Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

preocupante

Fotógrafo remove gadgets de fotos comuns para mostrar como estamos viciados em tecnologia

Foto: Reprodução

Fotógrafo remove gadgets de fotos comuns para mostrar como estamos viciados em tecnologia
Eric Pickersgill não quer fazer uma crítica à sociedade, até porque, garante, ele próprio é um viciado da era moderna. A hiperconectividade e o alheamento do mundo ao redor (aquele que normalmente chamamos de “real”) são os temas de um trabalho simples, mas profundamente inquietante. São fotos comuns do cotidiano, em que a única transformação que o fotógrafo faz é retirar, com a ajuda do Photoshop, todos os gadgets das mãos dos protagonistas.

Sem celulares ou outros dispositivos, as pessoas nas fotografias ganham expressões surreais, alienadas. Em todos os retratos, as pessoas presentes se conhecem ou têm uma relação de proximidade, seja um relacionamento amoroso ou um grau de parentesco, mas ali, despidas de tecnologia, parecem apenas seres colocados lado a lado, sem qualquer ligação.

A inspiração para o projeto surgiu num dia em que Pickersgill cruzou com uma família totalmente conectada (e desconectada entre si) num café de Nova York. “Não existia conversa. O pai e duas filhas com seus celulares por perto. A mãe não tinha ou optava por deixá-lo longe. Ela olha pela janela, triste e solitária, ainda que na companhia de sua família mais próxima“.

Assim nasceu o projeto Removed (“Removido”, em português), em que o fotógrafo sai nas ruas e pede para as pessoas manterem suas posições enquanto ele clica, para depois retirar os dispositivos das imagens. Vem ver o resultado:

“Apesar dos óbvios benefícios que estes avanços trouxeram para a sociedade, as implicações sociais e físicas estão se revelando lentamente”

Vale a pena ver o ensaio completo aqui.

Todas as fotos © Eric Pickersgill

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet