Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Ciclo Bergman: "O Rosto" será exibido nesta terça-feira no Sesc Arsenal

Foto: Reprodução/Internet

Ciclo Bergman:
As terças-feiras se tornaram dias sagrados para os cinéfilos em Cuiabá com o projeto “Imagens em Pauta” do Sesc Arsenal. As sessões realizadas no cinema da casa trazem para discussão clássicos mundiais, que são classificados por diretores. Nesta terça-feira (19) será exibido o longa “O Rosto”, décimo primeiro do ciclo do diretor sueco Ingmar Bergman.

Leia mais:
Ingmar Bergman: Filme que fala sobre sua relação com o pai, 'Morangos Silvestres' será exibido nesta terça
Primeiro grande sucesso internacional de Bergman será exibido em Cuiabá nesta terça-feira

Em “O Rosto” um mago itinerante e sua trupe são confrontados pelos céticos habitantes de uma cidadezinha, tendo que provar a veracidade de suas mágicas. Há algo de sobrenatural nas apresentações ou tudo não passa de uma fraude? É o início de um complicado jogo, em que nada é o que parece ser. Bergman faz uma fascinante reflexão sobre o embate entre o racionalismo científico e o inexplicável.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988, e durante sua longa carreira foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”). O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes.

Em 2015, a programação do “Imagens em Pauta” se concentra na filmografia do diretor sueco, realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

O projeto “Imagens em Pauta” é realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As sessões acontecem todas as terças-feiras, a partir das 19h, no cinema do Sesc Arsenal. Lembrando que ao final de toda sessão, os presentes se reúnem para comentar o filme em companhia do tradicional cappuccino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet