Notícias / Geral

30/04/2014 - 07:51

Empresários admitem que obras não ficarão prontas para a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Trincheira Santa Rosa: obras travadas devido a problema com a CAB

Trincheira Santa Rosa: obras travadas devido a problema com a CAB

Uma reunião realizada nesta terça-feira (29), no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a presença de empreiteiros, conselheiros e representantes da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) ‘escancarou’ a realidade. Argumentando inúmeros problemas e imprevistos, os empresários admitiram que a maioria das intervenções do plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo não ficará pronta para o evento. Faltando apenas 43 dias para a Copa, o cenário é amplamente desfavorável para a conclusão das obras a tempo.

Leia mais:
Ainda há 30% por fazer nas obras da Copa; TCE isenta chuvas e culpa planejamento
Trincheira do Santa Rosa volta à mira da CIUT; comissão faz nova vistoria nesta terça

O encontro da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo 2014 do TCE com seis empresas de construção civil, uma gerenciadora de obras e a Secopa, teve a finalidade de tomar conhecimento das providências que estão sendo tomadas para que as principais obras sejam entregues a tempo do Mundial. Estavam presentes o presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Julio Teis, o relator das contas da Secopa, conselheiro substituto João Batista Camargo, o procurador de Contas, Willian de Almeida Brito, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, o supervisor da comissão, conselheiro José Carlos Novelli e empreiteiros.

Cada uma das 23 grandes obras do Mundial – trincheiras, viadutos e duplicações – foi discutida. O encontro serviu para se chegar à conclusão de que dificilmente a metade das 16 principais intervenções será concluída. Nessa lista estão o Córrego Oito de Abril, a duplicação das Estradas da Guarita e Moinho, as trincheiras Santa Rosa e do Complexo Viário do Tijucal e ainda os Centro Oficiais de Treinamentos (COT’s) de Cuiabá (UFMT) e Várzea Grande (Barra do Pari), além do aeroporto, que só deve ser concluído mesmo após a Copa. Essas obras foram questionadas no relatório do TCE publicado na semana passada, apontando que 16 obras importantes estão atrasadas e quase provável de que não ficarão prontas em tempo do Mundial.

No ponto de vista do TCE, a obra com atraso mais preocupante é a duplicação da Estrada da Guarita, considerada via de grande importância para escoamento de turistas do aeroporto para a Arena Pantanal. A considerar a Matriz de Responsabilidade do Mundial, os COT’s, que servirão de treinamento para as seleções que vierem jogar em Cuiabá devem estar prontos. Esses obras que já contam com grama plantada, deverão ser liberadas com muito por fazer.

O conselheiro relator João Batista, destacou que "o Tribunal ouviu as empresas para saber dos encaminhamentos para que as obras de maior importância para realização dos jogos em Cuiabá estejam prontas até 31 de maio conforme acordo firmado entre empresas, Secopa e TCE-MT em fevereiro".

João Batista informou que até 15 de maio a comissão divulga mais um relatório de acompanhamento das obras e no dia 20 de maio será realizada mais uma reunião com os empresários. Nessa ocasião, o TCE deve cobrar do Governo do Estado um cronograma detalhado de entrega das obras.

O empresário Miltom de Brito, da construtora EEF, responsável pelo Complexo Viário do Tijucal disse que a reunião com o TCE fortalece algumas ações que precisam ser tomadas em conjunto com a Secopa, prefeituras e empresas para facilitar o trabalho e agilizar as obras. "Estamos trabalhando para garantir mobilidade às duas cidades", disse.

Certo de que nem tudo vai ficar pronto a tempo da Copa, o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, já admite trabalhar com prioridades daqui para a frente. Segundo ele, as obras essenciais para dar trafegabilidade e que foram acordadas com o Tribunal para serem entregues até 31 de maio estão sendo priorizadas.

Também estiveram na reunião representantes das empreiteiras construtora EEF (Complexo Viário do Tijucal), Agrimat (Duplicação da Rodovia Mario Andreazza e estrada da Guarita), Construtora Sanches Tripulone (Viaduto Dom Orlando Chaves), Construtora Três Irmãos (restauração e pavimentação das ruas no entorno da Arena Pantanal), Construtora Graxe/ Encomind (construção da avenida Parque do Barbado) Construtora Sobelttar (trincheira Trabalhadores/Jurumirim) e a Gerenciadora Maria Mello.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "38"

por Fernado Vrech, em 01/05/2014 às 12:02
A verdade é que o estado(federal, estadual e municipal) sempre foram, são e continuaram sendo incompetentes, perdularios, inconsequentes, corruptos, hipocritas e outras caracteristicas não honrosas. Fui engenheiros responsavel por algumas obras de mobilidade no inicio dos serviços e fui colocado para fora pela Secopa por querer fazer as obras no prazo contratual, por informar ao TCE a verdadeira situação da obra. O comandante das obras da Secopa não é engenheiro e sim um advogado. Pode isto? E ele que tomava todas as decisões tecnica. Um advogado!!!!!!!!!1
por Cuiabano Chifrudo, em 30/04/2014 às 19:27
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Luciana, em 30/04/2014 às 19:07
A grande pergunta é: E depois da copa, as obras serão entregues ? Tenho receio de que, depois que passar a copa, as obras sejam deixadas de lado. Outra coisa no texto é dito que estão sendo priorizadas algumas obras... Não entendo porque eles estão colocando os trilhos do VLT nos viadutos, eles acham que o VLT vai chegar lá voando??? Por que não colocam aquele pessoal para trabalhar em outras obras? Afinal aquele material vai ficar tomando chuva e sol sem ter nenhuma utilidade.
por Marcelo Castro, em 30/04/2014 às 17:18
Caro Mauro Figueiredo, Acredito que o senhor seja funcionário da SECOPA, não preciso aceitar convite do senhor, visto que ao teus olhos sou pessimista e tenho que ir embora, por outro lado convido o senhor a me dizer QUAIS são essas 56 obras em andamento! Não sou Cuiabano, mas juntos com outros que não são e alguns poucos Cuiabanos conscientes e com cultura, conseguimos melhorar um pouco esta capital. Gostaria muito que o senhor fizesse uma análise crítica das obras, das promessas..., seria de grande ajuda no crescimento da vossa cidadania! E reafirmo oque disse, NADA FICARA PRONTO, como de fato deveriam estar!
por Peão Haitiano das Obras da Copa, em 30/04/2014 às 17:04
Que se danem todos! Vou guardar meu capacete e minha beca laranjada e vou curtir meu feriadão prolongado. Tchupa essa manga cuiabanada.
por O inocente que não sabe de nada, em 30/04/2014 às 16:53
Aí galera!! É só levantar esse rabo da frente do computador e ir pra rua!! Já que estão botando a culpa no povo cuiabano, que se tornou vítima de tanto pau rodado, sai pra rua e lute, ou desapareçam daqui. #cuiabasempaurodadoja
por Ricardo, em 30/04/2014 às 16:26
Para conhecimentos de todos, as grandes obras que ainda nem sequer tem data para serem entregues, são de um nobre DEPUTADO, outra de um PAI de uma futuro candidato a Federal, que por sinal deverá ser bem votado, pois o cuiabano tem memória curtíssima, porque será que o MPE não toma uma providência.....Fica aqui meu questionamento.
por João Coco, em 30/04/2014 às 15:17
Só faço duas perguntas: por que o TCE somente agora, às vesperas da COPA, resolve agir? E por que não se priorizou, desde o início das obras, aquelas de maior impacto para a realização da COPA (aeroporto, trincheiras, como a do santa rosa, duplicações etc.)? Respondo ambas indagações: a primeira, o TCE de fato é tribunal de "faz de conta", finge que age, finge que fiscaliza, finge que pune (é só fazer concurso, invés de indicações políticas) quanto à priorização (ou a sua falta), é pura incompetência mesmo! ! !
por MARCOS NUNES, em 30/04/2014 às 14:49
Quem estiver em atraso ( quase todos), que tomem a providencia imediata de contratarem pessoal para executar a obra, em tres turnos, sob pena de se não concluirem, não receberão os valores que faltam e ainda ter que sofrer em pagar uma multa que seja pelo menos equivalente a todo suposto lucro que teria recebido com a execução dessas obras "chiqueiro de porco", este teria sido o discurso dos orgaos se fossem serios na cobrança desses malditos construtores.
por Marcos nunes, em 30/04/2014 às 14:39
NAO ENTENDI, QUAL O PERCETUAL DE MULTA FOI ESTABELECIDO NOS CONTRATOS PELA FALTA DE ENTREGA NO PRAZO ESTABELECIDO?VÃO SUSPENDER O PAGAMENTO DESSES CRÁPULAS METIDO A EMPREITEIROS E, FAZE-LOS RESPONDER JUDICIALMENTE PELOS DANOS MORAIS E MATERIAIS CAUSADO A SOCIEDADE?
Sitevip Internet