Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

Com nova turnê, Gabriel o Pensador se apresenta no Planeta Atlântida RS

Dezesseis anos depois de participar pela primeira vez do Planeta Atlântida do Rio Grande do Sul, o rapper Gabriel o Pensador voltará ao festival em 2014 para um show no dia 8 de fevereiro, no Espaço Camarote. Faz tempo, mas o carioca ainda lembra da apresentação em 1998. O festival será realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, na praia de Atlântida, no Litoral Norte gaúcho.
“Lembro, é claro. Estava amanhecendo. A gente tem uma expectativa muito boa de participar. É música com astral pra cima”, disse o compositor em entrevista ao G1. O cantor esteve na edição de Santa Catarina neste ano, onde fez dois shows (veja abaixo a íntegra do show do cantor no Planeta SC).

Atualmente, o rapper está em turnê para divulgar o mais recente álbum, "Sem Crise", o sétimo da carreira. O CD chegou às lojas no início de 2013, após sete anos sem lançamento. O hiato, no entanto, parece não ter incomodado o carioca.
“Fiz o disco sem muita pressa, em doses homeopáticas. Estava em vias de ficar pronto quando escrevi 'Linhas Tortas'. Essa música serviu como um catalisador para o resto do disco. O impacto positivo da música me deu muito gás para voltar com uma turnê nova”, explicou o cantor.

Planeta Atlântida tem novo lote de ingressos
A letra de “Linhas Tortas” surgiu após uma polêmica ocorrida no Rio Grande do Sul. "Eu gosto muito de cantar [a música]. Fui convidado a participar de um projeto grande da Prefeitura de Bento Gonçalves. Mas foi mal visto dentro da Feira do Livro, pelos gastos. Isso me deixou com uma sensação de mal-estar”, recorda. “Então fiz uma música que acabou falando da minha vida, do que gosto de fazer. Acabei olhando para a minha profissão, para o meu lado letrista. Era o desabafo mais urgente que eu precisava fazer”, revela o rapper.
Na ocasião, o artista foi criticado quando alguns participantes do evento descobriram que a prefeitura do município pagaria R$ 170 mil por seus serviços, incluindo um show e a distribuição de 2 mil livros infantis. O carioca devolveu o dinheiro e participou do evento sem cobrar cachê.
A relação com o Rio Grande do Sul também vem de família. O pai é porto-alegrense e a avó nasceu em Alegrete, na Fronteira Oeste. “Tenho esse carinho. Não pelo sangue, mas pelas lembranças”, pontua, ao referir-se às visitas familiares que fazia ao estado quando era criança.
Quando surgiu na cena musical brasileira, ainda nos anos 90, Gabriel logo empilhou sucessos polêmicos como “Lôrabúrra”, “Retrato de um Playboy (Juventude Perdida)” e “Tô Feliz, Matei o Presidente”. Canções que devem estar no repertório que será levado ao Planeta Atlântida. “É um show de carreira, digamos assim. Normalmente tem seis músicas do disco novo. Eu gosto muito de cantar ‘Linhas Tortas’ e ‘Solitário Surfista’, que tem uma vibe muito boa quando tocada ao vivo. Outra é ‘Tudo Certo’, canção que também nasceu no Rio Grande do Sul”, pontua.
A música de 1999 tem um trecho de “É Disso que o Velho Gosta”, composta pela cantora nativista Berenice Azambuja e Gildo Campos na década de 1980. Outras músicas que fizeram parte do setlist apresentado no Sapiens Parque, em Florianópolis, em janeiro, e não devem ficar de fora são “Cachimbo da Paz”, “2345meiasete8” e “Até Quando”.

Planeta Atlântida 2014
O festival está marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro na sede campestre da Saba, na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte gaúcho. Os ingressos estão à venda nas Lojas Renner de Porto Alegre e cidades do estado, além do site oficial do evento. Nos mesmos locais também deverá ser feita a retirada das entradas compradas via internet, sem cobrança de taxa de conveniência.
A organização do festival já confirmou o line-up completo, que terá atrações internacionais como The Offspring, Ne-yo e Donavon Frankenreiter. Também estão na lista nomes nacionais como Só Pra Contrariar, Skank, Jota Quest, Ivete Sangalo, O Rappa e Jorge & Mateus
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet