Notícias / Mobilidade Urbana

27/03/2014 - 12:04

Ônibus e carreta 'entalam' na trincheira Ciríaco Cândia

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução/Francisco Pontes

Ônibus e carreta 'entalam' na trincheira Ciríaco Cândia
Entregue à população pelo governador Silval Barbosa em dezembro de 2013, como uma importante obra do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo, a problemática trincheira Ciríaco Cândia, continua dando o que falar mesmo após as ‘correções’ das infiltrações, executadas pela empresa construtora. Com uma passagem estreita e com um projeto que não agrada o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), ficou claro que a trincheirinha não suporta a passagem de dois veículos grandes ao mesmo tempo. E o primeiro abalroamento envolvendo um ônibus, já foi registrado.

Leia mais:
Secopa contesta qualidade de obra e interdita a trincheira Ciríaco Cândia
Enfim trincheira da Jurumirim avança, mas obra ainda preocupa

No final da tarde desta quarta-feira (17h30), no horário de pico, um ônibus de linha levando mais de 30 passageiros, ‘entalou’ com uma carreta durante a manobra de conversão, na saída da avenida Ciríaco Cândia para a entrada da avenida Miguel Sutil, bem no meio da trincheira. Os dois veículos se ‘engancharam’ e bloquearam o tráfego na parte da subida da trincheira.

Apesar de o ônibus ter sido prensado entre a carreta e a trincheira, não houver feridos, mas a obra deverá passar por uma avaliação. O incidente causou um congestionamento na entrada da trincheira e o trânsito teve que ser desviado para uma das marginais para retorno em uma rotatória. Os veículos ficaram ‘entalados’ por alguns minutos.

O incidente foi registrado por Francisco da Silva Pontes que postou o vídeo no Facebook nesta quinta-feira. Pontes reclamou muito da obra e teve o apoio de vários internautas que fizeram coro às suas críticas: ‘Revoltante a situação que temos vivido’ e ‘como a construtora vai justificar esse projeto?’, postaram. Até a manhã desta quinta-feira, o vídeo (confira aqui: https://www.facebook.com/photo.php?v=1395379300736225&set=vb.100007925052917&type=2&theate) já tinha recebido mais de 600 compartilhamentos através do Facebook.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "60"

por Gamarra, em 28/03/2014 às 10:56
O Governo do Estado deveria colocar uma placa de sinalização indicando que nesta Trincheira só é permitida a passagem de veículos tipo "QQ da Chery e UP da Volks".
por Simone, em 28/03/2014 às 10:33
O que o motorista da carreta está fazendo na pista da direita??????
por Junior Catiste, em 28/03/2014 às 10:33
Isso demonstra a incompetência e descaso dos governantes, que constroem com o dobro dos vares corretos, o triplo do tempo e ainda fazem uma porcaria, e pior não estão nem ai para a população. Se o Silval fosse presidente de uma grande empresa e o nível de serviço dele fosse este, tenho certeza de que já estaria na rua, não mas como é dinheiro publica e ninguém faz nada, vira fara do BOI. Mas não podemos condena-lo totalmente, pois se esta nesta posição é porque a população escolheu ele.
por zezinho do porto, em 28/03/2014 às 10:17
E a água continua escorrendo pela parede. Não tinham interditado para arrumarem a uns meses atrás? Consertinho bem feito, kkkk.
por MARCELO, em 28/03/2014 às 10:02
Kkkkkkkkk, Copa do mundo, Vamos que Vamos, Tudo Entalado, até o Povo tá entalado...
por Lamaro, em 28/03/2014 às 09:16
Essa trincheira foi inaugurada? Interesante...!!! E sem sinalização? No CTB diz que nenhuma via pode ser entrega a circulação sem antes ser terminada, e sem sinalização uma via não está pronta. Mas, antes que algum ignorante pergunte ou me esculhambe sem se informar antes, a via, mais precisamente nesse trecho, deve ter faixa contínua, o que faz proibida qualquer ultrapassagem. E que manobra esse ônibus fazia quando entalou? Uma ultrapassagem! Mas aí vem outro ignorante e fala: "_ O que a carreta faz atravessada na pista?" Bem, esse não deve usar a trincheira para falar isso. Eu passo por ela quase todos os dias, e muitas vezes dentro desse mesmo ônibus entalado. Deveriam saber que, por erra de projeto, fizeram uma via muito estreita naquela trincheira, impossibilitanto que veículos como a carreta da foto trafegue normalmente na via sem subir um de seus eixos traseiros sobre a calçada, destruindo-a. Quem realmente usa essa trincheira já viu que a calçada do lado de dentro da curva está repleta de rachaduras por conta de eixos de carreta que por ali passam. Até as tampas das "bocas de lobo" estão quebradas, expondo suas ferragens e criando mais um item perigoso para a via. Portanto, o motorista da carreta apenas quis evitar destruir a calçada quando fez a curva um pouco mais aberta, mas infelizmente vinha um ônibus ultrapassando-o, gerando o abalroamento lateral. Por falar no ônibus, eu, que circulo cotidianamente nessa linha de ônibus, afirmo que provavelmente o motorista estava atrasado por conta dos congestionamentos do horário de pico, não teve paciência para ir atrás da carreta até sair na Miguel Sutil, tentou ultrapassa-la em um trecho que é proibido e acabou ferrando com a viagem de 30 passageiros, sem falar nos demais prejuízos... De quê serviu o curso de Direção Defensiva que este motorista de coletivo fez antes de ingressar nesse trabalho? Enfim, faço um alerta: achar o culpado sempre é fácil aqui, em comentários onde se pode ter anonimato. Difícil mesmo é parar, raciocinar, enxergar os porquês (e não quem) e elaborar uma solução! E qual seria a solução? Remodelar a largura dessa via, fazer uma calha de drenagem para águas fluviais no lado de fora da curva, fazer a sinalização adequada da via, pedir exoneração dos responsáveis pela elaboração do projeto e pela fiscalização dessa obra, pedir a saída do atual staff governante desse estado, pedir explicações ao CREA-MT de porque não embargar a obra, uma vez que não tiveram acesso aos projetos durante sua execução, punir a construtora pelos inúmeros erros de execução da obra... Agora, paço a palavra ao MPE.
por Ricardo, em 28/03/2014 às 08:55
Isso ja éra esperado, pois essa passagem está 1,20m mais estreita do a que foi projetada. Para se constatar isso é só ir ao projeto original.
por apolo, em 28/03/2014 às 08:39
Eta! Dois motorista profissionais sem noção de espaço ou pura falta de educação, porque não cede a vez?
por RABELLO, em 28/03/2014 às 08:30
O PIOR DE TUDO ISO QUE OS ENGENHEIROS DO CREA ACHAM QUE TA TUDO CERTO COM AS OBRAS... OHHH CREA DE MT ACORDAM E FAÇAM ALGUMA COISA.... OHHH!!!
por Nelson José Lins, em 28/03/2014 às 07:44
Mais uma obra mal projetada, cheio de vícios construtivos e com dimensões tão reduzidas que nem mesmo suporta o transito atual. Infelizmente está aí mais um empreendimento de mobilidade urbana que materializa a mentalidade tacanha dos gestores públicos e ratificada com a apatia serena e complacente dos moradores que pouco importam com a tão sofrida, imunda e mal cuidada Capital, casa que nos dá abrigo e nos oferece trabalho.
Sitevip Internet