Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dor na coluna

Veja como detectar causas da dor nas costas, que atinge 80% da população mundial

Foto: Reprodução

Veja como detectar causas da dor nas costas, que atinge 80% da população mundial
A dor nas costas, problema que atinge cerca de 80% da população durante a vida (dados da Organização Mundial de Saúde – OMS), pode ser, na maioria das vezes, diagnosticada e tratada clinicamente, sem precisar de cirurgia.

Leia mais: Veja dicas do endocrinologista para não exagerar nas festas de final de ano

A queixa de dores na coluna é a mais ouvida pelos ortopedistas, é responsável por um terço das queixas reumatológicas, e está em segundo lugar no ranking de motivos mais comuns para a visita ao clínico geral, perdendo apenas para a dor de cabeça.

O radiologista médico Dr. Sérgio Castelo Branco afirma que “As alterações degenerativas, como desgastes da parte óssea (vértebras) ou das partes moles (discos, ligamentos, medula, musculatura), são os causadores número um de sintomas da coluna. Frequentemente estes desgastes estão relacionados à idade ou sobre-esforço da coluna”.

De acordo com o especialista, o desgaste pode ser prevenido se percebido desde cedo. “Todas as doenças da coluna conseguem ser diagnosticadas de forma eficaz por uma ressonância magnética. Ao sentir os primeiros sintomas, que acontecem em forma de dor localizada ou dor irradiada (aquela dor que começa em um ponto do corpo e percorre para outras partes), procure um médico que solicitará exames complementares”, reforça.

Diagnóstico completo

Os sintomas podem partir de alterações ósseas ou de quando as partes moles são afetadas, como um disco intervertebral. A partir daí, as dores são mais intensas ou mais agudas: “Um desgaste no disco intervertebral vai comprimir os nervos ou a medula, e isso leva aos sintomas. Por isso a Ressonância Magnética é o exame ideal para estes casos, já que é o único que detecta alterações em todas as partes da coluna, ósseas e não ósseas”, comenta o especialista.

Para o Dr. Sérgio, a importância no diagnóstico precoce está em evitar possíveis desgastes maiores, ou sem volta. Dados do INSS, por exemplo, afirmam que a dor nas costas está entre os principais motivos de aposentadoria por invalidez no Brasil. “Alguns casos podem levar a uma lesão muito intensa, ou muito duradoura, tornando-a uma lesão definitiva. O ideal é sempre evitar chegar a este ponto”, conclui.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet