Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

tributo à watterson

Após duas décadas, legião de fãs retrata fama de Calvin & Haroldo ao redor do globo em documentário

Foto: Bill Watterson

Calvin & Haroldo

Calvin & Haroldo

Subversivo e anarquista, esta é a definição para uma das histórias em quadrinhos mais disseminada pelo mundo, e que conta as desventuras de um garoto e seu tigre de pelúcia. Já são quase duas décadas desde que o criador Bill Watterson decidiu encerrar a série de Calvin & Haroldo, em 1995. Nos idos dos anos 80 e 90, Calvin e Haroldo povoaram a imaginação das crianças, com deliciosas expedições, com questionamentos por vezes profundos sobre a vida, mas, sua principal função foi incitar sonhadores. Para homenagear a história do cartunista, o diretor Joel Schroeder lançou neste mês nos Estados Unidos, o documentário “Querido Sr. Watterson: Uma expedição sobre Calvin & Haroldo”.

O documentário visa captar o impacto na história dos quadrinhos de Calvin e seu tigre. “Calvin e Haroldo dominaram as tiras de domingo em centenas de jornais por mais de 10 anos, tendo um profundo efeito em milhões de leitores ao redor do globo. Quando o criador, Bill Watterson retirou o quadrinho em 1995, leitores devotos sentiram a falta da voz de Calvin e Haroldo”, diz introdução sobre o documentário.

É justamente nestes leitores que inspirados por uma vida com Calvin e Haroldo que o documentário “Querido Sr. Watterson” irá trazer para as telonas. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

A narrativa confessa uma profunda admiração pelo criador dos quadrinhos. “Uma verdadeira carta de amor à Watterson”, disse a crítica americana. O diretor garante que a intenção do filme não é ir atrás do cartunista, mas trazer a tona uma legião de fãs que foram influenciados pelas aventuras de Calvin e Haroldo. O documentário também aborda a aversão de Watterson pela ‘propaganda’, que não comercializou a imagem dos seus personagens.

Com uma filosofia que incita questionamentos aos seus leitores, como por exemplo, a tirinha em que Calvin observa uma árvore cortada e diz “a prova de que existe vida inteligente fora da Terra é que eles não tentaram contato conosco”. Com simplicidade de traço e de roteiro, com pitadas de ironia, Watterson fez com que muitas gerações de crianças e jovens, aprendessem com Calvin, a sempre continuar suas aventuras, para cultivar seus sonhos pueris.

“Faz mais de uma década desde o fim da Era de Calvin & Haroldo. Watterson manteve um perfil tímido durante este tempo (...) e apesar do seu estilo de vida quieto, Senhor Watterson continua sendo lembrado e apreciado todos os dias pelos fãs que continuam apaixonados pela coleção do seu trabalho. Senhor Watterson inspirou e influenciou milhões de pessoas com Calvin & Haroldo. Jornais e livros podem recordar, mas, o impacto humano e o valor de sua arte, talvez sejam impossíveis de mensurar”, acrescenta a introdução sobre o filme.

O filme não procura encontrar Bill Watterson ou invadir a sua privacidade, é uma ‘expedição para descobrir porque o seu simples quadrinho pode ter um impacto em tantos leitores da década de 80 e 90, e porque até hoje continua a significar muito para todos nós’.

O poder de sonhar e imaginar é o que todos os leitores de Calvin & Haroldo puderam cultivar através das vivências de um esperto garoto de seis anos em suas desventuras com talvez, aquele que seja seu único amigo, um tigre de pelúcia que ganha vida aos olhos criativos do seu dono.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet