Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Exótica

Striptease, sensualidade e mistério marcam sessão do Cineclube Coxiponés

Foto: Reprodução

Striptease, sensualidade e mistério marcam sessão do Cineclube Coxiponés
Sensualidade e mistério marcam a sessão do Cineclube Coxiponés desta quinta-feira (09). O filme que será exibido é o canadense “Exótica” (2004), de Atom Egoyan, diretor pouco visto no Brasil, mas que possui um cinema pulsante pela força de suas imagens e trilha sonora. A sessão começa às 19 horas, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais: No dia do nordestino, conheça escritores e cantores dessa região

Em “Exótica”, a história é narrada em torno de um clube de striptease nos arredores de Toronto. Na boate, a grande atração é a performance da personagem Christina (Mia Kirshner), estrela do local por causa de sua sensual caracterização como colegial.

Essa é a dança preferida de Francis (Bruce Greenwood), um solitário auditor frequentador assíduo. O ambiente misterioso que envolve esses personagens mistura-se a lembranças trágicas do passado nas quais se encontram o DJ Eric (Elias Koteas), ex-namorado de Christina, Thomas (Don Mckellar), dono de um pet shop e contrabandista de animais e Zoe ( Arsinee Khanjian), a proprietária do clube “Exótica”.

Francis, por sua vez, na sua insistência em ver Christina todas as noites, desperta o ciúme do DJ Eric, cujo voyerismo acompanha a relação da dançarina com o cliente. Por trás do envolvimento de Francis e Christina há algo não resolvido que o filme apresenta de maneira tensa, soturna e cercada de mistérios. Soma-se a isso, a outra estranha relação que Francis possui com a adolescente Tracey (Sarah Polley), garota que trabalha como babá em sua casa, e cuja presença parece trazer ao patrão certo conforto em relação ao seu passado familiar.

A montagem, a fotografia e a trilha sonora (Michael Danna) do filme acentuam o suspense em relação a história contada em flash back, com tons do gênero policial e o thriller psicológico, mas que não se rendem a uma estratégia linear ou de fácil adesão da audiência. Aos poucos, o filme vai fornecendo elementos de um quebra-cabeça que pode não parecer plenamente montado ao final do filme.

De acordo com a assessoria da UFMT, “Exótica” compõe o ciclo de filmes exibidos em outubro pelo Coxiponés, que relacionam o universo feminino a temas que envolvem o corpo, o sexo e o suspense psicológico. Na semana que vem será exibido “O Último Tango em Paris” (Bernardo Bertolucci) e fechando o mês o polêmico “Azul é a Cor Mais Quente” (Abdellatif Kechiche).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet