Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

29 de outubro

Hoje é o dia do nhoque! Conheça a tradição e aprenda uma receita do Chef

Foto: Reprodução

Hoje é o dia do nhoque! Conheça a tradição e aprenda uma receita do Chef
No dia 29 de outubro é comemorado o dia do nhoque da sorte, ou do nhoque da fortuna. De acordo com o chef Raphael Maimoni, do restaurante Dom Agostinho, a data surgiu de uma lenda que conta que São Pantaleão, nesta data, perambulava num vilarejo da Itália vestido de andarilho. Faminto, ele bateu na porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas mesmo assim não exitou em dividir eu nhoque com ele, e ficaram sete massinhas para cada um.

Leia mais: Festival de Gastronomia promete cardápio típico de feira reinventado por chefs gourmet

São Pantaleão comeu, agradeceu e se foi. Quando a família foi recolher os pratos, no entanto, descobriu que embaixo de cada prato havia muito dinheiro. Por esta razão, todo dia 29 é comemorado o dia do nhoque da fortuna ou da sorte. Neste dia, quem comer a massa deve colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos de pé, fazer um pedido cada pedaço e só depois comer à vontade.

O nhoque, ou inhoque (do italiano gnocche, plural gnocchi) é uma massa preparada com batata e farinha de trigo, típica da culinária italiana. Muitos chefes produzem a massa de outros tipos, como abóbora, mandioca, mandioquinha, salsa, etc. O nhoque é versátil e aceita diferentes tipos de molho como os tradicionais bolonhesa e três queijos ou inovadores, como o de peixe seco e o de cream cheese, criados pelo chef Raphael e presentes no cardápio do Dom Agostinho.

Confira agora uma receita do chef Raphael Maimoni para cozinhar no dia do Nhoque, e não se esqueça do ritual!

Nhoque de Mandioca


Ingredientes


1 kg de mandioca cozida e muito bem amassada
300 gr de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto

Modo de preparo

Misturar bem a farinha, o sal com a massa de mandioca e o ovo. Fazer “cobrinhas” na espessura de um dedo e cortar com aproximadamente 5cm.

Para cozinhar: ferver bastante água e colocar a massa, assim que os nhoques subirem retirar e colocar na assadeira, cobrir com molho a gosto, colocar queijo parmesão e gratinar no forno.

Dica: colocar a farinha de trigo nem uma panela e colocar no fogo, mexendo sempre, por 5 min e misturar com a massa de mandioca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet