Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Café e Artes

Inauguração de café traz gastronomia e saraus semanais ao Museu Histórico; Conheça!

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Inauguração de café traz gastronomia e saraus semanais ao Museu Histórico; Conheça!
Por vezes, alguns espaços públicos são esquecidos. Todo o acervo, atividades desenvolvidas e materiais culturais ficam de lado por um tempo. Até que algo impulsiona o movimento, chama pessoas e promove maior conforto para visitações. É pensando nisto que foi inaugurado no Museu Histórico de Mato Grosso o Café e Artes.

Leia mais: Alunos de teatro homenageiam personalidades históricas de Mato Grosso através de estátuas vivas

O café em si é pequeno e aconchegante. A decoração é constituída de vários objetos antigos, como máquinas de costura, rádios e caixas registradoras. Em uma estante com acervo bibliográfico disponível para os visitantes, uma máquina de escrever foi colocada para que alunos possam experienciar o objeto tão utilizado antigamente.

De acordo com a coordenadora do Museu Histórico de Mato Grosso, Flávia Taques, o café nasceu de uma parceria entre a instituição e a Associação Cultural Cena Onze. A inauguração do espaço aconteceu na sexta-feira (19) passada com apresentações musicais e muita festa. O evento deu tão certo que será feito toda a semana.



Nesta sexta-feira (26), acontece o segundo sarau, das 18h às 22h. Haverá novamente apresentações de artistas convidados. Para comer, o Café disponibiliza diversas opções, dentre tortinhas, salgados, aperitivos regionais e doces. Para beber, além dos tradicionais café e cappuccino, há refrigerantes, chocolates, whisky, vodca e outros destilados.

“Nos saraus, nós montamos um mini palco e vamos sempre convidar um artista para o dia em questão. Neste segundo evento, por exemplo, teremos a apresentação de 15 violinistas, todos crianças. Será ótimo”, disse Flávia.

O Museu Histórico tem a estrutura de um casarão cuiabano. No centro, aquela pequena “pracinha” foi reutilizada de forma a mais pessoas utilizarem o café. As mesas ficam de frente para as salas de exposição, proporcionando uma vista agradável do acervo e do casarão em si. Em uma sala na qual se chega através do Café e Artes, há uma loja com produtos regionais, desde livros de autores mato-grossenses, até artesanatos de índios xavantes.



Além disto, qualquer pessoas que visitar o café ou ir em um dos saraus, poderá visitar gratuitamente o acervo do museu.

Serviço

O Café e Artes fica localizado dentro do Museu Histórico de Mato Grosso. Endereço: Praça da República, número 131, Centro de Cuiabá (Ao lado do Palácio da Instrução).

Facebook do museu: Clique AQUI
Facebook do Café e Artes: Clique AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet