, ou tumor, é um crescimento anormal no rim. Esse crescimento pode ser benigno (não canceroso) e também maligno (canceroso). O que se sabe é que massas menores são mais propensas a serem benignas e as maiores a serem cancerosas. Uma, em cada quatro massas renais com menos de 4cm, é benigna.

Alguns tumores podem crescer mais rápido, ou seja, são mais agressivos, podendo se formar, crescer e se espalhar muito rapidamente. Cerca de 40% dos tumores renais são pequenas massas localizadas, que significa que não se espalham. Na verdade, de modo geral, é muito difícil prever a evolução da doença.
As principais classes de tumores são:

• Tumores renais benignos: Há cerca de nove nomes de tumores nesta classe. Cerca de 20% dos tumores removidos dos rins são benignos e alguns podem crescer bastante, mas eles são, quase sempre, não cancerosos e não se espalham para outros órgãos;

• Carcinomas de células renais (CCR). Esses são os tumores renais malignos mais comuns. Eles são encontrados na parte do rim onde ocorre a filtragem. RCC pode se formar como um único tumor dentro de um rim ou como dois ou mais tumores em um rim.

O câncer de rim está entre os 13 tipos mais frequentes de câncer no Brasil, registrando em 2020 cerca de 12 mil casos e mais de 4 mil mortes. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), apesar de representar apenas 2 a 3% dos casos de câncer em adultos no Brasil, o índice de mortalidade é o mais preocupante. De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde, um a cada dois casos da doença resultam em óbito.

Observando os dados, ressalta-se que mais homens do que mulheres são diagnosticados com câncer renal. A doença pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas mais velhas, com mais de 75 anos. Quando o diagnóstico é precoce, melhores são as chances de sobrevivência, pois há mais opções de tratamento durante os estágios iniciais.

Não há uma causa conhecida para o desenvolvimento de uma massa renal, mas há uma série de fatores que podem aumentar o risco de tumores renais, como: fumar, obesidade, má alimentação, pressão alta, estar em diálise renal, exposição no local de trabalho a produtos químicos clorados, hereditariedade, que responde por cerca de 4 a 6% dos casos de câncer no rim.

A maioria das massas renais não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Se houver sintomas, eles provavelmente serão: hematúria (sangue na urina), dor no flanco entre as costelas e os quadris, dor lombar em um lado (não causada por lesão) que não vai embora, perda de apetite, perda de peso não causada por dieta, febre que não é causada por uma infecção e não passa de nenhum jeito e anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos).

Mais da metade das massas renais é encontrada por acaso. Frequentemente durante a realização de imagem para outro sintoma ou ao consultar um médico para algum outro problema. Se o seu médico acredita que você pode ter problemas renais, peça que ele o encaminhe para um urologista, que é o médico especializado no sistema urinário.

Um estilo de vida saudável pode ser útil. Se você fuma, tente parar. Tente limitar a ingestão de álcool e ter uma dieta equilibrada. Exercite-se e experimente manter seu peso dentro dos limites recomendados.
 
Dr. Thiago Teixeira do Nascimento, Médico Urologista e Cirurgião Geral – CRM/MT 8014 RQE 5939 RQE 5374; Especialista em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva pelo Hospital Sírio-Libanês.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet