Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

'MOTUMBÁ'

Exaltando a ancestralidade, Pacha Ana lança terceiro disco com show especial nesta sexta-feira

Foto: Arquivo Pessoal

Exaltando a ancestralidade, Pacha Ana lança terceiro disco com show especial nesta sexta-feira
Em Yorubá, idioma de origem nígero-congolesa falado pelos iorubás em diversos países ao sul do Saara, 'Motumbá' significa "A benção". Esse foi o nome escolhido para dar vida ao terceiro álbum da artista mato-grossense Pacha Ana, a primeira mulher de Mato Grosso a gravar um disco de Rap. Para o lançamento do novo trabalho, acontece nesta sexta-feira (3), às 20h, um show especial no Teatro Zulmira Canavarros. 

Leia mais: 
Coral da UFMT está com inscrições abertas para novos integrantes; confira como participar


Segundo Pacha, as composições são frutos das vivências no Candomblé e Umbanda, culturas milenares que fazem parte do cotidiano desde o início da carreira. Quem conhece seus álbuns anteriores, Omo Oyá (2018) e Suor & Melanina (2021), certamente notará uma mudança, não apenas sonora mas também lírica. Mais madura, dessa vez a artista traz canções cheias de sentimentos, vindas de suas raízes, dos encontros com o sagrado. 

Ao descrever o novo material, a artista revela que esse é um presente de Iansã e sua filha, compartilhado com o mundo para exaltar a força e a importância de seu Axé. Com 7 faixas, as sonoridades do álbum ecoam influências de ritmos afro-brasileiros como samba de terreiro, ijexá, carimbó e pontos cantados, aprendidos em seu terreiro. 

A produção musical é de Paulo Monarco, arranjos por Matheus Farias, com a participação de Paulinho Nascimento nas frequências graves pelas cordas do contra baixo e baixo acústico, e Virgílio Batukada assinando a percussão. Além das práticas de matriz africanas, as inspirações vem de cantoras negras da música brasileira como Luedji Luna, Xênia França, Juçara Marçal, Mc Tha, Leci Brandão e nomes importantes que já não estão mais entre nós, como: Clara Nunes, Serena Assunção. 

O disco carrega também a afirmação da cultura do povo de terreiro, considera ainda um tabu e motivação de perseguições. A produção do disco foi financiada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Estado do Mato Grosso (SECEL) através das Leis de incentivo à cultura, através do projeto Conexão das Artes, realizado pelo Instituto Casarão das Artes. 

O projeto contou também com apoio do Favelativa, instituição na qual a artista realiza desde 2016 projetos sociais tendo como ferramentas de trabalho como tema a música, poesia e sua religiosidade.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, clique aqui.

Show Motumbá

Acontece no próximo dia 3 de março, às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros, a estréia do 'Show Motumbá', um espetáculo de apresentação do novo trabalho musical de Pacha Ana. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser retirados mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet