Os pet shops e clínicas veterinárias de Cuiabá estão proibidos de realizar serviços de banho e tosa, não considerados ‘essenciais’, até o próximo dia 5 de abril, pelo menos. A medida está no decreto nº 7.850, publicado no Diário Oficial de Contas de Mato Grosso em 23 de março de 2020.
Leia também:
Empresária de MT passa aniversário entregando marmitas e máscaras a caminhoneiros famintos
Segundo o decreto, as clínicas podem continuar atuando somente com serviços essenciais, venda de medicamentos ou produtos saneantes domissanitários. Também é necessário respeitar as medidas de controle de acesso e limitação de público nas áreas internas e externas, resguardando a distância mínima de dois metros entre as pessoas.
A equipe técnica de fiscais do Município das Secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Ordem Pública vão fiscalizar o cumprimento do decreto. As denúncias de estabelecimentos que cometam infrações podem ser feitas pelo telefone o (65) 3616-9614.
“A equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente está mobilizada para contribuir neste período de isolamento social, fiscalizando e fazendo cumprir a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, sempre com objetivo de manter o bem-estar da população de Cuiabá”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.
“Estamos tomando todas essas decisões para manter a saúde e segurança da população, para minimizar as consequências do Coronavírus na nossa Cuiabá. Por isso, é preciso que todos colaborem e sigam as novas medidas e também sigam as recomendações de higiene pessoal das organizações de saúde”, afirma o prefeito Emanuel Pinheiro.
A Prefeitura de Cuiabá, inclusive, afirmou que vai manter as medidas de isolamento decretadas, mesmo com o novo decreto do Governo do Estado, que define novos critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social. Em coletiva, o governador ratificou o fechamento de parques, cinemas e igrejas, porém permitiu a abertura e funcionamento de shopping centers, mercados e serviços funerários. Segundo o prefeito, no entanto, as medidas em Cuiabá continuam, e poderão mudar somente após avaliação dos resultados iniciais.