Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

EM CUIABÁ

Brie Restô: Chef lança livro de receitas e poesias e fala sobre cozinha internacional do restaurante

Foto: Olhar Conceito

Brie Restô: Chef lança livro de receitas e poesias e fala sobre cozinha internacional do restaurante
Um pedacinho do mundo no meio da quente Cuiabá. Filmes em preto e branco na parede de entrada; letra da música “Rien de Rien”, de Edith Piaf, por todos os lados; luz vermelha, decoração romântica, lateral de vidro com vista para a cidade. O BrieRestô está na cidade há alguns meses, e o sucesso fez até com que o primeiro restaurante de Eliane Carvalho, em São Paulo, fosse reformado para parecer mais com o do Centro-Oeste. 

Leia mais: Depois de conquistar a noite, Brie Restô inaugura o almoço com cardápio novo e ágil; veja fotos

Eliane lançou seu livro de receitas em São Paulo na última sexta-feira (28), na livraria da vila do Shopping Higienópolis. Segundo a chef, no entanto, este não é um livro convencional: “Para cada receita, há um poema de Gabriel Chalita. Ele tem mais de 50 livros editados e é conhecido pela inteligência”, conta Eliane.

Ela explica, ainda, que a diagramação é diferenciada, cada página tem uma cor diferente, e que é um livro de receitas originais e de sua autoria: “Só uma das receitas que eu uso aqui no Brie. As outras são originais. Eu sempre quis publicar um livro, mas nunca tive tempo. Demorei um ano para fazer esse”, conta.

Sobre seu restaurante em Cuiabá, ela explica que, assim como em seu livro, as influências são internacionais: “O brie não é um restaurante francês, nós temos receitas do mundo todo no cardápio, e até mesmo influências brasileiras e cuiabanas”.

Outra preocupação de Eliane, é a de desmistificar a ideia de que o Brie é caro: “As pessoas pensam ‘ah, um restaurante francês, deve ser muito caro’, mas não é. Antes de abrir o restaurante nós fizemos uma pesquisa pelos restaurantes de Cuiabá, e fizemos nosso cardápio na mesma base de preço”, explica.

E, apesar do preço acessível, o ambiente é intimista. Lugares suficientes para um jantar ou almoço aconchegante, sem ter que disputar a cozinha ou dividir lugares, o cliente pode ficar à vontade para suas comemorações particulares. O Brie Restô é adequado para aniversários, dia dos namorados, encontros românticos, ou qualquer outro tipo de acontecimento que exija privacidade, ainda que publicamente.

Eliane conta que o prato mais pedido é o Filet Brie, uma peça de filet mignon coberta com queijo briê e risoto de aspargos, mel e amêndoas. Suas sugestões, no entanto, são outras: “Eu incentivo as pessoas a pedirem coisas diferentes”, conta. A chef sugere Confit de pato ou o Taglioni com camarões. Para a sobremesa, a sugestão é o crème brulée com pistache. 


Pato Confit - Sugestão da Chef (Foto: Olhar Conceito)


Taglioni - Sugestão da Chef (Foto: Olhar Conceito)

Alguns dos principais pratos, assim como a decoração, fazem menção à França. Eliane conta que antes de abrir o restaurante, passou 45 dias em Paris visitando restaurantes, cafés e pegando referências. “Eu e a Bianca chegamos aqui com o restaurante pronto na nossa cabeça”, conta.

Uma das novidades anunciadas há pouco tempo foi a de que o Brie Restô agora abre no horário de almoço: “No almoço todos os pratos custam 44 reais, e temos opções mais leves, sem carboidrato, sem glúten”, explica a chef.

O Brie Restô fica na Rua Presidente Marques, 35, no segundo andar do espaço La Provance. Mas, assim como afirma Eliane, com entrada separada: “As pessoas podem vir no Brie sem nem passar pelo La Provance”, conta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet