Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

palestra

Psicoterapeuta e farmacêutica organizam curso para dar apoio emocional a mães de recém-nascidos

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Hingridi e Dulce

Hingridi e Dulce

Uma das fases mais importantes da vida de uma mulher (que quer ter filhos) é a maternidade. No entanto, ao contrário do que muitos dizem, ela não é simples e não é naturalmente aprendida. Para falar sobre as dificuldades de ser mãe e pai e esclarecer as dúvidas de mulheres e homens a psicoterapeuta de família Dulce Figueiredo e a mãe e dona de Hotelzinho Hingridi Cardia criaram uma programação de palestras sobre o tema.

Leia mais:
Dependendo de doações, CVV pede ajuda e alerta para o aumento do número de suicídios
Campanha publicitária disfarçada de "barraco" em outdoors viraliza em todo país

As dificuldades não são poucas. A psicoterapeuta afirma que com a chegada de um bebê mudam as relações do casal, da mulher com sua família e com a família do pai, caem as taxas hormonais da mulher, e tudo é encarado atualmente como se a mãe tivesse obrigação de lidar com os problemas sozinha.

“Eu percebi que não existem políticas públicas para essas mulheres, e elas não têm onde buscar ajuda, não têm apoio emocional neste momento”, explica Dulce, que mora em Cuiabá há oito anos e trabalha com terapia de família há 25. Para ela, o problema não é regional, e sim nacional.

Hingridi Cardia, farmacêutica e mãe de dois gêmeos e uma menina, conheceu Dulce e seu trabalho, e sugeriu que ela levasse seu conhecimento ao maior número de mulheres possível : “Eu vi essa carência nos pais, de tudo que eu tinha passado até esse momento, e que também todas estavam passando. Aí a gente conversando, eu falei ‘Dulce, acho que ta na hora de você mostrar o seu campo, né?’, porque assim como você me ajudou, isso pode ajudar a muitas mães”, conta.

A mudança foi no alcance da palestra de Dulce, pois ela já falava sobre isso para suas pacientes. Com a ajuda de Hingridi, o convite para o evento foi levado a um grupo do WhatsApp onde estão mães de bebes recém-nascidos, e foi um sucesso: “Nas duas turmas deu quase cinquenta pessoas, e agora tem uma turma de 25 e a outra turma já ta com 15”.

Depois desta primeira palestra, a dupla decidiu criar módulos para as conversas: “As mulheres sentiram que isso é tão verdadeiro, que elas querem os próximos módulos já, e eles serão temáticos. Elas repassaram no grupo que foi muito bom, e outras mães pediram para repetir a primeira palestra”, explica a psicoterapeuta.

A primeira conversa, que apresenta os outros módulos, chama-se “Sintonia de amor pais e filhos”. Depois dela, são organizados módulos temáticos que acontecerão a cada quinze dias (ou um mês). Veja os temas:

Primeiro módulo

Vai falar sobre a família de origem (os pais, avós, irmãos da mulher que agora é mãe) e o que a mãe e o pai trazem consigo.

Segundo módulo

A chegada do bebê: Como as relações mudam, se transformam, e como se posicionar como mãe, administrar as relações. A ida do bebê para o mundo, como criar uma nova família.

Terceiro módulo

A retomada do espaço feminino no casamento, a volta para o trabalho, as responsabilidades que a criança tem que assumir aos poucos.

Quarto módulo

A retomada dos planos e projetos para o futuro; a criança no mundo, nos grupos; as habilidades sociais dos filhos.

Os módulos número cinco e seis ainda estão sendo preparados, e acontecerão de acordo com as necessidades do grupo.
Segundo Dulce, elas estão estudando a presença dos pais nas palestras: “Normalmente, na primeira palestra a mãe prefere vir sozinha para falar sobre suas queixas, mas com o tempo elas percebem que se o pai está presente e entende a situação, tudo fica mais fácil”.

As próximas palestras acontecem nos dias 03 e 05 de setembro (quinta e sábado), às 19h e às 14h, respectivamente. A palestra é aberta para gestantes, mães de primeira viagem, mães de crianças mais velhas e pais. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (65) 9975-2801.




Dulce Figueiredo é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em psicologia pela Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre os módulos e a palestra pelo WhatsApp: (65) 8118-9615.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet