Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Hackers invadem perfis do "New York Post" e da agência "UPI" no Twitter

Uma das postagens atribuía ao papa a seguinte frase: "A Terceira Guerra Mundial começou"

As contas do Twitter do jornal americano "New York Post" e da agência "United Press Internacional" (UPI) foram hackeadas nesta sexta-feira, e os perfis foram usados pelos invasores para divulgar várias notícias falsas, entre elas uma afirmação do Papa Francisco de que a Terceira Guerra Mundial teria começado.

O "New York Post" usou a conta da editoria de negócios na mesma rede social (@NYPostBiz) para informar da invasão. Contudo, o perfil também foi hackeado e passou a publicar parte das supostas notícias divulgadas primeiro na conta principal (@nypost). Um dos editores-chefes do jornal também confirmou através do Twitter a ação dos hackers.

As notícias falsas divulgadas, na maior parte dos casos apagada rapidamente, informavam sobre um ataque de mísseis da China à uma embarcação da Marinha americana, além decisões tomadas pelo Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed). Um dos tweets divulgados pela agência "UPI", que ainda não tinha apagado as postagens meia hora depois da publicação, atribuía ao papa Francisco a seguinte frase: "A Terceira Guerra Mundial começou".

O incidente, embora com menor repercussão, lembra um caso ocorrido em abril de 2013, quando o perfil oficial da agência americana "Associated Press" foi invadido. Na época, os hackers publicaram a falsa notícia de que duas bombas tinham explodido na Casa Branca e que o presidente Barack Obama tinha ficado ferido na ação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet