Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

EM BELO HORIZONTE

MC cuiabano vai representar Mato Grosso no 'Duelo de MCs Nacional' que ocorre neste final de semana

Foto: Divulgação

MC cuiabano vai representar Mato Grosso no 'Duelo de MCs Nacional' que ocorre neste final de semana
O cuiabano de 26 anos, MC Havel, irá representar Mato Grosso na mais importante batalha de MCs do Brasil, “Duelo de MCs Nacional”, que acontece em Belo Horizonte (MG) no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro. O MC foi o vencedor da etapa estadual e se prepara para improvisar nas batalhas com artistas de todo país. 

Leia mais:
Humberto & Ronaldo e ex-vocalista de Oz Bambaz são atrações confirmadas para o réveillon de Chapada dos Guimarães

Com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Felipe Rodrigues, o MC Havel, segue para Minas Gerais na quinta-feira (1°). O Duelo Nacional, como é mais conhecido, também completa dez anos agora em 2022.

Felipe conta que as seletivas, que garantiram seu ingresso no Duelo Nacional, foram as batalhas mais difíceis já enfrentadas por ele.

“Batalhei com MCs de muita categoria. Acho que dos outros estaduais, esse foi o que eu peguei a chave mais difícil”, avalia MC Havel. Ele ainda enfrentou Naia na final, a única mulher entre os 16 MCs que estavam no estadual.

Frequentador da Batalha da Alencastro, que ocorre no Centro de Cuiabá todas as quintas-feiras desde 2016, Havel conta que conheceu as batalhas de rima na internet. Ele lembra que o primeiro contato com essa arte foi ao ver o rapper Emicida no Youtube. “Foi quando eu comecei a arriscar algumas rimas em casa, mas tudo muito despretensioso”, comenta.

A Batalha de MCs, também conhecida como batalha de rap ou de rima, é um tipo de rap improvisado com letras que relatam o cotidiano, pedindo respeito e expondo demandas dos grupos sociais por meio das rimas. As famosas batalhas ainda contam com o apoio da plateia, que vota para escolher para o competidor que fez o melhor improviso.

“O Duelo Nacional reúne os melhores MCs de cada estado brasileiro, ou seja, com a participação do MC Havel, já estamos entre os melhores. O evento é a maior batalha de MCs do Brasil e talvez o único projeto da cultura Hip Hop nacional que contemple diretamente participantes de todos os 27 estados brasileiros”, destaca Jan Moura, secretário-adjunto de Cultura da Secel.

As batalhas em Belo Horizonte estão entre os principais encontros da cultura hip hop do país e são símbolo de resistência e ocupação do espaço urbano. Antes da pandemia, o Duelo de MCs de BH era realizado a cada 15 dias, embaixo do Viaduto Santa Tereza. O evento foi criado em 2007 pela Família de Rua, realizado sempre no mês de dezembro. O último Duelo Nacional com público foi em 2019. Em 2020 e 2021 o evento ocorreu virtualmente. 

“Eu me sinto preparado. A cena aqui em Cuiabá elevou o nível das batalhas e isso me deixa confiante, saber que a gente está de igual para igual com os outros estados que tem mais visibilidade e às vezes mais estrutura também”, conclui Havel. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet