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12/06/2013 - 07:35

A um ano do Mundial, obras da Copa ganham ritmo em Cuiabá e VG

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

A um ano do Mundial, obras da Copa ganham ritmo em Cuiabá e VG
A um ano da abertura da Copa do Mundo, Cuiabá como uma das 12 sedes, mostrou, nas últimas semanas, progresso na execução das obras de preparação para 2014, em especial as obras de mobilidade urbana. A cidade que se tornou um canteiro de obras e ampliou o caos do trânsito, convive com congestionamentos, desvios, buracos e muita poeira. Em meio aos transtornos, a população mostra mais confiança e afastou, por ora, a onda de pessimismo que provocou desconfiança e impaciência devido aos atrasos. O cenário em Cuiabá e Várzea Grande é de que a Copa está se tornando uma realidade.

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No Coxipó, mais duas obras do VLT terão início: viaduto e ponte

O panorama das obras na capital, a um ano e um dia do Mundial 2014 é de uma ‘virada’ após o fim do período chuvoso. Algumas obras da Matriz de Responsabilidade como a Arena Pantanal, o aeroporto e o VLT enfim ganharam celeridade. Após meses sem mostrar avanços no panorama, a Arena Pantanal apontou outro cenário na semana passada com a preparação da estrutura para instalação da cobertura. ‘Empacada’ enquanto ainda estava nas mãos da construtora Santa Bárbara (hoje em processo de falência), a construção do estádio saiu dos 45% de conclusão, no final do ano passado, para 70% em junho em uma reação que remete confiança em sua inauguração ainda este ano.

Também ‘patinando’ nos primeiros quatro meses da obra, a reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon apareceu com a deconstrução do antigo estacionamento e a desmobilização da área de desembarque, agora transferida para o mesmo prédio onde funciona o embarque. Embora o relatório do TCE aponte que a obra está na casa dos 5% da conclusão, a Infraero aponta que, com a atualização do mês de maio, a reforma já está chegando a 15%. O aeroporto só deve ser entregue em março de 2014.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também teve forte progresso a partir de maio. Algumas obras de arte como a rotatória do Zero Quilômetro, que ficou praticamente oculta com um barracão desde o ano passado, estampou-se este mês, com a retirada da cobertura. A construção dos viadutos da Sefaz e da MT-040 também avançaram. No viaduto da Sefaz, já foi construída a rampa de acesso superior. Essa obra deve estar pronta em agosto. O menor avanço foi registrado na construção do viaduto da UFMT, que sofreu uma discreta paralisação devido à irregularidade de um dos pilares que sustentam as vigas. No entanto, o problema não deve atrapalhar o cronograma de entrega, em agosto.

Outras obras do VLT já correm a olhos da população, como o viaduto do aeroporto, a remoção dos canteiros para implantação da via permanente, instalação de ‘passarelas’ nos rios Cuiabá e Coxipó para duplicação de pontes. Ainda neste mês de junho, devem ter início as intervenções na avenida XV de Novembro (Porto) para a implantação da via por onde passarão os trens. Ao mesmo tempo, em Zaragoza, na Espanha, estão sendo construídos mais três composições do VLT que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande. No mês passado, a fábrica terminou dois carros que acabaram de passar pela fase de testes. Esses trens devem ser embarcados para Cuiabá nos próximos dias.

As obras de mobilidade urbana também projetaram após o fim do período chuvoso. A trincheira Mário Andreazza deve ser concluída este mês e será a primeira obra de arte da Copa em Cuiabá a ser entregue. No entanto, a trincheira que já está recebendo a pavimentação – uma das últimas etapas antes da conclusão – não poderá ser inaugurada, já que depende da liberação da via interligada à trincheira do Verdão, que ainda não chegou a 50% da conclusão e segue, junto com a trincheira Santa Rosa, como as obras mais atrasadas do Mundial em Cuiabá. Por outro lado, as trincheiras Jurumirim (já recebendo as vigas), Complexo Viário do Tijucal tiveram evolução satisfatória.

O viaduto do Despraiado segue na fase de acabamento e deve mesmo ser a primeira grande obra da Copa a ser inaugurada. A entrega à população está prevista para o final do próximo mês. A intenção da Secopa é que a partir daí, a cada 20 dias, uma obra do Mundial seja entregue.

Um forte avanço aos olhos da população várzea-grandense foram as duplicações da Estrada da Guarita e Rodovia Mário Andreazza que já estão recebendo asfalto. Em Cuiabá, teve início a implantação da avenida Parque do Barbado. Ao mesmo tempo, começou a duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima, a antiga Estrada do Moinho.

Com esse cenário, as obras da Copa do Mundo seguem para a reta final, faltando ainda um ano para o evento. A expectativa da população é de que até dezembro, todas as obras – com exceção do VLT – sejam inauguradas e o ano de 2014 entre sem o caos que hoje vem assolando o trânsito.

Confira como estão as obras da Copa 2014 em Cuiabá e Várzea Grande a um ano do Mundial

Arena Pantanal

• Construção: Construtora Mendes Júnior
• Custo: R$ 420 milhões
• O que é: Arena Multiuso com a finalidade principal de sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, receber jogos do Campeonato Estadual, amistosos, shows e outros eventos
• Onde: Bairro Verdão ao lado do ginásio Aecim Tocantins
• Como está: instalação de torres de cobertura, dutos de ar condicionado, partes elétrica e hidráulica
• Prazo: outubro de 2013
• Status: 67,8% concluido

Aeroporto Marechal Rondon (reforma)

• Construção: Consórcio Marechal Rondon
• Custo: R$ 77.289.283,09 milhões
• O que é: Terminal de transporte aéreo para aeronaves de pequeno, médio e grande porte
• Onde: início da avenida Ipase, em Várzea Grande
• Como está: etapa de trabalho com solo, erguimento de colunas, demolição de prédios
• Prazo: 31 de dezembro de 2013
• Status: 5,2% concluida

Veículo Leve sobre Trilhos - VLT

• Construção: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande
• Custo: R$ 1,47 bilhão
• O que é: Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície) que servirá de modal do transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: Cuiabá e Várzea Grande com ligação em dois ramais, sendo CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro com 33 estações
• Como está: erguimento de colunas nas trincheiras e viadutos
• Prazo: 03/2014
• Status: 27,6% concluida

OBRAS DO VLT

Rotatória do Zero Km


• O que é: trincheira para cruzamento e contorno de veículos e passagem do VLT
• Onde: bairro Zero Km em Várzea Grande, nas proximidades da cabeceira do aeroporto Marechal Rondon
• Como está: em fase de escavações, concretagem e levantamento de colunas
• Prazo: 08/2013

Viaduto da Sefaz

• O que é: viaduto em forma de ferradura para contorno de veículos
• Onde: defronte à Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal
• Como está: obras na fase de instalação de rampas
• Prazo: 10/2013

Viaduto ferroviário da MT-040

• O que é: viaduto para passagens de VLT
• Onde: rotatória de início da MT-040, que liga ao Parque Cuiabá
• Como está: obras na fase de erguimento de colunas
• Prazo :10/2013

Viaduto da UFMT

• O que é: viaduto para passagem do VLT e veículos
• Onde: Trecho entre o shopping Três Américas e Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: obras na fase de acabamento
• Prazo: 10/2013

Nova ponte sobre o Rio Coxipó e viaduto da Beira Rio

• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de carros e trens do VLT
• Onde: avenida Fernando Correa sobre o Rio Coxipó e av Beira-Rio
• Como está: fase de sondagens de solo
• Prazo :10/10/2013

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores

• Construção: Consórcio Sobelltar-Secopa
• Custo: R$ 39.345.540,47
• O que é: passagem semi-subterrânea e elevada para veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil na entrada da avenida Jurumirim
• Como está: concretagem de paredes, atirantamento de muros, escavações da segunda etapa, lançamento de vigas
• Prazo: 11/2013
• Status: 35,3% concluida

Complexo Viário do Tijucal

• Construção: Consórcio EEF
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: rotatória para acesso de veículos com plataformas de níveis inferior e superior
• Onde: Trevo do Tijucal, nas proximidades do mercado Atacadão
• Como está: em fase de lançamento de vigas e escavações de trincheira
• Prazo: 12/2013
• Status: 33,5% concluida

Trincheira Verdão (Santa Isabel)

• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 20.877.984,44
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil nas imediações do Corpo de Bombeiros (Verdão)
• Como está: em fase de escavações e concretagem de paredes
• Prazo: 09/2013
• Status: 27,5% concluida

Trincheira Santa Rosa

• Construção: Camargo Campos Engenharia
• Custo: R$ 23.374.107,80
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil no trevo do bairro Santa Rosa nas proximidades do Goiabeiras Shopping
• Como está: obra em fase de concretagem de paredes, início de perfurações da segunda etapa
• Prazo: 09/2013
• Status: 20,4% concluida

Viaduto do Despraiado

• Construção: Consórcio Atracon
• Custo: R$ 18.974.928,43
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia
• Como está: acabamento e preparação da pavimentação
• Prazo: 05/2013
• Status: 72,8% concluida

Trincheira Mário Andreazza (Ciríaco Cândia)

• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 5.879.619,75
• O que é: passagem de nível subterrâneo para contorno rápido de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil no encontro com a rodovia Mário Andreazza
• Como está: preparação para pavimentação e acabamento
• Prazo :10/2013
• Status: 74,3% concluida

Viaduto Dom Orlando Chaves

• Construção: Sanches Tripoloni
• Custo: 16.723.705,93
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida da FEB no trecho de fim da avenida Miguel Sutil
• Como está: fase de erguimento de pilares
• Prazo :09/2013
• Status: 18,7% concluida

Duplicação da Estrada da Guarita

• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo: R$ 29.220.521,04
• O que é: via interligando Cuiabá ao centro de Várzea Grande
• Onde: trecho compreendido entre o entroncamento com a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e Passagem da Conceição, localizado nos bairros Guarita I e II, município de Várzea Grande-MT
• Como está: fase de terraplenagem, compactação de solo e pavimentação asfáltica
• Prazo: 10/2013
• Extensão: 8,4 quilômetros
• Status: 34,9% concluida

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza

• Construção: Agrimat Engenharia
• O que é: nova via para facilitar o acesso entre Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: entre a avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e Trevo do Lagarto, em Várzea Grande
• Como está: fase de terraplenagem e compactação de solo
• Prazo: 11/2013
• Status: 25%

COT Barra do Pari (Várzea Grande)

• Construção: Consórcio Pari
• Custo: R$ 25.535.184,42
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: Barra do Pari (Estrada da Guarita)
• Como está: fase de movimentação de terra, fundações e base
• Prazo: 11/2013
• Status: 3,5%

COT da UFMT

• Construção: Consórcio Campus Universitário
• Custo: R$ 15.860.605,12
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: campus da Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: fase de movimentação de terra e fundações
• Prazo: 11/2013
• Status: 1,2%

Confira como estão as obras do Mundial e veja nota conforme cronograma
por mario luiz scherer, em 05/10/2013 às 00:45
CADE A CONSTRUÇÃO DA PTE QUE LIGA OS PARQUES ATALAIA E PQ DO LAGO ISSO TAVA NO PROJETO CADE SUMIU VAI TER OBRA Q VAI FICAR PRA TRAZ AI
por jose da silva, em 12/06/2013 às 13:12
Eu quero saber, quais obras de infra-estrutura serão feitas, nos municipios de Pooconé, Santo Antonio e Barão de Melgaço, cujo tema da Copa em nosso Estado é o Pantana e que até agora nada foi feito nem pela Secopa, nem pela Sinfra e nem pela Secretaria de Turismo, esta ultima para esses municipio citados foi ridiculo, nada fez, só para dar exemplo a estrada que liga Cuiabá a Poconé está horrível, as Pontes da Transpantaneira estão péssimas, a Estrda Cuiabá a Lverger ta inacabada e a que liga á Barão só buracos. Será que esqueceram desses Municípios? Com a palavra as Autoridades.
por Eleitor, em 12/06/2013 às 09:14
Perdoe o meu francês, mas está tudo a mesma m***.
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