Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Ford traz ao Brasil programa de desenvolvimento de apps

A Ford anunciou nesta terça-feira (28), em entrevista coletiva na Campus Party Brasil 2014, que irá abrir seu programa de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Sync AppLink – seu sistema de conectividade entre carros e smartphones – para campuseiros e visitantes do evento, que acontece no Anhembi, em São Paulo.

Com o Sync, o motorista pode usar comandos de voz para fazer ligações telefônicas, trocar a estação de rádio ou até regular a temperatura do ar-condicionado. A tecnologia da Ford para trazer as funções dos smartphones para dentro dos carros tem ainda reprodução de músicas e navegação por GPS.
O Ford Developer Program havia sido lançado originalmente na edição de 2013 da Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas (EUA). "Nós temos um foco muito claro globalmente em desenvolvimento", afirmou na Campus Party Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos para a Ford na América do Sul.

No exterior, a empresa conta hoje com 66 apps ativados por comandos de voz para os veículos da linha Sync com smartphones compatíveis nas plataformas Android, BlackBerry e iOS. O site do programa (veja aqui) traz informações sobre o kit de desenvolvimento.

Na Campus Party, a empresa anunciou três apps para o mercado nacional: TuneIn (de rádio on-line), Glympse (permite que usuários compartilhem entre si suas respectivas posições num mapa) e Napster.

Para Golfarb, a exigência da montadora de aplicativos comandados pela voz é um diferencial. "Todos nossos aplicativos tem que ser operados assim. Essa é a diferença de operar seu dispositivo em uma mesa e em um carro em movimento", afirmou. "Esses apps serão desenvolvidos com essa visão."
De acordo com o executivo, o acesso ao Ford Developer Program será gratuito. A Ford não anunciou o modelo específico de automóvel nem a data de lançamento do serviço que será compatível com os apps desenvolvidos pela plataforma. A previsão é de que aconteça ainda em 2014. "Como engenheiro, quero que muitos apps brasileiros sejam aprovados e usados em todo o mundo", afirmou Golfarb.
A projeção da Ford é de que, até 2015, 14 milhões de veículos estejam equipados com o Sync, a maioria com AppLink. Aproximadamente, 2 milhões já usam o sistema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet