Olhar Conceito

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Notícias / Cinema

Filho de cuiabano tem curta-metragem premiado em festival internacional de cinema

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Set 2015 - 14:18

Foto: Reprodução

Filho de cuiabano tem curta-metragem premiado em festival internacional de cinema
Um filme que trata de uma visão metafórica sobre os problemas da atualidade, como o da transexualidade, foi vencedor do 5º Festival Internacional do Jovem Cineasta, que acabou no último domingo (6) no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

O diretor e roteirista, João Lucas de Castro Pedrosa, nasceu no Rio, mas é filho de cuiabano. “Grande parte da minha família paterna ainda mora em Cuiabá”, conta. Seu pai, Lêo Bosco Griggi Pedrosa, saiu da capital mato-grossense para estudar direito no Rio.  

Leia mais:
Idosos inscritos em programas sociais terão sessões de cinema gratuita no teatro da Assembleia
Mostra universitária de cinema teve mais de cem filme inscritos, da América do Sul e até Europa

O Festival tem o objetivo de mostrar os trabalhos de crianças e jovens de oito a 17 anos. Nesta quinta edição, foram 60 curtas selecionados dentre os 250 inscritos. O vencedor na categoria jovem, João Lucas, já havia levado o prêmio de melhor filme na segunda edição do festival, com sua produção “Obsessão”.

Já o ‘Quarto Branco’, o jovem começou a escrever em novembro de 2014: “Tive a ideia da história em novembro e terminei de fazer o filme na semana do meu aniversário, em junho. Como essa era a última chance de participar do festival [Lucas fez 18 anos este ano, logo após a inscrição], eu resolvi inscrever”, contou o cineasta em entrevista ao Olhar Conceito.

O curta concorreu com outros 25 curtas internacionais da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Grécia, Inglaterra, Iran, Itália, Suécia, Ucrânia e Venezuela e diversos brasileiros da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Natal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

‘Quarto Branco’ mostra um homem trancado em um quarto, e enquanto ele está lá diversos adereços femininos são jogados. Ao passo que ele os rejeita, a força opressora fica cada vez mais forte. Veja o teaser:

Quarto Branco (2015) - Teaser Trailer from João Lucas Pedrosa on Vimeo.

Atualmente, João Lucas estuda cinema na Pontifícia Universidade Católica (PUC) no Rio de Janeiro. Ele já visitou Cuiabá algumas vezes, mas a última foi há cinco anos: "Se eu tiver oportunidade, com certeza vou exibir em Cuiabá!", finaliza.  

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Zé Guaporé
    08 Set 2015 às 15:19

    Mato Grosso tem muita potencialidade artística. Pena que só são valorizados quando saem para o Rio, São Paulo etc.

Redes Sociais

Sitevip Internet