Olhar Conceito

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Notícias / Cinema

Cine Teatro exibe documentário sobre cidades fadadas à extinção com população sem jovens

Da Redação - Isabela Mercuri

18 Fev 2019 - 10:03

Foto: Reprodução

Cine Teatro exibe documentário sobre cidades fadadas à extinção com população sem jovens
Duas cidades - ‘Soledade’ e ‘Paulistas’ - localizadas no sul de Goiás, onde não há mais jovens morando, consequência do êxodo rural causado pelos danos ambientais oriundos da monocultura e da construção da hidrelétrica da Serra do Facão: este é o pano de fundo do filme exibido nesta terça-feira (19), no Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19h30.

Leia também:
Representante argentino ao Oscar 2018 é exibido no Cine Teatro

O documentário é dirigido por Daniel Nolasco e foi lançado em 2017. Nos 76 minutos, o filme conta a história dos irmãos Samuel, Vinícius e Rafael, que se mudaram para a cidade, mas voltam nas férias para visitar os pais.

De acordo com a crítica de Rodrigo Torres para o site Adoro Cinema, o diretor tem uma visão pessimista, e acredita no desaparecimento humano naquelas cidades. “A pessoalidade do projeto é vertida em um ponto de conflito tênue: a proposta de não mais que retratar o abismo cultural entre a gente de outro tempo que permaneceu no local (também parado no tempo) e seus filhos, que conheceram a modernidade ao partir para Catalão e outras áreas urbanas do país”.

“Os ruídos típicos da vida rural, muito bem realçados pelo design de som da obra, são violentados pelas máquinas das motocicletas e pela trilha sonora roqueira que entoa essas viagens. A câmera adota um ritmo mais dinâmico, móvel, e as tomadas ganham amplitude, aspectos que denotam a vida de mais energia e horizontes de quem volta das cidades para as férias no campo. Assim, Nolasco demonstra um talento inegável e o anseio louvável de construir significado por meio da imagem — a forma a serviço do conteúdo, com elegância e excelência. O problema é constatar a escassez de uma moral ou sentidos, pautas e reflexões para além da premissa”, completa.

Assista ao trailer do filme:



A exibição faz parte da ‘Mostra Vitrine’, que traz dez produções de destaque e/ou premiados em festivais internacionais ao Cine Teatro de Cuiabá. A programação acontece sempre às terças, às 19h30, e os ingressos custam R$4 (inteira) e R$2 (meia).

A Mostra Vitrine Filmes é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Governo do Estado de Mato Grosso, Cineclube Coxiponés e Procev/UFMT. Mais informações sobre a mostra AQUI

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet