Notícias / Mobilidade Urbana

08/09/2014 - 15:00

Geólogo aponta erros graves em obras da Copa e Secopa nega: "declarações mentirosas"

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Geólogo aponta erros graves em obras da Copa e Secopa nega: ''declarações mentirosas''
 A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) negou as informações publicadas pelo Diário de Cuiabá, sobre possíveis problemas como: Falta de projetos básicos, falha no cálculo de cargas, não atendimento de normas técnicas, inadequação de materiais e possibilidade de rupturas e desmoronamentos. As fortes denúncias foram feitas pelo geólogo e proprietário da empresa Soloenge Geologia de Engenharia e Meio Ambiente, José Seixas da Silva, ao Ministério Público do Estado (MPE/MT).

Veja mais:
TCE e MPE apuram denúncia de que obra de R$ 24 milhões começou sem projeto
Previsto para outubro, Complexo do Tijucal também deverá estourar prazo; veja fotos da obra

De acordo com a secretaria: “As acusações infundadas do geólogo demonstram a irresponsabilidade do profissional que deu aval à edificação por meio da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e só fez o “alerta” para o risco de perigo no mês de julho de 2014, um mês após a obra ter sido liberada para o trânsito, assim como descrito na reportagem”.

O geólogo revelou ao MPE que quando foi contratado para instalar tirantes (estruturas de sustentação feitas em aço) na obra da trincheira do 0 KM, em Várzea Grande, descobriu que inexistiam projetos para a realização de testes de capacidade de carga (arrancamento), dimensionamento de equipamentos e de cálculo e intervalos de carga. José teria ainda fotos e vídeos mostrando a péssima qualidade dos serviços encontrados.

A Secopa ainda esclareceu “que há relatórios técnicos e controles tecnológicos que atestam a qualidade do serviço realizado e a segurança das obras em questão. A Secretaria informa que pelas declarações mentirosas e por incitar o pânico na população irá acionar judicialmente e no registro de classe junto ao CREA, o senhor José Seixas da Silva”.

“Acusações feitas de forma irresponsável, sem provas e que geram insegurança e medo na sociedade são inaceitáveis. Para acabar com especulações e qualquer dúvida sobre a segurança e a qualidade o Governo do Estado fará uma auditoria em todas as obras com a contratação de uma empresa independente”, finaliza a Secopa em nota publicada no site da pasta.
por manoel ribeiro, em 09/09/2014 às 09:36
Obra com a chancela de qualidade SECOPA
por Gean, em 08/09/2014 às 20:56
Deixa ver se entendi bem....... a SECOPA horrível, desastrosa, incompetente quer entrar contra alguém na Justiça, e aqui no MT podem até conseguir, mas dezenas de obras super faturadas, cheias de aditivos, que ainda são inauguradas com centenas de problemas, ter de implodi-las, e a SECOPA acha que tem razão, isso é bem Mato Grosso, e até agora nos 48 do segundo tempo e ninguém preso, ninguém!!!
por CPA, em 08/09/2014 às 18:43
A secopa e imresponsavel mesmo, pq qdo foi acionada para mostrar os projetos , nao mostraram. e agora vai contratar um AUDOTOPIA INDEPENDENTE(mias dinheiro gastando). porque nao deixava o CREA PARTICIPAR DAS FISCALIZACOES. ESSE SECRETARIO E MENTIROSO. SAO OBRAS DE PESSIMA QUALIDADE. EX: AEROPORTO DEPOIS DE UMA VENTANIA QUE NEM CHEGOU A 60KM/H, DESABOU O FORRO. VIADUTO DA UFMT , TEVE QUE SER RECALCULADO E AGORA VIADUTO DA SEFAZ. IMRESPONSAVEIS. MINISTERIO PUBLICO FAÇA ALGUMA COISA
por antoniomaga, em 08/09/2014 às 16:29
parem de serem pessimistas o nosso estado é uma maravilha,se não estão satisfeitos vão embora já.
por Elias, em 08/09/2014 às 15:26
simples de resolver: o fulano secretário da $ecopa, mostra os projetos e laudos que até hoje você nunca apresentou. Vamos, mostre..
por carlos biank, em 08/09/2014 às 15:25
Isso não é novidade agora!!! Antes, durante e depois todo aparato técnico da Secopa já sabia. Mas... pressionados pelo prazo do inicio dos jogos da copa,fizeram tudo de afogadilho. Onde estava o CREA, ABNT, e os demais ? Agora não adianta gritar com a boiada, porque o estouro já aconteceu e queira Deus que não aconteça uma tragédia anunciada.
Sitevip Internet