Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

além da carne

Por busca espiritual, milhares de jovens abrem mão do carnaval tradicional e aderem a eventos religiosos

Foto: Ilustração

Por busca espiritual, milhares de jovens abrem mão do carnaval tradicional e aderem a eventos religiosos
Na contramão da folia tradicional, milhares de jovens de Cuiabá e região optaram por passar os quatro dias de carnaval reunidos em momentos de reflexão e busca espiritual. Como alternativa aos que assim como eles, preferem o distanciamento dos blocos e da liberação típica da época, eventos organizados por representantes das religiões mais populares no país, proporcionarão a católicos, evangélicos e espiritas, uma maratona de shows, vigílias, e momentos culturais. É o caso do Vinde e Vede, do Umadecre (União de Mocidades das Assembleias de Deus), e do Conjemat (Confraternização dos Jovens Espíritas de Mato Grosso), que, juntos, ,segundo os organizadores,devem atrair mais de 100 mil pessoas ao longo do feriado.

Leia mais:
Segunda noite de carnaval em Santo Antônio tem 7 mil presentes e somente duas ocorrências


Apenas para o Vinde e Vede, que acontece no Memorial Papa João Paulo II (Sesi Papa), são esperados mais de 30 mil foliões por dia. O evento chega a sua 30º edição com missas, pregações e apresentações teatrais. A programação conta ainda com o Micarecristo, uma micareta que animará participantes com shows previstos para terminar às 6h da manhã. Atrações como Flávio Amorim, e Edson Silva, da Renovação Carismática de Curitiba, também integram as celebrações, que tem entrada gratuita.

“É um encontro de espiritualidade no qual buscamos encontrar a Jesus, sentir e entender o seu chamamento. Isso tem tudo a ver com o tema, 'Deus é amor e misericórdia' e com a campanha da fraternidade “Casa comum, nossa responsabilidade”, resume uma das organizadoras, Inês Pereira Vaz.

A edição de 2016 de Vinde e Vede também acontece como preparativo para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 26 e 31 de julho. As celebrações também prestam uma homenagem ao salesiano Padre Firmo Duarte, responsável por atribuir um caráter carnavalesco do evento. 

O Grande Templo, na região do Shopping Pantanal, também recebe uma quantidade ostensiva de fiéis até o dia 09. Com o Umadecre, o local deve acolher cerca de 20 mil fiéis da Capital e do interior, trazendo a eles shows com nomes famosos no mundo gospel, como Jakcson e Talita, Elaine Martins e Pastor José Lopes, dentre outros. De acordo com o Pastor Rogério dos Anjos, lá, serão bem vindos jovens de qualquer expressão religiosa e até mesmo ateus.

Sem custos para a participação, o evento distribuirá gratuitamente almoço e jantar aos frequentadores que moram na cidade.“Nosso objetivo, além de reunir a juventude da igreja, é convidar a todos jovens a participar, evitando contato com drogas e com tudo de ruim que ouvimos falar no carnaval. Queremos mostrar a importância de aprender a servir a vontade de Deus, por isso estão todos convidados, seja de qualquer credo, ateu ou atoa”, brinca.



Para garantir a segurança durante as duas comemorações, ações da Secretaria de Segurança Pûblica, (Sesp) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), mobilizam centenas de profissionais como policiais civis, militares, bombeiros e fiscais de trânsito para que as manifestações aconteçam com tranquilidade.

Em proporções mais tímidas e com regime de internato, o Conjemat, idealizado pela Federação Espírita de Mato Grosso (FEEMT), se apresenta como uma opção a garotas e garotos de 13 a 23 anos que querem aprofundar seus conhecimentos em questões divinas. A inscrição, no valor de R$ 40 reais garante ao participante alojamento, refeições e estudos sobre as leis de Deus e seu exercício, confraternizações, e apresentações artísticas e culturais elaboradas pelos próprios participantes.

Este ano a temática do encontro é a consciência desperta e de sono, e a proposta de estudos, chamada “Estação Despertar”, faz alusão à vida como um trem, com diversos pontos de parada, onde várias temáticas relativas ao cotidiano da juventude, serão abordadas.Segundo Thiago Toledo, responsável pela assessoria de comunicação da Federação, a intenção do Conjemat não é competir com o Carnaval. “Nós não focamos naquilo que queremos dissolver, o mundano, e sim no queremos promover. Apenas aproveitamos a oportunidade do feriado prolongado para podermos realizar o evento”, diz.



Ele também conta que há cerca de 200 inscritos na confraternização na Capital. O Conjemat, que é dividido em edições regionais e estaduais intercaladas anualmente, também acontece simultaneamente nas cidades de Araputanga, na região Oeste, Rondonópolis, região Sul, Jaciara, região Sul e Sinop, na região Norte do Estado.

História de amor

Comum à maioria dos jovens a expectativa romântica não deixa de ser observada também nos encontros religiosos. Com uma abordagem típica de cada credo, muitos rapazes e moças vêm neste tipo de manifestação a possiblidade de conhecer e começar uma vida ao lado de outra pessoa. Um exemplo que deu certo é o do publicitário Luis Estiano, 24 anos, e de sua noiva, a biomédica Emily Tatiane, 21. Eles se conheceram no Umadecre de 2013, deram início a um namoro e ficaram noivos na edição de 2015 do evento.

Leia mais:
Cuiabá reduz locais e carnaval de Chapada dos Guimarães reúne milhares sem estrutura oficial

Ele conta que a conhecia somente por rede social, até que um dia, em uma das vigílias da Umadecre  a viu pela primeira vez. “Quando a gente conversava pelo bate papo do face, eu disse que quando visse ela pela 1ª vez eu ia chegar cantando um trecho de uma música. A partir dai, nos encontramos pessoalmente e começamos a namorar. Fiz o pedido de casamento em um dos cultos do evento.” O matrimônio já tem data marcada para o próximo dia 14 de maio. 

Na página do Umadecre no Facebook, convites, banners e “memes” foram elaborados pela organização, atingindo dezenas de pessoas que demonstravam empolgação com o acontecimento. “Seu Izaque ou a sua Rebecca, pode estar aqui!!”, dizia a legenda de uma das montagens. Em resposta ao conteudo, comentários como “Oh Glórias, Será Deus? Amém”, e “Também vou para adorar deus , mas vai que pinta uma rebeca abençoada kkkk”, foram postados.

Para Luis, a principal proposta do evento é mostrar para as pessoas um caminho melhor para suas vidas, sem drogas, sem bebidas, mostrando que a  única forma para alcançar asalvação é Cristo. Ele conta que participa do encontro desde a infância e que, por ser cristão, nunca esteve em outros tipos de comemorações de carnaval. “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém, a Umadecre tem objetivo de reunir os jovens para adorar a Deus, prega a salvação de almas e preza a evangelização”, afirma.


O casal Luis e Emily 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet