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16/08/2013 - 08:15

A 300 dias da Copa do Mundo, obras em Cuiabá e VG avançaram; confira panorama

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Divulgação/Secopa

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já está a caminho de Mato Grosso

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já está a caminho de Mato Grosso

O tempo da preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, está se esgotando. Faltando exatos 300 dias para a realização dos jogos, o panorama das obras na capital mostrou avanço de várias obras da mobilidade urbana. No entanto, o ritmo das intervenções no aeroporto Marechal Rondon e nos COT's (Centro Oficial de Treinamento) ainda não deslanchou e preocupa. Com algumas obras na reta final, o Governo do Estado já preparou sua lista de inaugurações e a primeira grande entrega está definida para este mês: será o viaduto do Despraiado com data marcada para o dia 29 com show pirotécnico.

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Embora as obras de viadutos, duplicação de pontes e implantação da via permanente tenham tido forte progresso nas últimas semanas, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, cujo prazo expira em março de 2014 também preocupa. Em seu relatório, o TCE apontou que as obras estão atrasadas em mais de 60 dias e, a considerar o ritmo atual, não ficará pronta antes da Copa. Também estão com atrasos preocupantes as construções das trincheiras Jurumirim, Santa Rosa e Verdão (Santa Isabel).

O VLT começou a se materializar. No início desta semana, o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, assinou o despacho dos primeiros 12 trens fabricados na cidade de Zaragoza, na Espanha. Depois de conhecer os veículos e realizar uma 'pilotagem', Guimarães validou a exportação dos carros. Ainda na terça-feira, começou o transporte das composições para o porto. Os trens já estão a caminho do Brasil e devem chegar a Mato Grosso dentro de 60 dias. O local onde funcionará o Centro de Controle de Manutenção e Operação, em Várzea Grande, está sendo preparado para acomodar os vagões. Nos próximos dias, chegam os primeiros 10 quilômetros de trilhos.

Estão em andamento 56 obras ligadas à Copa do Mundo, que transformaram Cuiabá e Várzea Grande em um canteiro de obras. "São as obras da mobilidade urbana mais avançadas do mundo", declarou o ministro do Esporte Aldo Rebelo no início desta semana ao se referir às ações que estão sendo executadas em Mato Grosso para o Mundial.

Na marca de 300 dias para a Copa, a maior parte das obras deslanchou. Os viadutos da Sefaz e da UFMT, já estão recebendo acabamento e retoques para entrega no próximo mês. O viaduto da Sefaz tem data de entrega marcada para o dia 10 de setembro. Neste mesmo mês deve ser inaugurado o viaduto da UFMT. Em outubro deve estar concluído o viaduto do aeroporto. Ainda este ano, a população deve receber os viadutos da MT-040 e rotatória do Zero Quilômetro.

A partir de agora crescem as expectativas para a inauguração da primeira grande obra da Copa do Mundo em Cuiabá. O viaduto do Despraiado está com mais de 90% da obra concluída e vem recebendo os retoques finais para a entrega. As cabeceiras estão prontas e a construtora trabalha na conclusão do asfalto das vias laterais. Essa é a última fase da construção. A previsão é de que até o dia 20 deste mês, esteja tudo pronto para o descerramento da fita inaugural.

A entrega do viaduto do Despraiado vai representar a largada do calendário de inaugurações da Secopa. “Esta será a primeira obra entregue à população. Depois, virão uma atrás da outra, em questão de semanas. Enfim, as intervenções estão na reta final e esperamos que até o final do ano todas as obras sejam entregues à população”, afirmou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, ressalvando que apenas o VLT e o aeroporto devem ser entregues em 2014.

Outra obra que chama atenção, pelo fato de ser a principal da Matriz de Responsabilidades, a Arena Pantanal também caminha para a reta final. No entanto, a entrega deve ocorrer apenas em dezembro e não mais em outubro como havia programado a Secopa em seu cronograma. No canteiro de obras estão em andamento os trabalhos de erguimento da cobertura, pavimento da área externa e acabamento em diversos setores.

Após o término da colocação das placas da cobertura (telhado), o consórcio vai se concentrar no plantio da grama. Ao mesmo tempo devem seguir os trabalhos de instalação da TI (sistemas de iluminação, sonorização, placar eletrônico, telões, informática e cabeamento).

Porém, as obras dos COT’s parecem ter parado no tempo. Nenhum dos dois centros oficiais de treinamento chegou a 10% da conclusão e ambos acabaram sendo o principal alvo dos apontamentos feito pelo TCE em seu último relatório.

A preocupação também paira sobre as obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon, abaixo dos 20% da conclusão após oito meses de trabalhos. Nesse ritmo, a obra não ficaria pronta antes da Copa do Mundo. O consórcio responsável pela reforma reportou avanços nos últimos dois meses, mas o relatório de medições mostra dados preocupantes.

Confira como está o andamento das obras do Mundial em Cuiabá

Arena Pantanal

• Construção: Construtora Mendes Júnior
• Custo: R$ 420 milhões
• O que é: Arena Multiuso com a finalidade principal de sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, receber jogos do Campeonato Estadual, amistosos, shows e outros eventos
• Onde: Bairro Verdão ao lado do ginásio Aecim Tocantins
• Como está: instalação de estrutura de cobertura, partes elétrica e hidráulica e acabamento
• Prazo: outubro de 2013
• Status: 80,26% concluido

Aeroporto Marechal Rondon (reforma)
• Construção: Consórcio Marechal Rondon
• Custo: R$ 77.289.283,09 milhões
• O que é: Terminal de transporte aéreo para aeronaves de pequeno, médio e grande porte
• Onde: início da avenida Ipase, em Várzea Grande
• Como está: etapa de trabalho com solo, erguimento de colunas, edificação
• Prazo: 31 de dezembro de 2013
• Status: 13,01% concluida

Veículo Leve sobre Trilhos - VLT

• Construção: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande
• Custo: R$ 1,47 bilhão
• O que é: Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície) que servirá de modal do transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: Cuiabá e Várzea Grande com ligação em dois ramais, sendo CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro com 33 estações
• Como está: fase de acabamento nas trincheiras e viadutos; escavações da via permanente; sondagens para nova trincheira
• Prazo: 03/2014
• Status: 35,48% concluida

AS PRINCIPAIS OBRAS DO VLT

Rotatória do Zero Km

• O que é: trincheira para cruzamento e contorno de veículos e passagem do VLT
• Onde: bairro Zero Km em Várzea Grande, nas proximidades da cabeceira do aeroporto Marechal Rondon
• Como está: em fase de escavações, concretagem e levantamento de colunas
• Prazo: 08/2013

Viaduto da Sefaz

• O que é: viaduto em forma de ferradura para contorno de veículos
• Onde: defronte à Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal
• Como está: obras na fase de acabamento
• Prazo: 10/2013

Viaduto ferroviário da MT-040

• O que é: viaduto para passagens de VLT
• Onde: rotatória de início da MT-040, que liga ao Parque Cuiabá
• Como está: obras na fase de acabamento
• Prazo :10/2013

Viaduto da UFMT

• O que é: viaduto para passagem do VLT e veículos
• Onde: Trecho entre o shopping Três Américas e Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: obras na fase de acabamento
• Prazo: 10/2013

Ponte sobre o Rio Coxipó

• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de carros e trens do VLT
• Onde: avenida Fernando Correa da Costa sobre o Rio Coxipó
• Como está: fase de erguimento dos pilares que sustentarão a ponte
• Prazo :10/10/2013

Duplicação de ponte sobre o Rio Cuiabá

• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de carros e trens do VLT
• Onde: Porto, no encontro das avenidas XV de Novembro e FEB (VG) sobre o Rio Cuiabá
• Como está: fase de erguimento dos pilares que sustentarão a ponte
• Prazo :10/10/2013

Trincheira Luis Felipe

• O que é: passagem em nível inferior e superior para carros e trens do VLT
• Onde: avenida do CPA nas proximidades do viaduto da Sefaz
• Como está: fase de escavações
• Prazo :10/12/2013

Viaduto do Aeroporto

• O que é: passagem elevada ferroviária para trens do VLT
• Onde: em frente ao Aeroporto Marechal Rondon
• Como está: fase de acabamento
• Prazo :10/10/2013

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores
• Construção: Consórcio Sobelltar-Secopa
• Custo: R$ 39.345.540,47
• O que é: passagem semi-subterrânea e elevada para veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil na entrada da avenida Jurumirim
• Como está: concretagem de paredes, atirantamento de muros, escavações da segunda etapa, lançamento de vigas
• Prazo: 11/2013
• Status: 48,50% concluida

Complexo Viário do Tijucal

• Construção: Consórcio EEF
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: rotatória para acesso de veículos com plataformas de níveis inferior e superior
• Onde: Trevo do Tijucal, nas proximidades do mercado Atacadão
• Como está: em fase de acabamento do viaduto e escavações de trincheira
• Prazo: 12/2013
• Status: 39,05% concluida

Trincheira Verdão (Santa Isabel)
• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 20.877.984,44
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil nas imediações do Corpo de Bombeiros (Verdão)
• Como está: em fase de escavações e concretagem de paredes
• Prazo: 09/2013
• Status: 36,81% concluida

Trincheira Santa Rosa
• Construção: Camargo Campos Engenharia
• Custo: R$ 23.374.107,80
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil no trevo do bairro Santa Rosa nas proximidades do Goiabeiras Shopping
• Como está: obra em fase de concretagem de paredes, escavações da segunda etapa
• Prazo: 09/2013
• Status: 39,4% concluida

Viaduto do Despraiado

• Construção: Consórcio Atracon
• Custo: R$ 18.974.928,43
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia
• Como está: acabamento, pavimentação e construção de cabeceiras
• Prazo: 07/2013
• Status: 78,14% concluida (dados de junho); Previsto em julho: 84,37% estimativa atual: 95%

Trincheira Mário Andreazza (Ciríaco Cândia)
• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 5.879.619,75
• O que é: passagem de nível subterrâneo para contorno rápido de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil no encontro com a rodovia Mário Andreazza
• Como está: acabamento
• Prazo :10/2013
• Status: 89,3% concluida

Viaduto Dom Orlando Chaves
• Construção: Sanches Tripoloni
• Custo: 16.723.705,93
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida da FEB no trecho de fim da avenida Miguel Sutil
• Como está: fase de erguimento de pilares e lançamento de vigas
• Prazo :09/2013
• Status: 36% concluida

Duplicação da Estrada da Guarita
• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo: R$ 29.220.521,04
• O que é: via interligando Cuiabá ao centro de Várzea Grande
• Onde: trecho compreendido entre o entroncamento com a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e Passagem da Conceição, localizado nos bairros Guarita I e II, município de Várzea Grande-MT
• Como está: fase de terraplenagem, compactação de solo e pavimentação asfáltica (primeira etapa concluída)
• Prazo: 12/11/2013
• Extensão: 8,4 quilômetros
• Status: 51,52% concluida

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza
• Construção: Agrimat Engenharia
• O que é: nova via para facilitar o acesso entre Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: entre a avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e Trevo do Lagarto, em Várzea Grande
• Como está: fase de terraplenagem e compactação de solo
• Prazo: 11/2013
• Status: 25%

COT Barra do Pari (Várzea Grande)
• Construção: Consórcio Pari
• Custo: R$ 25.535.184,42
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: Barra do Pari (Estrada da Guarita)
• Como está: fase de movimentação de terra, fundações e base
• Prazo: 11/2013
• Status: 11,23%

COT da UFMT
• Construção: Consórcio Campus Universitário
• Custo: R$ 15.860.605,12
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: campus da Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: fase de movimentação de terra e fundações
• Prazo: 11/2013
• Status: 4,27%

Outras Intervenções

Implantação da Avenida Parque Barbado
• Custo: R$ 23,4 milhões
• Trechos 1 e 2: em terraplenagem
• Prazo: 21/10/2013
• Status: ainda sem medição

Duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)

• Construção: Consórcio Trimec
• Status: em compactação de solo
• Prazo: 21/10/2013
• Status: 7,9%

Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques
• Construção: Engeglobal
• Custo: R$ 2.436.589,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 100%

Ponte sobre o Córrego Gumitá
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 863.639,96
• Status: 100%

Pavimentação da Av. Camboriú/Cabeceiras
• Construção: Nhambiquaras
• Custo: R$ 2.083.859,58
• Prazo: 02/2013
• Status: 93%

Pavimentação da Avenida Itaparica
• Construção: Dínamo Construtora
• Custo: R$ 1.674.419,63
• Prazo: 05/2013
• Status 32%

Prolongamento da Avenida dos Eucaliptos
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 1.727.813,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 97%

Ponte sobre o Rio Coxipó (Rua dos Eucaliptos)
• Construção: CIBE
• Custo R$ 3.994.333,33
• Prazo: 02/2013
• Status: 95%

Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira Rio
• Construção:Três Irmãos
• Custo: R$ 7.884.001
• Prazo: 05/2013
• Status: 58,94%

Ponte sobre o Rio Coxipó (Av. Ant. Dorilêo)
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 5.156.718,23
• Prazo: 05/2013 Status: 95%

Ponte sobre o Rio Pari
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 2.911.105,65
• Prazo: 02/2013
• Status: 90%

Pavimentação de ruas/entorno da Arena Pantanal

• Construção: Três IrmãoS
• Custo: R$ 10.168.145,03
• Prazo: 05/2013
• Status: 20%

Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal

• Construção: Três Irmãos Eng.
• Custo: R$ 2.810.777,29
• Prazo: 07/2013
• Status: 19,74%

Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal
• Custo: R$ 19.849.814,45
• Prazo: 10/2013
• Status: 12%

Obs: dados até 30 de junho (TCE)

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por leonardo, em 16/08/2013 às 14:06
Eu acredito que essas trincheiras nao serao concluidas. Silval voce nao é prefeito de cuiabá e sim governador de mato grosso olha pelo o teu povo do interior também.
por Rolf Hans, em 16/08/2013 às 10:45
...E AGORA JOSÉ.... E as obras......Quais já terminaram ??????? Deveríamos pedir pra FIFA prorrogar a copa do mundo pra 2015......que Tal....
por Eduardo Ricci, em 16/08/2013 às 10:20
Parabéns ao jornalista Darwin Júnior pelas reportagens esclarecedoras sobre o andamento das obras da Copa, que interessam a toda a comunidade. O Olhar Copa faz, seguramente, a melhor cobertura neste segmento.
por carlos, em 16/08/2013 às 09:17
para melhorar ainda mais Cuiabá será preciso fazer um centro novo. e para melhorar o atual poderia ser feito uma restruturação inspirada na cidade de Paraty-RJ, para preservar a história.
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