Notícias / Geral

27/04/2014 - 12:55

Visitas de Dilma, Valcke e jogo na Arena Pantanal marcaram a semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Dilma Rousseff em sua viisita à Arena Pantanal, na última quinta-feira

Dilma Rousseff em sua viisita à Arena Pantanal, na última quinta-feira

As visitas da presidente Dilma Rousseff e da comissão da Fifa, liderada pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke e ainda o jogo Luverdense x Vasco, no sábado, foram os principais acontecimentos da semana em Cuiabá. Na quarta-feira, Jérôme Valcke fez a última vistoria no estádio antes do Mundial e deixou Cuiabá satisfeito com as obras. No entanto, o representante da Fifa deu prazo até dia 5 de maio para término da montagem das cadeiras. No dia seguinte (quinta-feira), foi a vez de Dilma visitar o estádio. Após cumprimentar os operários da obra, ela elogiou a Arena e apostou em sucesso da Copa em Cuiabá.

A semana começou com o adiamento da inauguração da Arena Pantanal. Devido à não conclusão da montagem das cadeiras, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), decidiu suspender a festa inaugural prevista para este sábado com o jogo entre Luverdense e Vasco. Nova data foi definida nesta sexta-feira: seleção de MT x Olímpia inauguram oficialmente a Arena no dia 7 de maio. Por outro lado, relatório publicado pelo Tribunal de Contas do Estado apontou que as obras da Copa em Cuiabá seguem preocupando e destacou pelo menos três obras que não devem ficar prontas a tempo do Mundial, incluindo o primeiro trecho do VLT (Aeroporto-Porto). A semana foi fechada com a histórica vitória do Luverdense sobre o Vasco, na tarde de sábado, diante de um grande público na Arena Pantanal. Confira os fatos que marcaram a semana:

SEGUNDA-FEIRA (21 DE ABRIL DE 2014)

Secopa adia inauguração da Arena Pantanal para maio; visita está mantida


Mais uma vez, está adiada a inauguração oficial da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Após constatar que não será possível a conclusão da montagem das cadeiras para o jogo deste final de semana entre Luverdense e Vasco, que deveria ter ‘casa cheia’, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), decidiu suspender a festa e transferir para o próximo mês, quando deverá estar em Cuiabá a presidente Dilma Rousseff. Porém, a visita está mantida e a presidente virá até a capital mato-grossense para acompanhar o andamento das obras. O anúncio do adiamento da inauguração da Arena ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), pelo secretário da Secopa Maurício Guimarães. Ele argumentou que não haverá tempo hábil para o término da instalação dos assentos. Segundo Guimarães, o confronto entre Luverdense e Vasco, pela Série B será mais um ‘jogo-teste’ e terá sua capacidade reduzida para 30 mil torcedores.

Ingressos para jogo entre Cuiabá e Internacional começam a ser vendidos

A diretoria do Cuiabá Esporte Clube anunciou através do seu site oficial que a venda de ingressos para o jogo contra o Internacional (RS), válido pela segunda fase da Copa do Brasil, no dia 01º de maio, começarão a ser comercializados na próxima quarta-feira (23). Ainda não há informações sobre valores. Segundo a assessoria de imprensa do clube cuiabano, serão vários pontos de vendas distribuídos pela cidade. Haverá também comercialização pela internet, para dar maior comodidade para os torcedores. Porém, o preço dos ingressos ainda não foi divulgado pela diretoria.

TERÇA-FEIRA (22 DE ABRIL DE 2014)

Liberação da ponte Júlio Muller desafoga acesso entre VG e Cuiabá


Após dois meses interditada para lançamento das vigas do alargamento, a ponte Júlio Muller enfim teve seu acesso no sentido Várzea Grande Cuiabá liberado. Com a reabertura da via, os congestionamentos que estavam ‘estrangulando’ a travessia através da Ponte Sérgio Mota serão reduzidos e o trânsito será desafogado na região, melhorando a mobilidade urbana para quem acessa diariamente as duas cidades. Ao prestar a informação, nesta segunda-feira (21), a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), esclareceu que a via ficou interrompida durante aproximadamente 60 dias para etapa mais complexa – içamento das vigas – da nova ponte. Ao todo, 55 vigas foram lançadas, mas o trabalho só estará completo após a colocação de mais 11 nas próximas semanas.

Arena Pantanal desperta interesse de clubes de fora; 10 times já fizeram solicitação

A Arena Pantanal tem despertado o interesse de vários clubes de fora do Estado, que pretendem mandar jogos longe dos seus estádios. O principal motivo seria a grande rentabilidade que as partidas em Cuiabá trazem para as equipes. Segundo informações obtidas pelo Olhar Copa, aproximadamente 10 clubes já demonstraram vontade de mandar os confrontos na capital mato-grossense. A Secretaria de Comunicação do Estado revelou para a reportagem que o novo estádio cuiabano tem chamado atenção de dirigentes dos clubes: “Vários times de fora têm consultado o nosso estado para mandar os seus jogos aqui na Arena Pantanal”. O Olhar Copa já noticiou o interesse de clubes como: Santos, Figueirense, Flamengo e Corinthians mandarem partidas em Cuiabá.

Secretário vê cadeiras prontas em maio e aposta em casa cheia no sábado

O Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, falou com exclusividade ao Olhar Copa, nesta terça-feira (22), sobre a expectativa em torno da partida do próximo sábado envolvendo Luverdense e Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. As cadeiras devem estar prontas em maio. “Nós esperamos realizar mais uma grande partida em Cuiabá. Neste jogo nós teremos o COL (Comitê Organizador Local) trabalhando em diversas áreas, o que nos ajudará mais para a frente definir o que precisa ser melhorado nas próximas ocasiões”, explicou o secretário.

QUARTA-FEIRA (23 DE ABRIL DE 2014)

A 50 dias da Copa, entrega de obras a tempo é incógnita em Cuiabá; veja o panorama


Faltam exatamente 50 dias para a bola rolar na Copa do Mundo de 2014. Sob o risco de ver obras inacabadas durante o evento por causa de atrasos no cronograma, o Governo do Estado corre contra o tempo para entregar as principais obras da mobilidade urbana. A considerar o ritmo das obras, ao menos três intervenções prometidas para o mês de maio estão na iminência de não ficarem prontas a tempo da Copa do Mundo: Complexo Viário de Tijucal e as trincheiras Jurumirim e Santa Rosa. Já é certo que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a reforma do setor de embarque do aeroporto Marechal Rondon só serão concluídas após o Mundial. Admitindo forte preocupação com as obras e sentindo o desgaste devido aos atrasos, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães declarou, nesta terça-feira (22), que além do VLT e do aeroporto, mais duas obras ficarão para término depois da Copa do Mundo. São elas o viaduto sobre o Rio Coxipó, na avenida Beira Rio e a trincheira Luis Felipe, na avenida do CPA. Essas duas obras fazem parte do ‘pacote’ do VLT.

Fifa dá 12 dias para governo terminar obra da Arena Pantanal

O governo do Estado tem apenas 12 dias para concluir 100% da Arena Pantanal e entregar a estrutura à Fifa. Foi o que ficou pactuado entre o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke e o Governo do Estado, instantes após a vistoria do estádio, na manhã desta quarta-feira (23). Apesar do exíguo prazo, que se encerra no próximo dia 5, Valcke garantiu que a Arena Pantanal não está na lista de estádios que preocupam a organização do evento. Em entrevista coletiva concedida à imprensa após vistoriar a obra, o secretário afirmou que falta apenas a instalação de cadeiras e alguns acabamentos. Como desembarcou sob chuva, o secretário-geral da Fifa preferiu não opinar sobre as obras no Aeroporto Marechal Rondon e demais intervenções da mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. Ele sustenta, no entanto, que a preocupação da entidade é apenas com os acessos ao estádio.

Ronaldo ‘perde’ dois pênaltis na Arena, mas garante que gramado é ‘excepcional’

Ronaldo Fenômeno, maior goleador das Copas do Mundo ‘perdeu’ dois pênaltis na Arena Pantanal, mas saiu de lá com uma boa impressão do gramado, que já havia sido duramente criticado pelo ex-jogador Bebeto, em vistoria realizada em janeiro deste ano. “É excepcional. Está no padrão Fifa”, avaliou fenômeno após uma rápida brincadeira no campo. O ex-atacante cobrou dois pênaltis contra o ‘goleiro’ Maurício Guimarães, secretário extraordinário da Copa de Mato Grosso (Secopa). O primeiro chute foi para fora. O segundo, na trave. Depois da segunda falha, não tentou mais. Na vistoria realizada em 25 de janeiro, Bebeto disse que o gramado era o que mais o preocupava. Na ocasião, o governo ainda divulgava a informação de que a o jogo teste inaugural aconteceria no dia 20 de fevereiro, mas na verdade só ocorreu em 2 de abril, entre Mixto e Santos.

Promoter confirma jogo entre Santos e Atlético (MG) na Arena Pantanal

A empresa de eventos Mario Zeferino Entretenimento confirmou há pouco através do Facebook a realização do jogo entre Santos e Atlético Mineiro, válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na Arena Pantanal. O jogo está marcado para acontecer ás 17h30 (horário local), do dia 18 de maio. O evento marcará o retorno da equipe paulista para a cidade. Esta deve ser a segunda partida da equipe paulista na Arena Pantanal. A Secretaria de Comunicação do Estado informou ao Olhar Copa, na última terça-feira (22), que ainda não havia a confirmação, porém, havia o interesse. A diretoria da equipe paulista já tinha demonstrado interesse, durante o jogo contra o Mixto, de realizar partidas do Campeonato Brasileiro na cidade, já que a Vila Belmiro – estádio do Santos – será usada pela Fifa para o treinamento de algumas seleções e por isso terá de ser cedida a entidade antes dos estádios da Copa do Mundo.

Relatório do TCE aponta que nenhum metro do VLT estará rodando até a Copa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, na tarde desta quarta-feira (23), o relatório de acompanhamento das obras que está sendo realizado desde janeiro de 2014. Foi constatado no documento que algumas construções de mobilidade urbana estão com várias patologias e algumas não ficarão prontas até o início do Mundial, que acontece em junho. O VLT também não deverá estar rodando até o evento. Segundo o relator das obras da Copa do TCE, conselheiro João Batista Camargo, foram encontrados vários defeitos em obras como Estrada da Guarita, avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e Trincheira Santa Rosa. A Trincheira da Jurumirim é outra que não deve estar concluída a tempo, assim como os COT's, a considerar o atual ritmo de obras. Conforme João Batista, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não deverá estar rodando nem um metro sequer até o início do Mundial. "Não há como isso ocorrer e a população também não deve ficar alimentando essa expectativa", advertiu o conselheiro, pontuando que, no máximo, a via permanente ligando o Aeroporto ao Porto, deve estar estruturada, calçada e pronta para receber os trilhos. "É improvável que o VLT esteja rodando, já que, depois de pronta a via, é necessário um período de uns 50 dias para testes", sentenciou.

QUINTA-FEIRA (24 DE ABRIL DE 2014)

Ainda há 30% por fazer nas obras da Copa; TCE isenta chuvas e culpa planejamento


No primeiro relatório do acompanhamento das obras da Copa do Mundo, deste ano, divulgado na tarde desta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), pontuou que a 50 dias da abertura da Copa do Mundo aproximadamente 70% das obras – com exceção do VLT que teve seu cronograma reajustado para dezembro deste ano – estão concluídas. O TCE refutou que o excesso de chuvas no período tenha sido ‘responsável’ pelos atrasos e culpou a falta de planejamento do Governo do Estado pela situação. Conforme o relatório publicado pelo TCE, das obras que ainda estão em construção, a Arena Pantanal é a mais adiantada, com 99% do trabalho concluído. Por outro lado, a duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho é a mais atrasada, com 45% do trabalho realizado. No entanto, as intervenções atrasadas que mais preocupam são os COT’s (Centro Oficial de Treinamento) da Barra do Pari, em Várzea Grande e da UFMT, em Cuiabá. Obras da Matriz de Responsabilidade, esses COT’s estão empatados com 60% da obra terminada.

Em Cuiabá, Valcke, Ronaldo e Rebelo conhecem projeto FIFA 11 Pela Saúde

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo, acompanharam nesta quarta-feira (23/4) a implementação do Programa 11 Pela Saúde com 24 alunos da Escola Municipal Maria Ambrósio Pommot, em Cuiabá. Eles estiveram diante de uma plateia de mais de 300 crianças eufóricas com a presença de um craque pentacampeão do mundo. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke ficou satisfeito: “Fico muito feliz vendo o legado da Copa chegar a mais de 4 mil crianças no Brasil pelo Programa 11 Pela Saúde. É muito recompensador ver esses jovens se divertindo enquanto aprendem sobre saúde e cidadania através do futebol. Esse é um dos nossos maiores programas usando a força do futebol para fazer a vida melhor. Obrigado a todos”.

Em reunião com embaixador japonês, Mauro Mendes garante 'boa estadia'

“Receber bem os turistas”. Este tem sido um dos discursos mais frequentes do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), quando se trata de Copa do Mundo. Agora em reunião com o embaixador do Japão, Kunio Umeda, ele voltou a garantir que a cidade oferecerá um serviço de qualidade. “Estamos planejando tudo com o maior cuidado, para que os japoneses tenham uma bela estadia em Cuiabá e que continuem o roteiro pelo Brasil acompanhando a seleção de seu país nos próximos jogos”, disse Mauro. As principais preocupações do embaixador parecem ser a segurança e acessibilidade de seus compatriotas: “Estimamos que cerca de cinco mil japoneses venham a Cuiabá para o jogo contra a Colômbia. Sabemos das medidas que já estão sendo tomadas e as vemos de forma muito positiva, mas também gostaríamos que nossos cidadãos pudessem ter acesso às informações da cidade e de segurança, em japonês”, disse.

Dilma vistoria Arena Pantanal sob protesto de policiais de MT

A presidenta Dilma Rousseff cumpriu sua agenda em Cuiabá e visitou a Arena Pantanal. Não houve inauguração simbólica, apenas uma visita técnica com sobrevoo pelo estádio. O secretário extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães, o governador Silval Barbosa e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanharam a presidente no compromisso. A visita foi marcada por protestos em frente ao novo estádio. Policiais militares e federais reivindicam melhores condições de serviço. Cerca de 100 homens estiveram no local realizando a manifestação com diversas faixas. Uma delas questiona a presidenta: "Dilma, porque você não veio de VLT?". Dentro do estádio, Dilma cumprimentou um grupo de operários que ainda trabalham nas obras do estádio. Alguns abraçaram a presidente e outros posaram para fotos. Após o contato com os trabalhadores, ela se dirigiu para o gramado, onde conheceu o campo e a estrutura da arena. Embora sem o tradicional pontapé no centro do gramado, ela elogiou as obras e não manifestou qualquer preocupação com Cuiabá, embora o estádio ainda não tenha sido inaugurado, faltando apenas 49 dias para o Mundial.

Polícia realiza treinamento para combater terrorismo durante a Copa do Mundo

Capacitação do efetivo para atuação nas ações de contraterrorismo na Copa do Mundo. Este foi o objetivo do treinamento dado pela Gerência de Operações Especiais (GOE) da Polícia Judiciária Civil, nesta quarta-feira (23), na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol). Governo quer agentes com total preparo para o grande evento. A atividade contou com a execução de Tiro de Precisão e Ações táticas, dentre elas, rapel tático, a simulação de fast-rope, descida rápida de helicóptero utilizando um cabo e o efetivo emprego da equipe de intervenção da GOE em caso de sequestro. A Gerência integrará as forças de Operações Especiais, sob a coordenação do Ministério da Defesa, através do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, responsáveis pelas ações contraterrorismo no país, durante os jogos da Copa do Mundo.

SEXTA-FEIRA (25 DE ABRIL DE 2014)

Arena Pantanal é um ‘espanto’ e fim das obras é doloroso, diz americano


O jornalista esportivo Tony Manfred, do portal de notícias Business Insider, dos Estados Unidos, publicou fotos e notas sobre as 12 arenas que receberão jogos da Copa do Mundo no Brasil. Para ele, a Arena Pantanal é tão bela que chega a espantar, apesar de ainda não estar totalmente concluída. “É um espanto... Mas o andar superior não tem assentos ainda. Era para ser inaugurada neste fim de semana, mas foi cancelado por causa das questões dos assentos”, disse, afirmando ainda que o término das obras ocorre ‘dolorosamente’ próximo ao mundial de futebol. Manfred pontuou que o Brasil está correndo para terminar os seus estádios novos, faltando menos de 50 dias antes do primeiro jogo da Copa do Mundo. “A Arena Corinthians, em São Paulo, é o local mais preocupante. Outros três estádios - em Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá - também têm preocupado a FIFA, o órgão que rege o futebol internacional”.

Alegria e hospitalidade da população vão garantir sucesso de Cuiabá na Copa, diz Dilma

m sua visita a Cuiabá, nesta quinta-feira, a presidenta Dilma Rousseff rasgou elogios à Arena Pantanal e apostou na hospitalidade da população para o sucesso do evento em Cuiabá. "Aqui temos um dos mais belos estádios do mundo. Tenho certeza de que os mato-grossenses vão mostrar que estão prontos para receber todas as seleções e torcedores. Vamos fazer a Copa das Copas, e os cuiabanos vão mostrar para o resto do mundo o calor, a generosidade, a fraternidade e a alegria do povo brasileiro", ressaltou. Dilma Rousseff teve uma agenda variada nesta quinta-feira, na Arena Pantanal. Ela visitou as instalações do estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo, conheceu as plantas do estádio. Nas arquibancadas da arena, teve um encontro com alguns dos operários que trabalham na obra. Acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador Silval Barbosa, do prefeito Mauro Mendes e do secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a presidenta desceu até o gramado e atravessou o campo de jogo, enquanto recebia informações sobre a construção. Ela rejeitou a 'inauguração simbólica' do estádio. Também não bateu bola no gramado, como fez nas outras sedes.

Fifa confirma Seleção de MT x Olímpia na Arena Pantanal dia 7 de maio

Está tudo certo. O jogo-teste da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, será entre a Seleção de Mato Grosso e o Olímpia do Paraguai, no próximo dia 7 de maio, uma quarta-feira. A confirmação foi feita na tarde desta sexta-feira (25), pela Fifa, que relacionou o jogo como mais um evento para testar a Arena. A Fifa ainda ratificou que o jogo entre Luverdense e Vasco, marcado para a tarde deste sábado (26), em Cuiabá, será o segundo teste da Arena Pantanal. A Fifa divulgou o calendário atualizado dos eventos-teste oficiais dos estádios para a Copa do Mundo. Uma novidade é a partida entre Botafogo e Goiás, no dia 17 de maio, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O mando de jogo é do Goiás, já que o Serra Dourada está interditado desde o Brasileirão do ano passado. A Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo, será testada no dia 18 de maio, com a partida entre Corinthians e Figueirense. A partida, no entanto, não terá a capacidade máxima do estádio. Dos 68 mil lugares disponíveis para Copa, 50 mil estarão na partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Moreira Franco garante que 'novo' aeroporto de Cuiabá estará funcionando durante a Copa

Assim como a Arena Pantanal, que passou por avaliação positiva do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o aeroporto Marechal Rondon, também não preocupa o Governo Federal. As obras do terminal aéreo de Várzea Grande estão dentro do novo cronograma e devem ser entregues no final do mês de maio. A afirmação é do ministro da Secretaria de Avaliação Civil (SAC), Wellinghton Moreira Franco que voltou o foco das preocupações para outro ponto: o risco de falta de energia nos aeroportos da Copa. O ministro disse nesta sexta-feira (25), em sua conta no microblog Twitter, que o governo está trabalhando para evitar que falte energia nos aeroportos durante o Mundial. Segundo ele, o aeroporto do Galeão (RJ) é o único em que há esse risco, e uma reunião para debater o assunto está mercada para o dia 5 de maio com a concessionária do aeroporto, o Ministério de Minas e Energia, a distribuidora Light e a Infraero.

Luverdense e Vasco fazem reconhecimento do gramado de olho no jogo deste sábado

As equipes do Luverdense e Vasco fizeram no fim da tarde desta sexta-feira (25) o reconhecimento do gramado da Arena Pantanal para o jogo que acontece neste sábado (26), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogadores pregam cautela, mas confiam que podem vencer. O Luverdense foi a primeira equipe a entrar no gramado, por volta das 16 horas. Os jogadores fizeram um aquecimento e logo depois disputaram um 'rachão' em campo reduzido. O trabalho serviu apenas para adaptar os atletas ao tamanho do campo. O lateral da equipe de Lucas do Rio Verde, Raúl Prata, destacou a importância de poder participar de um jogo em um estádio de Copa do Mundo: “Não tem como não se adaptar a um gramado destes, o estádio é lindo”. O atleta ainda acrescentou que um jogo em casa é importante, pois a equipe está mais acostumada com o clima.

SÁBADO (26 DE ABRIL DE 2014)

No segundo jogo teste da Arena Pantanal, Luverdense consegue vitória histórica sobre o Vasco


Em sua estréia em casa no Campeonato Brasileiro da Série B, o Luverdense não decepcionou a torcida. Jogou como um time grande e venceu o Vasco por dois a um com gols de Reinaldo e Rubinho, mostrando que está vivo na briga por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Com o resultado, a equipe chegou provisóriamente à terceira colocação da segundona. Reinaldo será 'imortalizado' com uma placa por ter sido o autor do primeiro gol do novo estádio. Um público de aproximadamente 18 mil pessoas acompanhou o jogo das arquibancadas na tarde deste sábado (26), no segundo teste da Arena Pantanal, que sediará quatro jogos na Copa do Mundo de 2014. O time de Lucas mostrou um futebol competitivo, bem à altura do rival. A vitória foi histórica. Além de ser o primeiro time a vencer na Arena Pantanal, o Luverdense ainda marcou o primeiro gol e terá o centro-avante Reinaldo homenageado. No segundo tempo, a torcida do Luverdense, apoiada por milhares de cuiabanos, ainda ensaiou o 'olé'.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet