Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

‘cat mosfera’

Cuiabana vende palha italiana de sabores diferenciados e quer abrir primeiro ‘cat café’ da cidade

Foto: Reprodução

Cuiabana vende palha italiana de sabores diferenciados e quer abrir primeiro ‘cat café’ da cidade

Apesar da pouca idade, Ana Clara Bezerra de Lima, de 18 anos, descobriu cedo a vontade de empreender. Quando trabalhou em uma cafeteria, a jovem conta que sentiu na pele as consequências da desvalorização dos trabalhadores e das cargas horárias exaustivas. Foi quando decidiu que abriria a própria empresa: o primeiro “cat café” de Cuiabá, uma cafeteria que une as palhas italianas e os brownies que ela faz sozinha com o amor pelos gatos. 

Leia também 
Aulas mensais de yoga ao ar livre no Parque Mãe Bonifácia: conheça jornalista que se tornou professora


O plano é abrir espaço para o público em 2024. Até lá, a “Cat Mosfera” funciona apenas na modalidade delivery, pelo IFood. Ana Clara conta que fez curso na Confeitaria Maskavo, em São Paulo (SP) para aprender a executar as receitas de doces com qualidade.

O foco da jovem é produzir palhas italianas perfeitas e com sabores diferentes, como cappuccino, limão e bicho de pé. 

“A palha italiana é nosso carro chefe, mas também fazemos brownies, brigadeiros e cookies. Decidi experimentar sabores diferentes como palha italiana de limão, cappuccino, coco e bicho de pé. Por enquanto os pedidos podem ser feitos pelo Ifood, fica disponível todo dia, mas terça e quinta-feira, por exemplo, são os dias reservados para os brownies”. 

Ana Clara começou a vender os doces ainda durante o ensino médio, quando estudava no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá.

A pandemia da covid-19 e a chegada da época de vestibular exigiram uma pausa na produção das palhas italianas. No final de 2022, uma viagem para São Paulo reacendeu a vontade da jovem de empreender. 

“Minha mãe descobriu um lugar chamado ‘Gato Pingado’, que também é um cat café. Começamos esse planejamento, conversamos com empreendedoras que estão no mercado há anos. Estamos estudando a melhor forma de trazer para Cuiabá. Estamos correndo atrás dos documentos, já conseguimos um local para poder desenvolver. Também estamos vendo o que vai precisar ser feito, a adaptação da cozinha. Todas essas questões mais práticas”. 

A jovem nasceu em Sinop (513 km de Cuiabá), mas se mudou para Cuiabá com seis anos. Quando chegaram na capital, ela e a mãe começaram uma ONG de proteção animal, a “Patinha de Luz”.

Ela conta que a mãe descobriu o amor pela veterinária, curso que se formou no ano passado. O plano é que gatos acolhidos por ONGs recebam os clientes em um cômodo especial da cafeteria. 

“O cliente vai poder entrar pagando uma taxa de R$ 10, que será usado para a alimentação e outros cuidados dos gatos. Vamos ter uma veterinária que será contratada por nós para ser responsável por eles. Então, qualquer problema que acontecer, vamos usar esse dinheiro para possíveis tratamentos”. 

Café, coworking e “Recanto dos Gatos”

Ana Clara explica que o projeto prevê a cafeteria dividida em três espaços: coworking, café e o “Recanto dos Gatos”, onde os felinos poderão receber o carinho dos clientes, que também vão poder adotar os gatinhos do cat café. 

“O cliente que gostar de algum dos gatos que conhecer lá, sentir afinidade, vai poder adotar. Vamos marcar um dia para conversar e depois visitar a casa da pessoa para verificar se está tudo certo para receber o gatinho”. 

O espaço da cafeteria, onde serão vendidos os doces que Ana Clara é apaixonada por fazer, também será “pet friendly”, ou seja, os clientes poderão ir ao local acompanhados de seus cães ou gatos. 

“Você vai poder levar seu pet para fazer companhia enquanto você estiver ali. Serão espaços separados, os gatos do Recanto dos Gatos não terão contato com os animais que estiverem na cafeteria. Estamos criando tudo de um jeito muito especial para os gatos e para os futuros clientes. É tudo muito meticuloso, precisamos organizar cada detalhe”. 


Empreendendo com propósito 

Idealista, Ana Clara pretende criar um “ambiente bom e receptivo” para os futuros funcionários da cafeteria para que experiências ruins de trabalho, como as que ela teve, deixem de ser realidade. A jovem explica que pretende implantar carga horária reduzida e possibilidade de trabalho remoto, por exemplo. 

“Quero criar algo que seja meu, mas com objetivo de fazer o funcionário ficar bem, que ele goste de trabalhar lá porque é um ambiente bom e receptivo. Não senti isso em nenhuma empresa em que trabalhei. Percebi que por mais que tudo seja movido pelo funcionário, ele não é bem recebido. Não tem espaço para o trabalhador descansar ou comer. Nada é pensado para eles, mas a empresa é movida por eles”. 

Por conta dos objetivos bem definidos e da pouca idade, Ana Clara já ouviu que era muito nova para conseguir tirar do papel o primeiro cat café de Cuiabá. Ela revela ter ficado triste no primeiro momento, mas decidiu acreditar em um “propósito”. 

“O que as pessoas falaram muito para mim é que eu era muito nova para conseguir realizar alguma coisa, lembro que na época fiquei muito mal, porque estava tentando realizar uma coisa. As pessoas têm essa ideia de que sou muito jovem. Não dei ouvidos, tem algo que me move, tem um propósito para realizar o que estou planejando”. 

Atualmente, Ana Clara está cursando Engenharia Elétrica no IFMT, mesma formação do pai. Muitas vezes, ela entra madrugada adentro fazendo palhas italianas e outros doces para garantir o cardápio de delivery no dia seguinte. O primeiro contato com a confeitaria chegou através da irmã mais velha, que também é uma das maiores aliadas nos sonhos da jovem. 

“Durante o período de pandemia, minha irmã me ensinou muito sobre confeitaria. Ela tinha uma empresa especializada em cookies. Uma vez uma pessoa que pediu no IFood reclamou da embalagem rasgada, fiquei muito triste, porque deu tanto trabalho. Mas minha irmã me acolheu, disse que sempre vão haver críticas e para eu acreditar no meu trabalho”.

 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet