Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Com 510 animações, começa hoje a 21ª edição do Anima Mundi

A cidade do Rio de Janeiro recebe a partir desta sexta-feira (2) a 21ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2013. O evento vai até o dia 11 e apresenta mostras competitivas e informativas com curtas e longas de animação de vários gêneros. A edição deste ano acontece na Fundição Progresso, na Lapa, e o entorno do local terá policiamento e iluminação extra para receber o festival.


Ao todo, o Anima Mundi 2013 apresentará 510 animações de 53 países, entre curtas e longas. As exibições são categorizadas em competitivas e não competitivas. Foram 1.290 filmes inscritos, de acordo com a organização, e 106 dos escolhidos são brasileiros.

A edição de 2013 do evento tem a presença das animadoras Wendy Tilby e Amanda Forbis confirmadas para a sessão Papo Animado. As canadenses foram responsáveis pelo curta ‘Wild Life’, concorrente do Oscar em 2012. O brasileiro Ennio Torresan, da DreamWorks, também participará do festival. O artista participou dos projetos ‘Madagascar’ e ‘Kung Fu Panda’ e falará no evento sobre os bastidores do filme ‘Turbo’, novo longa da produtora americana.

Além do Papo Animado, o festival conta com atrações como o Estúdio Aberto, com oficinas instantâneas e gratuitas de animação, e o Anima Fórum, que reúne profissionais da animação para debates, palestras, workshops e negócios. O Anima Mundi deste ano ainda terá sessões especiais do filme ‘Uma História de Amor e Fúria’, primeira produção brasileira a vencer o maior prêmio do Festival Annecy, considerado o Cannes da animação. O diretor do longa, Luiz Bolognesi, participará do evento para conversar com o público sobre a produção da animação, que teve o investimento de R$ 4,5 milhões e demorou 6 anos para ser finalizada.

O artista plástico Sérgio Marimba foi o responsável por transformar os 7 mil m² da Fundição Progresso na cara do Anima Mundi. O cenário explora a nova identidade visual do evento, o cozinheiro de massinha, criada pelo animador argentino Juan Pablo Zaramella.

Após passar pelo Rio de Janeiro, o Anima Mundi 2013 desembarca em São Paulo, onde fica entre os dias 14 e 18 de agosto. O festival ainda terá versões itinerantes e passará por Belo Horizonte entre os dias 21 e 26 de agosto e por Curitiba entre 21 e 27 de setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet