Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

inovações

3 inovações que podem mudar sua vida num breve futuro

Foto: Reprodução

3 inovações que podem mudar sua vida num breve futuro
O futuro chegou e a prova disso são as constantes inovações que têm surgido e impactado as nossas vidas positivamente. Enquanto você lê esse post, pessoas no mundo inteiro trabalham para criar soluções e apontar novas alternativas para desafios vividos atualmente. O fato é que as mudanças têm chegado mais rápido do que poderíamos imaginar algum tempo atrás. No post de hoje, listamos algumas inovações que já estão fazendo a diferença e que vão impactar as nossas vidas ainda mais daqui para frente:

1) Ônibus que anda por cima dos carros

Atualmente os chineses do Shenzhen Huashi Future Parking Equipment estão em vias de realizar seu grande projeto: um ônibus túnel, que passa por cima dos carros, sem atrapalhar o tráfego. Batizado de Land Air Bus, o veículo – parecido com um vagão de metrô – carrega os passageiros na parte superior e, como tem o formato de um arco, os carros podem passar tranquilamente por debaixo dele.

Além de diminuir o trânsito nas avenidas e ruas em aproximadamente 30%, o transporte é projetado para ser ecofriendly, utilizando painéis solares e elétricos para locomoção, o que acaba evitando a liberação de 2.640 toneladas de CO2 na atmosfera. A rapidez na construção do percurso também impressiona: em apenas um ano dá para entregar 40 km de via, diferente de um metrô, que leva até três anos ou mais para ficar pronto. Além disso, a obra tem custo de até 10% a menos.



2) Folha artificial que produz oxigênio

A invenção tem o formato e a função principal de uma folha: fazer a fotossíntese e liberar oxigênio. Intitulada Silk Leaf, a primeira folha biológica pode ser uma alternativa fantástica para quebrar barreiras do homem, explorar o espaço e respirar melhor em cidades onde há grandes índices de poluição.

Criado por Julian Melchiorri, formado na universidade britânica Royal College of Art, a folha é feita de proteínas de seda (resistentes às viagens espaciais) e contém extrato de cloroblastos – parte da planta responsável por realizar a fotossíntese. A Silk Leaf tem a mesma capacidade de produzir oxigênio que as folhas naturais. E também precisa dos mesmos elementos para fazer a fotossíntese: CO2, água e luz. De acordo com Melchiorri, o material de que é feito a folha absorve água e CO2 e produz energia da mesma forma que a natureza.



3) Louça auto-lavável

O estúdio sueco de design Tomorrow Machine, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, criou o conceito de utensílios com revestimento superhidrofóbico (água) e oleofóbico (hidrocarbonetos), prometendo repelir quase que completamente todo o líquido, semelhante à folha de lótus. Através da nanotecnologia, cria-se uma barreira de ar em sua superfície, que repulsa água, óleo e outras sujeiras.

Com durabilidade, os utensílios também permitem poupar água, energia elétrica e dinheiro. Os criadores garantem que o produto será ecofriendly durante o processo de fabricação e ciclo de vida, pois não necessita de substâncias químicas e nem água. Por enquanto, ainda é um protótipo e requer mais estudos, mas já dá pra ir sonhando em não ter que lavar mais louça.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet