Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

homenagem à joel zito

Mostra "O Negro no Cinema" promove reflexão sobre tema, a partir desta terça-feira em Cuiabá

Foto: Divulgação

Joel Zito

Joel Zito

A mostra “O Negro no Cinema” está em sua terceira edição em Cuiabá, cujo objetivo é proporcionar um momento de reflexão sobre os filmes que abordam a cultura negra, na perspectiva de afirmação, em favor da difusão da imagem positiva da raça. A abertura acontece ocorre no dia 19 de novembro no Pantanal Shopping, e conta com a presença do homenageado nesta edição, o premiado cineasta brasileiro Joel Zito.

De 19 a 23 de novembro, a mostra acontece em Cuiabá, sendo que após a sessão de abertura no Pantanal Shopping, os demais dias, os filmes serão passados no SESC Arsenal, sempre às 19h e com entrada gratuita.

“Há vinte anos Joel produz documentários e filmes de ficção sobre temas sociais relevantes para o país, especialmente para a população afro-brasileira”, destaca o produtor da Mostra, José Paulo Traven, ressaltando que o novo projeto do cineasta será filmado em Mato Grosso.

Trata-se do filme Sete Estações, cuja temática é inspirada na expedição que o antropólogo francês Claude Levi Strauss fez em Mato Grosso, em 1938. “A produção terá como protagonistas Lázaro Ramos e Thaís Araújo, e o argumento é do historiador, doutor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso João Antônio Lucidio”.

Na estreia será exibido o longa-documentário: Raça – Um filme sobre igualdade, rodado de 2005 a 2011. A produção é uma parceria, iniciada na década de 1990, entre Joel Zito e a documentarista norte-americana Megan Mylan, ganhadora de Oscar.

“Juntos trabalhamos para que o filme promova uma reflexão nacional sobre a desigualdade racial e a identidade racial do país”, afirma Joel, destacando que a obra capta o debate sobre a busca da superação da desigualdade racial no Brasil com cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no início deste século.

Para registrar esse momento histórico em que o debate racial se tornou constante na mídia e no discurso público, os diretores acompanharam de perto três personalidades negras que estavam – cada uma a sua maneira – na linha de frente dessa batalha pela igualdade. Entre elas, está o senador Paulo Paim – com seu esforço para sancionar a lei do “Estatuto da Igualdade Racial” no Congresso Nacional, em Brasília. Paim é autor do projeto original que demorou quase uma década para ser aprovado.

A película também apresenta a luta de Miúda dos Santos – neta de africanos escravizados e ativista quilombola – pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo. Junto com os moradores da região, Miúda briga contra um gigante do ramo da celulose, a empresa Aracruz.

“Raça” mostra ainda os bastidores da trajetória do cantor, apresentador e empresário Netinho de Paula durante todo o processo de criação e tentativa de consolidar seu canal TV da Gente. Fundado em 2005, no interior de São Paulo, o canal formado majoritariamente por profissionais negros foi idealizado pelo artista.

A Mostra é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), Sesc e Terra do Sol – Cultura e Inovação, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Estado, e apoio cultural da Baobá – Fundo para Equilíbrio Racial, Fordfoundation, Casa de Criação Cinema e coletivo Todavia.

Sobre o homenageado – Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais. Joel é também um grande disseminador, curador e consultor de Mostras de Cinema Negro.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP.
Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas em Austin.

Professor convidado do Departamento de Radio-TV-Film da University of Texas – Austin (agosto/2001 a junho/2002) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo (2000-2001). Coordenador pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema em Cuiabá (Out/2006 a Out/2008), Universidade de Cuiabá e MISC – Museu de Imagem e do Som de Cuiabá e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema de Cabo Verde (Mindelo) no M_EIA Instituto Internacional de Arte (jan a junho de 2011).

Programação

No dia 20, será projetado o filme "Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado".

“Retrato em Preto e Branco” é um curta-metragem que ganha a tela no dia 21, juntamente ao longa-metragem “Filhas do Vento”.

No dia 22, a mostra tem início com a exibição do curta “Vista a Minha Pele” e em seguida, o público confere o documentário “A Negação do Brasil”, um filme de longa-metragem sobre os preconceitos, tabus e a trajetória do personagem negro na telenovela brasileira.

Encerrando a programação, no dia 23, será exibido O Efêmero Estado União de Jeová - documentário de longa-metragem para televisão sobre o sonho messiânico de curta duração de Udelino de Matos, que tentou formar um estado camponês com a população de maioria negra do norte do Espírito Santo, nos anos 50. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet