Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cinema

começa hoje!

O diretor Ingmar Bergman é foco do nono ciclo do projeto Imagens em Pauta; Saiba mais

Foto: Reprodução

Ingmar Bergman

Ingmar Bergman

Depois do período de recesso, o projeto Imagens em Pauta volta nesta terça-feira (10) com um grande nome do cinema. O primeiro filme do nono ciclo de exibições é o “Um barco para a Índia” (Skepp Till Indialand, 1947, 92 minutos), de Ingmar Bergman. A sessão começa às 19h com estrada gratuita e tem classificação indicativa de 16 anos.

Leia mais:
Unindo o 'errado' ao 'ridículo', “Kingsman: serviço secreto” resulta em uma comédia, ação e pastelão difícil de não gostar

“Um Barco Para a Índia” é o terceiro filme de Ingmar Bergman, adaptado da peça homônima de Martin Söderhjelm. Alexander (Holger Löwenadler) é capitão de um barco de salvamento. Casado e com a saúde debilitada, ele tem um filho jovem, Johannes (Birger Malmsten), com quem tem uma relação pouco afetuosa. O capitão conhece Sally (Gertrud Fridh), uma cantora de cabaré, a quem propõe que o acompanhe em uma volta ao mundo. Porém, seu filho acaba se apaixonando pela cantora. Começa um conturbado triângulo amoroso.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988, e durante sua longa carreira foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”). O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes.


(Cena de "Um barco para a Índia")

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

O projeto “Imagens em Pauta” é realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Próximo filme

Na próxima terça-feira, 17 de março, o Imagens em Pauta continua o Ciclo Bergman com a exibição de “Porto” (Hamnstad, 1948, 99 min).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet