Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Mostra

3° Mostra de Cinema promove igualdade racial e homenageia cineasta Joel Zito

Foto: Da Assessoria

Joel Zito

Joel Zito

Com objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre os filmes que abordam a cultura negra, Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), Sesc e Terra do Sol – Cultura e Inovação realizam a 3ª Mostra O Negro no Cinema.

Leia mais: 1° Festival de Teatro Cena Mato Grosso inicia primeira etapa em Primavera do Leste

O evento, que tem como grande homenageado o cineastra Joel Zito Araújo, ocorre entre os dias 19 a 23 de novembro, sempre às 19h, com entrada gratuita.

A abertura da Mostra, no dia 19, acontece no cinema do Shopping Pantanal com o documentário “Raça: um filme sobre igualdade”, do homenageado do evento Joel Zito.

Filmado de 2005 a 2011, a produção é uma parceria iniciada na década de 1990 entre o diretor e a documentarista norte-americana Megan Mylan, ganhadora de Oscar. “Juntos, trabalhamos para que o filme promova uma reflexão nacional sobre a desigualdade e identidade racial do país”.

Joel ainda lembra que a obra cinematográfica capta o debate sobre a superação da desigualdade racial no Brasil, incluindo cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no início deste século.

Para registrar esse momento histórico em que o debate racial se tornou constante na mídia e no discurso público, os diretores acompanharam de perto três personalidades negras que estavam, cada uma a sua maneira, na linha de frente dessa batalha pela igualdade. Entre elas, está o senador Paulo Paim, com seu esforço para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial”, no Congresso Nacional, em Brasília. Paim é autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.

A película também apresenta a luta de Miúda dos Santos, neta de africanos escravizados e ativista quilombola, pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. Junto com os moradores da região, Miúda briga contra um gigante do ramo da celulose, a empresa Aracruz.

“Raça” mostra ainda os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula durante todo o processo de criação e tentativa de consolidar seu canal TV da Gente. Fundado em 2005, no interior de São Paulo, o canal formado majoritariamente por profissionais negros foi idealizado pelo artista.

Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais. Joel é também um disseminador, curador e consultor de Mostras de Cinema Negro.

Programação Sesc Arsenal  (de 20 a 23 de novembro)


Dia 20: “Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado”, longa-metragem que revela uma das nossas maiores cicatrizes sociais: o turismo sexual e a exploração de crianças e adolescentes.

Dia 21: Curta “Retrato em Preto e Branco e o longa “Filhas do Vento”. O primeiro é um documentário sobre a mídia e relações raciais no Brasil, já o segundo é uma produção de ficção.

Dia 22: Exibição do curta “Vista a Minha Pele” e do documentário “A Negação do Brasil”.

Dia 23: “O Efêmero Estado União de Jeová”,documentário de longa-metragem para televisão sobre o sonho messiânico de curta duração de Udelino de Matos, que tentou formar um estado camponês com a população de maioria negra do norte do Espírito Santo, nos anos 50.

Serviço:

3ª Mostra O Negro no Cinema
19 de novembro / Cine Araújo
20 a 23 de novembro / Sesc Arsenal
19h
Entrada Franca
Para mais informações: 65 8119-6628
jptraven@terra.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet