Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

importante

Câncer de pâncreas: Veja como prevenir e tratar a doença

Foto: Reprodução

Câncer de pâncreas: Veja como prevenir e tratar a doença
O câncer de pâncreas é uma doença grave, que mata diversas pessoas no mundo todo. Responsável por 2% dos diagnósticos de câncer e 4% das mortes pela doença (segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA).

Leia mais: Leite: Vilão ou mocinho? Entenda a discussão dos nutricionistas acerca da bebida

A doença atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos, e atingiu famosos como Steve Jobs e Patrick Swayze. Os cuidados, então, são feitos com exames periódicos como a ecoendoscopia, já que quanto antes o câncer for identificado, mais fácil de tratá-lo.

Em caso de detecção tardia, o tempo de sobrevida do doente varia de seis meses a cinco anos, ou seja, só o diagnóstico precoce traz mais chances de cura, segundo Roberto Barreto, diretor técnico do Centro de Endoscopia Cuiabá (CEC) e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed-MT).

“Por ser um tipo de tumor muito agressivo, quanto mais cuidados o paciente tiver, melhor. Evitar o uso de cigarros e o excesso de álcool são medidas importantes para a prevenção do câncer de pâncreas. Mas é necessário que a partir dos 50 anos, idade mais comum para o aparecimento da doença, o paciente tenha o cuidado de procurar orientação médica para a necessidade da realização da ecoendoscopia”, disse o especialista.

Roberto afirma, ainda, que os sintomas da doença podem não ser muito evidentes, como dores leves ou fortes no abdômen que irradiam para as costas, perda de apetite e peso, cansaço, anemia e diabetes tipo dois.

Ecoendoscopia


A ecoendoscopia é considerada um dos melhores procedimentos para analisar o pâncreas e as paredes do estômago. O procedimento é aliado na prevenção do câncer de pâncreas.

“A ecoendoscopia é um exame diferenciado, avaliado como o ‘padrão ouro’, pois é superior à tomografia e à ressonância na detecção de pequenas lesões do pâncreas, consideradas precoces. Além disso, é o único exame que permite a coleta de material das lesões suspeitas através da punção ecoguiada com agulha fina” explicou Roberto.

Em Mato Grosso, a ecoendoscopia pode ser encontrada no Centro de Endoscopia Cuiabá (CEC).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet