Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

inovação

Cientistas criam dispositivo que deixa qualquer objeto invisível

Foto: Reprodução

Cientistas criam dispositivo que deixa qualquer objeto invisível
Ao que tudo indica, você não precisa de super poderes para tornar objetos invisíveis. Segundo um dispositivo recentemente criado por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, qualquer coisa pode desaparecer – ou melhor, ser escondida – com o uso de materiais simples.

Com apenas quatro lentes, focais e objetivas, e luz, os pesquisadores criaram um sistema, uma espécie de capa de invisibilidade, tido como o primeiro dispositivo “tridimensional transmitindo invisibilidade multidirecional constantemente”, o que significa que as lentes são capazes de dobrar a luz direcionada a elas, fazendo-a passar por um objeto como se o mesmo não estivesse lá.

A explicação foi dada pelo professor de física da universidade John Howell, que liderou o experimento junto com o estudante de pós graduação Joseph Choi. A partir de um determinado ponto entre as lentes, o objeto a ser visto fica oculto, técnica muito utilizada em camuflagens, que parecem perfeitas se vistas pelo lado “certo”, de frente para a imagem.

Os cientistas então fizeram cálculos para acertar o ponto ideal e determinar a distância entre as lentes, conseguindo encontrar uma fórmula onde o fundo do que é observado pelas lentes não se altera nem um pouco, independente do quanto se está longe ou perto da imagem observada. Os cálculos ópticos ainda precisam evoluir mais, segundo eles, para que possam ser utilizados em experimentos maiores e melhores.

O vídeo abaixo, em inglês, apresenta o processo da pesquisa. Olha só:



Todas as fotos: Reprodução/Universidade de Rochester
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet