Olhar Conceito

Sábado, 14 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

Ingmar Bergman: "Noites de Circo" é atração do Imagens em Pauta nesta terça-feira

Da Redação - Stéfanie Medeiros

14 Abr 2015 - 09:12

Foto: Reprodução

Cena do filme

Cena do filme

O ciclo Ingmar Bergman, do Imagens em Pauta, exibe nesta terça-feira (14) o filme  “Noites de circo” (Gycklarnas afton, Ingmar Bergman, 1953, 92 min). A sessão será às 19h, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

Leia mais:
Depois de apresentar-se na França, grupo Flor Ribeirinha participará de festival na Itália

Em “Noites de circo”, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo, no interior da Suécia. O diretor do circo, Albert (Åke Grönberg), vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna (Harriet Andersson). A situação piora quando ela se deixa seduzir por Frans (Hasse Ekman), um ator local.

O filme marca a primeira colaboração de Bergman com o diretor de fotografia Sven Nykvist, que trabalhou com o cineasta sueco em mais de uma dezena de filmes, tendo recebido o Oscar de Fotografia por Gritos e Sussurros (1972) e Fanny e Alexander (1983). Ainda que “Noites de circo” tenha sido a primeira parceria entre os dois, a dobradinha Bergman-Nykvist apenas se consolidou em “A fonte da donzela” (1963), estendendo-se a quase toda filmografia de Bergman a partir daí.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Imagens em Pauta

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.
Sobre o filme

Próximo filme

De acordo com a assessoria, na próxima terça-feira, 21 de abril, não haverá sessão em virtude do feriado de Tiradentes. O Imagens em Pauta retorna com o Ciclo Bergman no dia 28 de abril com a exibição de “Sorrisos de uma noite de amor” (Sommarnattens leende, 1955, 108 min).

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (estacionamento com entrada pela rua lateral - gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade, mas para tanto, é preciso carimbar o ticket de estacionamento).
More Sharing ServicesShare| Share on facebookShare on myspaceShare on googleShare on twitter

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet