Notícias / Mobilidade Urbana

19/02/2013 - 19:41

A 478 dias da Copa, obras caminham para a realidade

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior/Copa do Pantanal

A 478 dias da Copa, obras caminham para a realidade
Faltando 478 dias para a abertura da Copa do Mundo no Brasil, o panorama em Cuiabá é de uma cidade em construção. Em vários pontos da cidade é possível avistar canteiros de obras e edificações emergindo. Das 24 grandes obras em andamento, algumas já ganharam forma, como a Arena Pantanal e o viaduto do Despraiado. Por outro lado, obras importantes dentro da matriz de responsabilidade parecem que sequer saíram do papel, como a reforma do aeroporto Marechal Rondon e os Centros Oficiais de Treinamento (COTs). A capital vive um contraste entre a proximidade da entrega das primeiras intervenções e licitações retardatárias de obras importantes.

Obras do viaduto da FEB avançam e finalizam 85% da fundação

Cuiabá e Várzea Grande retomaram o ritmo de sua preparação trazendo junto com as obras, uma situação de pré-caos para o trânsito. O fim do período de férias ampliou os congestionamentos e as dificuldades.

Apesar da sequência do período chuvoso, o panorama das obras em Cuiabá aponta uma retomada das obras. Em janeiro deste ano, cinco obras chegaram a ser embargadas por determinação do Ministério do Trabalho que, através de sua equipe de fiscais paralisou os trabalhos por falta de segurança.

Pela cidade, é possível ver a evolução dos trabalhos em vários canteiros, como na rotatória do Tijucal, onde já aparecem concretadas algumas colunas de sustentação da plataforma e na trincheira Mário Andreazza que ultrapassou 60% da conclusão e já está na fase de cobertura. As obras do viaduto Dom Orlando Chaves (avenida da FEB, em Várzea Grande), já estão com 86% da fase de fundação concluída.

Responsável pelos principais transtornos em Cuiabá e Várzea Grande, as obras do VLT seguem abrindo novas frentes. Nas últimas semanas as máquinas invadiram a avenida do CPA e a Fernando Correa da Costa, no trevo de ligação ao bairro Parque Cuiabá (MT-040).

No rol das 40 obras menores, muitas estão saindo da forma. Algumas intervenções já foram concluídas, como a pavimentação da avenida Mário Palma, duplicação da ponte Mário Andreazza, ponte sobre o Córrego Gumitá, duplicação da avenida Juliano Costa Marques, pavimentação da avenida Camboriú e duas pontes sobre o Rio Coxipó, nas avenidas Antônio Dorilêo e Eucaliptos. Ainda este mês, algumas obras devem ser entregues.

Para o Governo do Estado, o desafio é terminar logo as obras essenciais que são a Arena Pantanal, a reforma do aeroporto Marechal Rondon e os Centros Oficiais de Treinamento (COT’s), que constam nas exigências prioritárias da matriz de responsabilidade.

“Vamos dar início à fase de entrega de obras em breve. Este ano será de intensa ação para a inauguração de todas as obras, com exceção do VLT que só deve ficar pronto em março”, afirmou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, mostra entusiasmo para o início da etapa de inaugurações. Ele justificou que o atraso de algumas obras se deu devido a três fatores, incluindo a questão da remoção de interferências nos canteiros de obras, adequação de projetos e construção de prédios de terceiros.

Vídeo Relacionado

por jonas, em 19/02/2013 às 20:36
Ocês já viram a finura dos pilares que sustentam a lateral das arquibancadas. A hora que o povo começar a pular e gritar o peso aumenta.
Sitevip Internet