Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cinema

em Portugal

Filme sobre a criação da guitarra de cocho ganha prêmio internacional

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Filme sobre a criação da guitarra de cocho ganha prêmio internacional
A mistura da tradição mato-grossense da viola de cocho e a eletricidade do Rock’n’Roll fez nascer, em 2014, a ‘guitarra de cocho’. Um documentário que conta essa história ganhou o prêmio internacional Antonio Campos, em Portugal.

Leia mais:
Filmes socioambientais são tema da exibição do Cineclube Inca desta semana
Curta cuiabano é o primeiro de Mato Grosso a ir para o Festival de Gramado

“O nascimento da Guitarra-de-Cocho” havia sido exibido no cinANTROP – Festival Internacional de Cinema Etnográfico e documental de Portugal, em Leiria e Lisboa, e foi ganhadora na categoria “Melhor curta-metragem internacional de língua portuguesa”.

O jornalista Dewis Caldas, diretor do filme, afirma que esta é uma grande oportunidade de apresentar a cultura mato-grossense para quem não conhece:"Este prêmio é de toda a rica cultura de Mato Grosso. Mais do que a histórica invenção que é a guitarra-de-cocho, o grande segredo deste filme é a paisagem cuiabana, cheia de sotaques de São Gonçalo Beira Rio, das cores do Rio Cuiabá e do aspecto urbano cuiabano".

A guitarra nasceu como uma reinvenção da tradicional música ribeirinha, e o documentário foi lançado em abril em Cuiabá: "A ideia de fazer o filme partiu do tamanho da importância da invenção. A viola-de-cocho é um dos símbolos da tradição mato-grossense e a experiência da guitarra-de-cocho abre um verdadeiro leque de pesquisa à músicos de todo o mundo e sua evolução deve ser continuada pelas gerações seguintes", afirma o diretor.

O criador da guitarra, Caio Espíndola Schlösser, da dupla Billy Brown e o Incrível Magro de Bigodes, fala sobre sua relação com a música folclórica durante o filme. "Desde pequeno meu pai me levava para pescar no Rio Cuiabá e a sonoridade da viola-de-cocho me atraía muito. E quando cresci e me tornei guitarrista, quis buscar o elemento rústico do instrumento e ampliar a sua sonoridade juntando com a influência rock and roll que sempre tive", conta.

Ele explica também como aconteceu a criação: "O primeiro passo foi trazer a coração da guitara elétrica, que é o captador, para a viola-de-cocho, então fui adicionando cordas de aço, um cordal pequeno usado em cavaquinho, um rastilho de osso que é mais resistente, um potenciômetro, também tarrachas de aço - porque as tarrachas de madeira afrouxam as cordas e não seguram a afinação - isso tudo mudou completamente o timbre e a forma tradicional de tocar".

O documentário, que tem 25 minutos de duração, termina com um encontro entre o novo e o tradicional: Caio vai até a comunidade São Gonçalo Beira Rio encontrar o seo Bagé, que tem 84 anos e desde muito pequeno toca viola-de-cocho, eles dois tocam juntos numa improvisação inédita entre a guitarra-de-cocho e sua mãe, a viola-de-cocho.



A viola de cocho


Criada em 1883, a viola já foi tema de muitas pesquisas nacionais e internacionais. Em 2004, ela foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional, e em 2005 foi destaque como instrumento principal na Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho.

Segundo o diretor do filme, "acredito que futuramente esta invenção será continuada. A pesquisa do timbre e das possibilidades deste novo instrumento ainda é inicial, chegaremos num tempo em que se descobrirão outras coisas bem maiores do que vimos até agora. E o Caio, que tenho segurança em dizer que pertence ao grupo de importantes guitarristas do Estado, se lançou na experimentação timbrística que vai muito além do rock, mas já está na música eletrônica e as possibilidades são muitas", finaliza.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet