Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Vale a pena comprar o Zenfone 5 ou é melhor esperar pelo Zenfone 2?

A Asus lançou o Zenfone 2 na CES 2015 com a promessa de manter o êxito do seu antecessor. O aparelho traz configurações poderosas como um processador Intel octacore e o Android 5.0 (Lollipop). No entanto, será que vale a pena comprar o Zenfone 5 ou é melhor esperar a chegada do Zenfone 2 ao Brasil? Confira a análise do TechTudo.

Tela
O novo smartphone da Asus deu um grande salto em relação ao seu sucessor no quesito tela. A versão mais cara do Zenfone 2 traz um display de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080p), enquanto a versão mais antiga possui 5 polegadas com qualidade HD (720p).


Se o usuário está à procura de um aparelho para assistir filmes em alta resolução e ter imagens com melhor qualidade, talvez valha a pena esperar pelo Zenfone 2. Caso contrário, o Zenfone 5 é capaz de atender muito bem quem busca uma boa tela para leitura, navegação na Internet e outras atividades simples do dia a dia.
- Configurações

O Zenfone 5 é realmente melhor que o Moto G? Opine no Fórum do TechTudo

Outra grande melhoria do novo smartphone da Asus diz respeito ainda às suas configurações. O Zenfone 2 traz um processador Intel Atom de 64 bits e oito núcleos de processamento, sendo quatro de 2,3 GHz e outros quatro de 1,8 GHz. O aparelho tem ainda versões de 16, 32 e 64 GB de armazenamento interno com entrada para cartão de até 64 GB, e é o primeiro aparelho do mundo a trazer 4 GB de memória RAM.

Com essas características, o Zenfone 2 é o aparelho ideal para quem deseja jogar títulos de última geração e rodar aplicativos de forma rápida e sem engasgos. Além disso, o smartphone da Asus promete manter um bom desempenho a longo prazo, o que pode ser interessante para quem deseja ficar com o aparelho por mais tempo.

Já o Zenfone 5 possui um processador dual-core Intel Atom de 1,6 ou 2 GHz, 1 ou 2 GB de memória RAM e armazenamento interno de 8 ou 16 GB, com entrada para cartão de memória de até 64 GB. Com esse conjunto, o aparelho promete ser uma escolha mais barata, porém boa, para quem deseja apenas realizar tarefas do dia a dia, que não exigirão muito do aparelho.
Há ainda uma diferença muito grande a favor do Zenfone 2: ele conta com o suporte a dois chips de operadora, NFC e é 4G. Já o Zenfone 5 conta apenas com a conexão 3G, embora também seja dual-SIM. Fora isso, ambos tem conexão Wi-Fi e Bluetooth.

- Sistema operacional

A Asus equipou ambos os seus smartphones com o sistema do Google. Entretanto, o Zenfone 2 traz o novo Android 5.0 (Lollipop), equipado com uma interface renovada, loja de temas, funções exclusivas e um novo conjunto de aplicativos criado pela fabricante.

Já o Zenfone 5 sai de fábrica com o Android 4.3 (Jelly Bean), mas já tem a atualização para a versão 4.4.2 (KitKat) liberada. Embora rode um sistema mais antigo, é bastante provável que o usuário consiga realizar todas as tarefas que deseja no aparelho. Além disso, é bastante provável que a Asus libere a atualização para a edição Lollipop em breve.

- Câmera

Para quem deseja tirar fotografias de alta qualidade, a espera pelo Zenfone 2 pode valer a pena. O smartphone traz um sensor de 13 megapixels com gravação em Full HD, foco a laser e função HDR. Além disso, o aparelho tem uma câmera frontal de 5 megapixels para selfies.

Já se o usuário não pretende exigir muito do conjunto fotográfico do aparelho, o Zenfone 5 promete agradar. Ele vem equipado com um sensor de 8 megapixels com gravação Full HD. Já para autorretratos e videochamadas, a câmera frontal traz apenas 2 megapixels.

- Bateria
A Asus aumentou ainda a bateria do Zenfone 2, que agora tem 3.000 mAh contra 2.110 mAh do Zenfone 5. Considerando que a tela e a resolução também aumentaram, porém, o acréscimo na bateria nem deve fazer tanta diferença na duração.

O grande trunfo do Zenfone 2, nesse quesito, é o sistema de carregamento rápido. Segundo a Asus, ele promete chegar a 60% de carga em apenas 40 minutos. No entanto, essa funcionalidade fica a cargo do usuário.

- E aí? Qual vale mais a pena?
Após analisar as diferenças entre ambos os modelos, é possível dizer que os usuários que presam pela performance e pela velocidade do aparelho devem esperar pelo Zenfone 2. O novo smarpthone da Asus traz configurações e funções que prometem fazer valer a pena os meses de espera.

Já se o consumidor não precisa de um smarpthone com alto desempenho e está satisfeito com um aparelho que satisfaça às suas necessidades básicas, o Zenfone 5 promete ser uma ótima opção de compra. O dispositivo consegue oferecer atualmente um bom custo-benefício e não deve decepcionar quem busca fazer ligações, acessar o Facebook, Instagram e outros.

Há ainda um fator impotante a se considerar: o preço. Como a Asus ainda não divulgou detalhes sobre o valor do Zenfone 2 no Brasil, não é possível dizer se será economicamente mais vantajoso optar por um ou por outro telefone.

Já se o usuário estiver precisando com urgência de um novo aparelho, o melhor é desembolsar os cerca de R$ 600 pedidos pelo Zenfone 5. Afinal, o novo smartphone ainda não tem uma data definida, podendo chegar até março.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet